A Nossa Escolha Notas de Prova Rankings Vinho Verde Vinhos

Barão do Hospital Vinho Branco Alvarinho 2020

86

Tivemos oportunidade de provar o vinho Barão do Hospital Vinho Branco Alvarinho 2020, produzido na região de Vinhos Verdes, cuja a amostra foi partilhada pelo produtorsituado em Monção-Melgaço, por Falua — Sociedade de Vinhos, S.A., região mais norte de Portugal, onde assistimos a um casamento perfeito entre a pluviosidade, a temperatura e o número de horas de sol necessários à melhor maturação das uvas da casta Alvarinho.

As uvas foram arrefecidas a 5ºC , seguindo-se um suave desengace das mesmas e uma maceração pelicular durante algumas horas a baixa temperatura. Após a prensagem, o mosto foi clarificado por decantação e fermentado a temperatura controlada de 16ºC, mantendo-se o vinho sobre as borras finas durante um longo período de tempo. 10% do lote fermentou e estagiou sobre borras finas 6 meses em barricas usadas de carvalho francês. 

Esta nota de prova do vinho Barão do Hospital Vinho Branco Alvarinho 2020 resulta de uma avaliação realizada a um conjunto aleatório de amostras recebidas, onde se encontrava este vinho numa prova cega.

Barão do Hospital Alvarinho 2020
Barão do Hospital Alvarinho 2020

 

Região: Vinhos Verdes

Produtor: Falua — Sociedade de Vinhos, S.A.

Castas: Alvarinho.

Álcool: 13,5º

Nota de Prova

  • Aspecto: Cor citrina.
  • Aroma (nariz): Elegante, intenso e de grande complexidade.
  • Paladar (boca): Predominam na boca os aromas de fruta branca e de alguns citrinos, em harmonia com ligeiras notas florais e uma irreverente mineralidade que se destacou de forma unânime durante a prova
  • Final de boca: Bom.

Classificação: 86

Antecedentes: n/a

Harmonização: Sugere-se este Vinho Barão do Hospital Vinho Branco Alvarinho 2020 para acompanhar refeições, com pratos de peixe, mariscos, carnes de aves e alguns queijos e enchidos.

Apontamento final: Nunca é demais lembrar que estando perante um Vinho Verde, estamos perante algo único no mundo, exclusivamente produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, que se situa a noroeste de Portugal, produzido somente a partir das castas autóctones da referida região, preservando a sua tipicidade de aromas e sabores tão diferenciadores a nível mundial.

Por fim, aqui fica um exemplo de um Vinho para guardarem e acrescentarem à garrafeira se for o caso face a estrutura do mesmo.

Deixe o seu comentário