Gastronomia

Cavala um peixe azul e baixo em colestrol1
Cavala um peixe azul e baixo em colestrol
Cavala um peixe azul e baixo em colestrol Na costa marítima portuguesa, capturamos a Cavala um peixe azul e baixo em colestrol. Falar de sabores nacionais é falar também de harmonização dos vinhos com a gastronomia. E esta maravilha nacional dá pano para mangas !!! Portugal tem inúmeros sabores e paladares endógenos, logo, diversas formas de combinarmos vinhos e gastronomia. Sendo a Cavala um peixe azul e baixo em colestrol, envolvemos uma combinação…
Sardinhas crocantes no forno com pimentos
Chefe Hernâni Ermida Prepara Sardinhas crocantes no forno com pimentos
Chefe Hernâni Ermida Prepara Sardinhas crocantes no forno com pimentos Para esta semana o Chefe Hernâni Ermida prepara Sardinhas crocantes no forno com pimentos. Para acompanhar este prato sugerimos o vinho Allo Alvarinho Loureiro Branco 2017, produzido na Região de Vinhos Verdes, sub-região Monção-Melgaço. Ingredientes 3 latas de sardinha em conserva com tomate ou azeite 9 folhas de massa filo 3 pimentos vermelhos assados sem pele e pevides 3 tomates…
sc-wine-burgers-food-0708-20160706
Saber como harmonizar vinhos portugueses e hamburgueres
Saber como harmonizar vinhos portugueses e hamburgueres Nesta artigo abordamos a forma de saber como harmonizar vinhos portugueses e hamburgueres. Será possível cruzar com esta “importação” americana um belo vinho em deterimento de cerveja ou até refrigerantes ? No Clube de Vinhos Portugueses assim o entendemos. Aliás, o vinho é muito anterior ao aparecimento dos hamburgueres e mais ainda aos refrigerantes! Ganha o consumidor em sofisticação e na surpresa. Imagine…
Como harmonizamos bacalhau e vinhos
Como harmonizamos bacalhau e vinhos
Como harmonizamos bacalhau e vinhos Quando combinamos o Fiel Amigo ao Néctar dos Deuses, deveremos saber como harmonizamos bacalhau e vinhos. O bacalhau é muitas vezes referido como o Rei dos Mares! O bacalhau seco e salgado é das iguarias mais populares nos países do Mediterrâneo. Especialmente em Itália, Espanha e claro, Portugal que terá seguramente mais de um milhar de receitas do Fiel Amigo (uma espécie de Nickname) ! Como harmonizamos…
Chefe Hernâni Ermida Prepara Tarte cremosa de couve flor com frango
Chefe Hernâni Ermida Prepara Tarte cremosa de couve flor com frango
Chefe Hernâni Ermida Prepara Tarte cremosa de couve flor com frango Para esta semana o Chefe Hernâni Ermida prepara Tarte cremosa de couve flor com frango. Para acompanhar este prato sugerimos o vinho Quinta do Sanguinhal Tinto 2014, produzido na Região de Vinhos de Lisboa, na zona do Bombarral com o DOC de Óbidos. Ingredientes Massa 600g de couve-flor limpa 4 ovos 250g de farinha de grão Sal e pimenta acabada de moer 1 pitada…
apreciacao Quinta dos Nogueiroes Touriga Nacional Colecao da Familia Vinhas Velhas Tinto 2015
Quinta dos Nogueirões Touriga Nacional Coleção da Família Vinhas Velhas Tinto 2015
Quinta dos Nogueirões Touriga Nacional Coleção da Família Vinhas Velhas Tinto 2015 Foi provado o vinho Quinta dos Nogueirões Touriga Nacional Coleção da Família Vinhas Velhas Tinto 2015, produzido na Região Demarcada do Douro, zona de São João da Pesqueira. Acompanha um prato de Tártaro de Cordeiro do Chefe José Avilez. Vinificação Vindima Manual em vinhas muito velhas. Esmagamento com pisa-a-pé em lagar de granito e maceração com temperatura controlada. Estágio…
Única e singular Maçã Bravo de Esmolfe DOP
Única e singular Maçã Bravo de Esmolfe DOP
Única e singular Maçã Bravo de Esmolfe DOP A Única e singular Maçã Bravo de Esmolfe DOP é uma pequena maçã outonal de aroma intenso e polpa macia, autóctone da região de Esmolfe, Penalva do Castelo, na Beira Alta. É conhecida desde o século XVIII e terá sido obtida a partir de uma árvore de semente cujos frutos eram muito apreciados. Por essa razão, o material de enxertia foi muito…