Vinhos

O último testemunho de uma vinha que se perdeu para sempre nos incêndios de 2017

3d74623c11ed6cb3ab512915533dbe20

É o último testemunho de uma vinha que se perdeu para sempre nos incêndios de 2017 e o melhor Alfrocheiro já produzido na Quinta dos Carvalhais. Falamos de Parcela 45, uma edição muito especial e limitada de um vinho irrepetível, de grande qualidade.

A 15 outubro de 2017, um dos mais devastadores incêndios de que há memória chegou a Mangualde. Implacável, devorou campos, florestas, casas, sonhos, vidas… A Quinta dos Carvalhais não foi poupada e, em poucos minutos, hectares de vinha foram reduzidos a cinzas. Foi assim na parcela 45. Ali, as uvas tinham sido apanhadas dias antes, apressadas por um verão quente e seco, e foi desta derradeira colheita que nasceu Quinta dos Carvalhais Parcela 45 Tinto 2017.
Irrepetível por ser o último testemunho desta vinha perdida para sempre, Parcela 45 revelou-se também o melhor Alfrocheiro já produzido em Carvalhais. “Já nasceu especial. É um Alfrocheiro que vem da parcela das colmeias, a 45, para a qual sempre olhámos como abelhas à volta de flores. Foi vindimado no momento perfeito de equilíbrio entre fruta, frescura e estrutura”, refere Beatriz Cabral de Almeida. “Resta-nos a memória de como a natureza funcionou tão bem e um vinho como nunca se tinha provado”, conclui a enóloga que lhe deu vida, num testemunho carregado de emoção e que sublinha este tinto como “a melhor homenagem que poderíamos fazer àqueles que sofreram com tamanha catástrofe naquele que foi para muitos o pior dia das suas vidas”.
Produzido em exclusivo com Alfrocheiro, Quinta dos Carvalhais Parcela 45 Tinto 2017 reúne o melhor desta casta antiga e de enorme potencial no Dão, que está na origem de aromas muito frutados e sabores delicados, com taninos cheios, mas macios e em perfeito equilíbrio com a acidez. Um vinho suave, que termina longo, harmonioso e gastronómico, num convite à mesa.
Quinta dos Carvalhais Parcela 45 Tinto 2017 pode ser guardado por um longo período – entre 10 e 15 anos. Nessa altura, as vinhas entretanto plantadas na mesma parcela darão novo fruto, mas o vinho nunca será este mesmo tinto elegante, envolvente e equilibrado que chega agora ao mercado, numa edição limitada disponível em garrafeiras, lojas da especialidade e restaurantes de topo.
Quantidade produzida: 2.036 garrafas
P.V.P.: 54,00€

Deixe o seu comentário