Vinhos

Conheça os Brancos do produtor Colinas do Douro

image001

Se há característica interessante nos vinhos da região do Douro Superior, é a sua diferenciação em relação aos vinhos mais clássicos do Douro. No caso do produtor Colinas do Douro, cujo ‘terroir’ beneficia de duas matrizes geológicas – o xisto do Douro e o granito do planalto beirão -, isso traduz-se em grandes vinhos brancos. A altitude da vinha, a 650 metros, em muito contribuiu para isso, e o resultado são vinhos mais elegantes e mais minerais do que os produzidos à cota de rio. Este terroir de eleição de grandes vinhos tem agora novos protagonistas, perfeitos para provar este verão – e porque não, já no próximo fim-de-semana, no Porto, na Essência do Vinho?

Colinas do Douro Superior Branco, Colinas do Douro Reserva, Quinta da Pedra Cavada Reserva e Seixo Amarelo Reserva – eis quatro novas propostas de Colinas do Douro, perfeitas para o seu verão. No caso do Colinas do Douro superior branco, é um vinho bastante aromático, frutado, com boa acidez, alguma ‘finesse’ e mineralidade. Muito fresco e aprazível, é perfeito para beber na esplanada da praia, à beira da piscina ou como aperitivo. Se optar pelo Colinas do Douro Reserva, perceberá facilmente que estamos diante dum vinho mais complexo, reflexo da fermentação em barricas usadas. Tem notas de frutos secos e fruta de caroço, e na boca é amplo e gastronómico. É ideal para aqueles jantares de verão, com protagonistas como arroz de marisco ou arroz de lingueirão à mesa.

Quanto ao Quinta da Pedra Cavada Reserva, à venda nas superfícies do Continente, é um Reserva clássico do Douro, fermentado em barrica. Sendo um vinho de 2020, encontra-se ainda muito vivo no nariz, com notas intensas de fruta e madeira. Vinho tenso, com boa acidez, é bastante gastronómico, casando muito bem com peixes grelhados e com arrozes. Finalmente, o Seixo Amarelo Reserva, lançado este mês de julho na cadeia Intermarché, é a última novidade deste produtor do Douro superior, e mais uma aposta segura para o verão.

“Com vários perfis mais ou menos gastronómicos, estas novas edições de Colinas do Douro são grandes brancos com forte potencial”, afirma Jorge Rosa Santos, enólogo deste produtor do Douro Superior. “A mineralidade, a elegância e a acidez fazem destes vinhos excelentes apostas para o verão”. Pode prová-los – aos brancos e aos tintos – este fim-de-semana, na Essência do Vinho, no Porto.

Deixe o seu comentário