Alentejo Guia de vinhos Os Melhores Vinhos Tintos Produtores Provas de Vinhos REGIÕES Wines

Alma da Ponte Vinho Tinto 2017

90 Pts

Tivemos oportunidade de provar mais um Vinho Regional Alentejano, o Alma da Ponte – Tinto 2017, produzido na região de vinhos do Alentejo, nomeadamente na Herdade das Assentes de Baixo, concelho de Cuba, com uvas criteriosamente seleccionadas e vindimadas à mão, formando um blend alentejano com as castas Aragonês, Alicante Bouschet, e Touriga Nacional, um vinho intenso e saboroso.

Joaquim Costa Vargas – Sociedade Agrícola e Vinhos, Lda  é um produtor situado em pleno Alentejo, Cuba, inserido na região vitivinícola da Vidigueira, zona com apontamentos históricos sobre a vinha e o vinho e entre outros Vinhos, partilhou este Vinho Tinto Alma da Ponte 2017.

Quando se afirma que Vinho é poesia ou história engarrafada, este Vinho pode ser um bom exemplo levado ao extremo dessa afirmação, pois é um momento de partilha do produtor sobre o terroir, e principalmente a história de uma ponte, nomeadamente uma Ponte Romana na localidade alentejana Vila Ruiva.

Um vinho produzido numa região onde existem referências históricas constantes que remontam aos princípios da nacionalidade, tal é a importância que esta cultura tem tido ao longo dos tempos na região.

Alma da Ponte Vinho Tinto 2017
Alma da Ponte Vinho Tinto 2017

Sobre o Vinho Aprovado

Região: Alentejo

Produtor: J. Costa Vargas, Lda.

Castas: Aragonês, Alicante Bouschet, e Touriga Nacional.

Álcool: 15.º

Nota de Prova

  • Aspecto: Apresenta uma bonita cor rubi com laivos violáceos.
  • Aroma (nariz): Aromas a frutos vermelhos bem maduros, com notas de baunilha.
  • Paladar (boca): Já na boca é um vinho equilibrado e bem integrado com a madeira, com uma boa estrutura, taninos presentes embora suaves e acidez equilibrada, delicado mas de carácter vincado e sedutor.
  • Final de boca: Um excelente final de boca.

Classificação: 90

Antecedentes:

Não temos registos anteriores deste Vinho Tinto Alma da Ponte, a não ser outros vinhos do mesmo produtor, clique aqui.

Harmonização:

Tivemos este vinho tinto Alma da Ponte 2017 a combinar e muito bem com queijos, mas é uma óptima companhia numa refeição com carnes vermelhas, assados no forno e refeições com pratos condimentados e mais não seja, um copo na mão com este vinho e servirá de óptima companhia. 

Apontamento final:

Uma agradável surpresa, e fica a suspeita, tal como outros vinhos deste produtor, que daqui a algum tempo ainda poderá evoluir, pelo que pode ser uma boa aposta para guardar pelo potencial verificado segundo o painel de provadores deste portal.

Deixe o seu comentário