Este ano o Concurso Cidades do Vinho está na sua quarta edição e visita a concelho de Gouveia, situado na região da Beira Interior Norte e integrado na Região Vitivinícola demarcada do Dão. É aqui que se vai provar vinhos de todo o país, no único concurso enológico nacional que alia a promoção do vinho à valorização dos respetivos territórios.

O concurso realiza-se de 9 a 12 de maio e o período de inscrições de amostras já está a decorrer, terminando no dia 26 de abril.

As inscrições dos vinhos devem ser realizadas diretamente no site do concurso: https://concursocidadesdovinho.pt. As amostras deverão ser entregues em Gouveia, na Incubadora The Rock, até ao dia 26 de abril.

O concurso é uma organização conjunta da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), com o apoio da Câmara Municipal de Gouveia e do programa Wine in Moderation.

O concelho de Gouveia está situado na região da Beira Interior Norte e integrado na Região Vitivinícola demarcada do Dão – a primeira região demarcada de vinhos não licorosos do país e a segunda região demarcada de vinhos. Gouveia é, pelo número de grandes produtores estabelecidos no seu território, o município mais representativo da Sub Região da Serra da Estrela.

O Concurso Cidades do Vinho “é um concurso único em Portugal que pretende promover os vinhos associados ao seu território, com os municípios a juntarem-se aos vitivinicultores para, em conjunto, atuarem como promotores dos vinhos dos seus territórios”, destaca o secretário geral da AMPV, José Arruda.

A primeira edição do concurso decorreu em Lagoa, no Convento São José, em 2021. A segunda edição decorreu em Setúbal e a 3ª edição em São João da Pesqueira.

Concurso Cidades do Vinho 2024