Gastronomia

Ameijoas com creme de alho e coentros
Chefe Hernâni Ermida prepara Amêijoas com creme de alho e coentros
Chefe Hernâni Ermida prepara Amêijoas com creme de alho e coentros Para esta semana o Chefe Hernâni Ermida prepara Amêijoas com creme de alho e coentros. Para acompanhar este petisco sugerimos o Vinho Quinta do Barranco Longo Grande Escolha Branco 2016, da Região do Algarve. Receita   Ingredientes 1 kg de amêijoa castanha 5 colheres de sopa de azeite 4 dentes de alho 1,5 dl da água de abrir as amêijoas 1/2…
Cherovia
A típica rara e única cherovia
A típica rara e única cherovia Falar de sabores nacionais é falar também de harmonização dos vinhos com a gastronomia e entre esses sabores temos a A típica rara e única cherovia. Portugal tem inúmeros sabores e paladares endógenos, logo, diversas formas de combinarmos vinhos e gastronomia. Antes da chegada da batata à Europa e particularmente a Portugal, era a castanha, a bolota e fora os demais acompanhamentos tínhamos na…
bacalhau
Bacalhau um peixe baixo em colesterol e seus benefícios
Bacalhau um peixe baixo em colesterol e seus benefícios Todos sabemos que temos no bacalhau um peixe baixo em colesterol e seus benefícios se refletem na saúde. O colesterol é o esterol que se encontra presente em maior quantidade nos animais incluindo os produtos da pesca, que pode exceder 90% do total dos esteróis. Este pode ocorrer na forma livre (não esterificado) ou esterificada com os ácidos gordos saturados e insaturados.…
Bolo de maca sem ovos
Chefe Hernâni Ermida prepara Bolo de maçã sem ovos
Chefe Hernâni Ermida prepara Bolo de maçã sem ovos Para esta semana o Chefe Hernâni Ermida prepara Bolo de maçã sem ovos. Para acompanhar esta sobremesa sugerimos o Vinho Licoroso Abafado Frade, da Adega de Alcobaça. Receita Ingredientes 6 maçãs 1kg golden 150g de bolacha maria 80g de manteiga derretida 2 dl de leite 100g de açúcar Raspa de um limão 200g de farinha tipo 65 Manteiga para untar Geleia para…
queijadas de sintra
As únicas e seculares Queijadas de Sintra
As únicas e seculares Queijadas de Sintra As únicas e seculares Queijadas de Sintra são conhecidas pelo menos desde 1227. Sendo utilizadas como pagamento de foros e tendo a sua industrialização começado no século XIX. Eça de Queiroz refere a recomendação de uma mãe ao seu filho que vai dar um passeio a Sintra: «Não te esqueças das queijadas». Vinhos Recomendados Harmonização (Wine Pairing) Esta típica e popular relíquia da…
bgsa 1
A História do Bacalhau à Gomes de Sá
A História do Bacalhau à Gomes de Sá José Luís Gomes de Sá Júnior (1851-1926), filho de um comerciante do Porto conta-nos A História do Bacalhau à Gomes de Sá. É em tudo semelhante à confeccionada actualmente, utilizando-se praticamente os mesmos ingredientes, com excepção do leite. Cozinheiro no Restaurante “O Lisbonense” nos finais do século XIX, decidiu inovar e criar esta deliciosa receita de bacalhau, deixando as lascas de bacalhau a marinar em leite…
Bacalhau dourado com batata doce
Chefe Hernâni Ermida prepara bacalhau dourado com batata doce
Chefe Hernâni Ermida prepara bacalhau dourado com batata doce Para esta semana Chefe Hernâni Ermida prepara Bacalhau dourado com batata doce. A escolha vínica prévia foi um vinho da Região do Dão, Chão da Quinta Premium Tinto 2014. Receita Ingredientes 300g de bacalhau Lugrade demolhado limpo de peles e espinhas e desfiado em cru 400g de batata doce 120g de cenoura ralada 1 cebola grande 3 dentes de alho 1 folha de…