Douro Eventos Regiões Vinhos Vinhos Fortificados ou de Sobremesa

Feliz Dia Internacional do Vinho do Porto

Dia Internacional do Vinho do Porto desde 2012 - 27 de Janeiro

O Dia Internacional do Vinho do Porto é celebrado todos os anos, em cada dia 27 de Janeiro em todo o mundo.
Em 2012 foi criada esta efemérida para celebrar o Vinho do Porto pelo “Center for Wine Origins’, uma instituição fundada nos Estados Unidos da América, da qual o IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto) faz parte, e funciona como um movimento mundial com o propósito de promover o Vinho, principalmente procurando reduzir ou eliminar eventuais barreiras comerciais ao vinho, incluindo a preocupação com a temática de protecção de nomes das regiões vinícolas em todo o mundo.
São já dezenas de regiões vitivinícola no mundo representadas neste movimento por organizações de mais de 10 países dos cinco continentes, que assinaram uma Declaração Conjunta de Aliança para protecção do Vinho e das Regiões com a designação “Wine Place & Origin“, assente num conjunto de princípios educativos de consumidores sobre a importância das regiões para a vinificação.
Habitualmente são realizadas e promovidas pelo movimento internacional e pelo IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto), promovendo as mais diversas regiões de Vinho, realizam-se actividades diversas, inclusive tem sido efectuadas em adegas do vinho do Porto (v.g. provas de Vinho do Porto).

regiao-do-douro
Região Demarcada do Douro – Território onde existem Vinhas autorizadas para Vinho do Porto

Todos os dias 27 de Janeiro, em qualquer parte do mundo, as pessoas são convidadas e incentivadas a provar e/ou disfrutar de um copo de vinho do Porto, e claro, a partilhar a experiência, e por fim saber mais sobre o Vinho do Porto.
O Vinho do Porto é um vinho fortificado, produzido na Região Demarcada do Douro, sob condições peculiares derivadas de fatores naturais e de fatores humanos, onde os principais locais de produção situam-se entre a Régua e Pinhão, sendo que, algumas das vinhas de referência estão mais a leste.
Estamos perante um processo de produção, baseado na tradição, inclui a paragem da fermentação do mosto pela adição de aguardente vínica (benefício ou aguardentação), a lotação de vinhos e o envelhecimento”.
A Região do Douro foi concebida durante o século XVIII em pleno reinado de D. José I, resultando assim na primeira região demarcada e regulamentada do mundo: o “nosso” Douro Vinhateiro.
Num território único e peculiar no mundo, cuja as vinhas tradicionais do Douro são concebidas em socalcos, ao longo do rio Douro e respectivos afluentes, proporcionando uma paisagem que foi reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade.

Vinho do Porto
Vinho do Porto

A Região do Douro é um território vitivinícola que reúne 250 mil hectares, sendo que, apenas pouco mais de 30 mil estão autorizados a produzir vinho do Porto.
Outra curiosidade histórica é que sendo este Vinho, inicialmente produzido com uvas colhidas na Região do Douro e depois armazenado nas caves de Vila Nova de Gaia, ficou conhecido como Vinho do Porto, porque quando era comercializado como bebida em meados do século XVII passou a ser exportada para todo o mundo a partir da cidade do Porto, e assim ficou Vinho do Porto.
Como enófilos, consumidores e apreciadores de Vinho somos de facto uns privilegiados no Mundo, e faça-se sempre que puder um brinde ao Vinho do Porto, faça-o, mas hoje celebre-o.

adega-barris-vinho-do-porto
Caves do Vinho do Porto

1 Comentário

  1. Fazê-lo, Divulgá-lo, Amá-lo, Degustá-lo, Boê-lo, e, Devorá-lo. E se o fizer sempre moderadamente, NUNCA saberá o que é curar uma ressaca (nada de ervas).

Deixe o seu comentário