Eventos Mundo dos Vinhos Reportagens Vinhos

Parabéns AMPV pelo 13.º Aniversário

Parabéns AMPV

Celebra hoje 30 de Abril de 2020 a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, o seu décimo terceiro aniversário e quis o destino ou o #covid19 que fosse celebrado em plena Pandemia.
Um aniversário especial, na medida da actual conjuntura, que exigiu medidas excepcionais para não deixar passar o presente aniversário sem o celebrar, e para o efeito uma iniciativa inédita na AMPV que foi fazê-lo na Internet com recurso às mais diversas plataformas que as novas tecnologias assim o permitem, zoom e facebook.
Faltou os abraços, os cumprimentos e saudações que habitualmente estamos habituais fazê-lo pessoalmente e fisicamente, mas foi na mesma alcançado o objectivo saudar a existência desta importante instituição, não faltando participação, iniciativas e a presença, ainda que virtualmente de muitos interessantes oradores convidados para a Conferência que visou o 13.º Aniversário da AMPV e também abordar as preocupações e aspectos mais significativos que se debate hoje no universo do mundo vinícola.

Tudo se passou numa Video-conferência em directo no Facebook ou na plataforma Zoom, onde intervieram vários oradores com a moderação do Amilcar Malhó.

O tema principal da Conferência foi “O vinho e o mundo rural — soluções para a actual crise”.

Na ante-câmara do evento a audiência assistiu a duas breves apresentações, tanto da INVENTRIP e SmartFarmer, como projectos relacionados com enoturismo.

Seguiu-se a abertura da sessão e o arranque dos trabalhos pelo Presidente da AMPV, Dr. Pedro Ribeiro, também autarca que lidera o município do Cartaxo, que começou por saudar todos os associados, que neste momento são noventa, perto de chegar à marca dos 91 municípios com a adesão em breve do concelho de Meda, e todos as largas dezenas de participantes online deste evento, um pouco por todo o território nacional, e além fronteiras, inclusive de Itália e Brasil.

Na intervenção do Presidente da AMPV partilhou a sua visão e análise a situação actualmente vivida perante um autêntico “balde de água gelada” em cima de um largo conjunto de agentes económicos, nomeadamente produtores de Vinho, Enoturismo e restauração, todos com forte impacto.

Não deixou porém, de partilhar alguma expectativa positiva, face a capacidade de reacção e inovação que todo o sector e mercado, que de forma muito positiva procurou inovar e criativo, dando resposta à situação vivida, mas principalmente com a capacidade de posicionar-se para o futuro que todos esperamos muito breve.

Ao Presidente da AMPV segui-se o Dr. Bernardo Gouveia que na qualidade de Presidente do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho, e representando o Dr. Nuno Russo Secretário de Estado da Agricultura teve uma importante intervenção, transmitiu o papel que tem sido protagonizado pelo IVV, em especial no presente momento de crise, procurando quer ao nível nacional, assim como também junto das autoridades Europeias. Procurou também passar a mensagem que apesar de todas as dificuldades que actual conjuntura se vive em toda a economia, pode haver uma oportunidade para o Mundo Rural, para mais sustentabilidade e Enoturismo, no futuro que se espera breve, embora o panorama actual registou não ser fácil, desde a Restauração até ao mundo rural foram, todos foram muito afectados sem possibilidade de tomarem qualquer acção reactiva.

Não terminou, sem partilhar o repto para todos os presentes que, caso tenham contributos válidos para traduzir em iniciativas ou acções que visem debelar o momento de crise e o que se segue de recuperação, o IVV aceita todos os contributos que queiram fazer chegar e deixou o convite para visitarem o site https://www.ivv.gov.pt/.

O Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo fez um breve ponto de situação antes da Pandemia, onde o Turismo de Portugal estava a trabalhar, e que assim continuará, logo seja possível, implicando certamente mais coordenação, mas com a mesma determinação.

Abordou um pouco do que estava a ser desenhado e implementado em termos de campanhas promocionais, as quais tiveram que ser suspensas, mas certamente serão retomadas logo que possível, sendo que, o destino Portugal no formato do Enoturimo continuará a ser uma aposta, logo que seja possível.

Ivane Favero a partir do Brasil também participou neste evento de celebração do 13.º Aniversário da AMPV, representando a AMETUR e mesmo estando a fazê-lo de madrugada, atendendo à diferença horária entre Portugal e Brasil, partilhou as preocupações e balanço menos positivos que é possível no momento, mas também foi um excepcional contributo positivo e uma mensagem de esperança, na medida que, está convencida que Portugal, será um que designa por classificar como “Destino dos 4’s, seguro, sustentável, solidário e saudável, além de registar a boa reputação e imagem que o país está a passar na actualidade que poderá retirar dividendos e benefícios em breve logo seja possível.

Pela parte de Jorge Sampaio, Presidente da Rota da Bairrada, tivemos também além de uma saudação ao 13.º Aniversário do AMPV, e uma mensagem de preocupação para o sector e em todas as actividades económicas conexas ao Vinho, e os desafios que todo este mega sector fundamental e importante na economia de Portugal terá de fazer face.

Já da actual Cidade do Vinho 2020, na bonita cidade de Pinhel tivemos a participação da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Daniela Capelo que teve oportunidade de agradecer a todos os autarcas membros da AMPV pela decisão em prolongar o estatuto de Cidade de Vinho 2020 para o ano de 2021, ficando o programa de actividades suspenso, havendo a forte expectativa de vermos de novo o programa actualizado e reposto, logo que possível.

Registamos a bonita participação a partir de Itália de Floriano Zambon, seguiu-se Carlos Bernardes que está a trabalhar na Rota de Enoturismo #EN9 ligando Cascais, Mafra, Torres Vedras e Alenquer, e por fim, a terminar esta cerimónia possível, e interessante evento digital, José Calixto na qualidade de Presidente da Recevin, também autarca coube o papel de encerrar video-conferência.

Segue-se uma reunião de trabalho da AMPV na plataforma Zoom com todos os municípios da AMPV, para apresentação de propostas de trabalho para promoção dos nossos territórios estão previstos pelas 15:horas, segue-se pelas 18 horas uma prova de vinhos on-line, em direto no Facebook ou a plataforma Zoom, evento Provas 6/6 com a participação dos Enólogos Helena Mira e Osvaldo Amado e como convidado especial Pedro Ribeiro.

Por fim, foi um gosto mais uma vez estarmos envolvidos com AMPV num evento sobre o mundo do Vinho, de quem somos Parceiros, e a quem enderecemos os Parabéns na pessoa do Sr. Presidente e Secretário-geral. Parabéns AMPV!

Venham mais e bons Vinhos, Cheers! #staysafe #vaificartudobem #estamosjuntos #ampv

Deixe o seu comentário