Combinando a tradição do fado com a paixão pela viticultura, sete produtoras aceitaram o desafio da Fundação Amália Rodrigues para produzir um vinho evocativo do centenário de nascimento de Amália. Com o propósito de criar algo único – maior que uma marca ou região, nasceu a ideia de conceber um vinho que representasse o país e que eternizasse a fadista na memória colectiva – foram selecionadas as regiões que melhor destacam Portugal na qualidade dos vinhos tintos como o Douro, o Dão, o alto e baixo Alentejo e Lisboa.

Rita Nabeiro da Adega Mayor, Francisca Van Zeller da Van Zellers & Co, Maria Manuel Maia da Poças, Luísa Amorim da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, Rita Pinto da Quinta do Pinto, Mafalda Guedes da Sogrape e Catarina Vieira da Herdade do Rocim juntam-se numa iniciativa pioneira que pretende dar voz à imensidão de Amália, cuja receita reverte para a Fundação Amália Rodrigues através do lançamento de Amálias 100.

A totalidade dos proveitos deste vinho exclusivo reverterá para a Fundação, que irá utilizar o dinheiro angariado para as instituições que apoia tal como a Casa do Artista, e ainda para obras de recuperação da casa de Amália Rodrigues, fundamental para a preservação do espólio da artista.

Amálias 100 é um vinho tinto da colheita de 2020 (ano do centenário de Amália) complexo, intenso, elegante e com um elevado potencial de evolução. Com castas de diferentes regiões do país que destacam a qualidade das diferentes geografias de Portugal, este blend destaca a excelência e qualidade da Touriga Nacional (27%); Alicante Bouschet (26%); Alfrocheiro (20%); Touriga Franca (13%); Trincadeira (7%); e Field Blend Vinhas Velhas (7%).