Alentejo Lojas do Produtor Produtores Turismo Vinhos Wines

Casa Agrícola Santana Ramalho

logo-casa-sabicos

São 3 propriedades que compõem a Casa Agrícola Santana Ramalho. A Quinta de Sabicos, a Vinha das Pedras e a Quinta do Tomilho. Ao todo somam perto de 100 hectares de vinhas, superiormente geridas por um homem que dispensa apresentações: Joaquim Madeira.

dsc08086

O Eng. Joaquim Madeira, com mais de 50 anos ligados aos vinhos, conhece todos os seus segredos e quando se fala em terroir, poucos têm tanto conhecimento dos terrenos que pisa.

dsc08096

A sua arte e arquitetura de vinhos são superiores. A sua assinatura é sinónimo de qualidade e de vinhos do outro Mundo!

Com o Sr. Eng. Joaquim Madeira
Com o Sr. Eng. Joaquim Madeira

Paixão, tenacidade e dedicação. Os adjetivos serão sempre muito pouco para definir a vida e obra do Eng. Joaquim Madeira. Uma satisfação e honra conhecê-lo pessoalmente. Fomos convidados para provar o melhor que tinha. E que provas foram estas!

IMAGENS DAS PROVAS

« 1 de 4 »

 

As propriedades:

  • Quinta de Sabicos – Com solos essencialmente graníticos, de difícil drenagem em alguns locais, é onde temos encepamentos de Antão Vaz, Arinto e Chardonnay, no caso de castas brancas. Trincadeira, Aragonês, Tinta Caiada e Cabernet Sauvignon compõe as vinhas de casta tinta.
  • Vinha das Pedras – Assente em solos graniticos com afloramentos rochosos, tem 4 hectares. Tem lençol freático no sub-solo. Aqui encontramos as castas Trincadeira e Alicante Bouschet.
  • Quinta do Tomilho – Solos de matriz argilo-calcária vermelha, com pedras roladas ( rañas ). Encontramos aqui as castas Alicante Bouschet, Trincadeira, Alfrocheiro, Castelão e Cabernet Sauvignon.

ASPETO DAS INSTALAÇÕES

« 1 de 2 »

Em todos os casos o sistema de condução de vinhas é principalmente Guyot duplo baixo, dependendo das cepas.

A Casa de Sabicos!

A “Avó Sabica”, era precisamente a matricarca, avó do Eng. Joaquim Madeira, sendo que a família com tal denominação assim era designada por familiares e amigos; a Família Sabica destacou-se em meados do Séc. XIX e eram agricultores das Aldeias de Monteoito.


Pelas Aldeias de Montoito, a cadeia de valor sempre foi essencialmente constituída pela agricultura e pastoreio, sob condições edafo-climatéricas mediterrânicas e solos graníticos e xistosos. Além de vinha, temos montados de azinho, olival, cereais e pecuária.   

« 1 de 2 »

O Foral foi atribuído pelo Rei D. Manuel I a Montoito no ano de 1517.
Em termos vínicos, está inserida na sub-região do Redondo, da Denominação de Origem Alentejo.   

2 Comentários

Deixe o seu comentário