Magusto: é uma tradição portuguesa onde celebramos o São Martinho.

“No dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho.”

Este ditado popular português resume perfeitamente o espírito do magusto, uma tradição secular que celebra o início do outono. É uma época de confraternização, de partilha de sabores e de boas-vindas ao inverno.

As castanhas assadas são a estrela do magusto. São um alimento nutritivo e saboroso, perfeito para aquecer o corpo e a alma. O vinho, por sua vez, é uma bebida que combina bem com as castanhas e que ajuda a criar um ambiente de descontração.

Ao assarem castanhas, as pessoas reúnem-se ao redor do fogo e contam histórias, cantam músicas e conversam. É uma oportunidade para celebrar a vida e a amizade.

A História

A tradição do magusto remonta à época romana, quando os agricultores assavam castanhas para comemorar o solstício de outono. Com a cristianização da Europa, a festa passou a ser associada a São Martinho, um soldado romano que se converteu ao cristianismo e que, segundo a lenda, dividiu o seu manto com um mendigo.

No dia de São Martinho, 11 de novembro, as pessoas reúnem-se ao redor de uma fogueira para assar castanhas. O vinho novo, a jeropiga ou a água-pé são as bebidas tradicionais que acompanham as castanhas.

As castanhas

As castanhas são um alimento nutritivo e saboroso, perfeito para aquecer o corpo e a alma. São ricas em hidratos de carbono, fibra, vitaminas e minerais.

Para assar castanhas, é importante escolher castanhas de boa qualidade, com a casca lisa e brilhante. As castanhas devem ser lavadas e depois colocadas na brasa ou no forno.

O vinho

O vinho é uma bebida que combina bem com as castanhas e que ajuda a criar um ambiente de descontração. O vinho novo é o vinho que é produzido na colheita do ano e que é geralmente mais leve e frutado do que o vinho maduro. A jeropiga é um vinho doce e forte, feito com uvas secas. A água-pé é um vinho doce e espumante, feito com uvas verdes.

Castanhas assadas

Como celebrar o magusto

O magusto pode ser celebrado em casa, com a família e os amigos, ou em eventos públicos, organizados por municípios ou associações.

Se for celebrar o magusto em casa, prepare uma fogueira ou um forno para assar as castanhas. Prepare também vinho novo, jeropiga ou água-pé para acompanhar as castanhas.

Se for celebrar o magusto em um evento público, procure por eventos que tenham fogueiras, assadores de castanhas e música ao vivo.

O magusto é uma tradição que merece ser celebrada. É uma oportunidade para reunir os amigos e a família, para apreciar os sabores do outono e para celebrar a vida.

Por fim, um brinde com Vinho Português a todos os leitores, seguidores e parceiros, com votos de um bom fim de semana.

O Magusto e o São Martinho, inclui castanhas e vinho.