O Clube de Vinhos Portugueses foi convidado a participar numa experiência gastronómica onde os verdadeiros protagonistas foram os queijos DOP da região centro. Este evento foi realizado no restaurante DOP no Porto, restaurante esse aos comandos do conhecido chef Rui Paula que preparou uma ementa onde cada prato tinha de ter presente um tipo de queijo da região centro.

A ementa foi composta da seguinte forma:

Snacks:

  • Bola de Alheira com Queijo Serra da Estrela Velho DOP
  • Queijo Rabaçal DOP com compota de 3 pimentos

Entrada:

  • Carpaccio de Vitela com Queijo Picante da Beira Baixa DOP

Peixe:

  • Bacalhau e grau de bico com Queijo de Castelo Branco DOP

Carne:

  • Lombinho de Vitela com Queijo da Serra da Estrela DOP

Sobremesa:

  • Chamuça de Queijo Amarelo da Beira Baixa DOP, com abobora, gelado de amêndoa e mel

 

Fazemos um balanço muito positivo do evento onde todos os queijos e vinhos que provamos eram de altíssima qualidade, o que revela que efectivamente Portugal e nomeadamente a zona centro está focada no aumento da qualidade dos seus produtos e com um olhinho na valorização dos seus queijos para quem sabe até aumentar a notoriedade e exportação dos mesmos além fronteiras.

O Chef Rui Paula e a sua equipa conseguiram fazer um excelente trabalho na inclusão dos queijos em cada prato embora porém pudessem no Carpaccio de Vitela, terem usado um pouco mais do queijo picante da beira baixa que neste prato passou um pouco despercebido. Nota de destaque para o maravilhoso bacalhau e grau de bico com Queijo de Castelo Branco DOP que estava incrível. 

Bacalhau-DOP-Porto

Como é natural neste tipo de evento, cada entidade presente fez a apresentação do seu queijo consoante eles iam sendo apresentados em cada prato sendo que todas ela fizeram questão de salientar a importância dos consumidores continuarem a comprar e valorizar os produtos DOP (Denominação de Origem Protegida) que suportam o desenvolvimento desta região assim como de todas as pessoas envolvidas, desde do pastor, à queijeira até ao consumidor.

Por fim não podíamos deixar fazer algumas considerações acerca dos vinhos presentes neste evento, gostaríamos de destacar o vinho tinto Quinta da Vegia Reserva 2015, um dão encorpado com notas suaves de fruta preta que acompanhou deliciosamente o lombinho de vitela e o Dalva Tawny Colheita 2007, fantástico Porto Tawny com aromas de compota, caramelo e uma agradável tosta que acompanhou a sobremesa.