GRANVINHOS ALARGA OS SEUS NEGÓCIOS À REGIÃO DOS VINHOS VERDES
COM A AQUISIÇÃO DA QUINTA DE S. SALVADOR DA TORRE

A sociedade Granvinhos acaba de firmar o alargamento da sua atuação e presença noutras regiões vinícolas do país, com a aquisição de uma quinta de 37 hectares na região dos Vinhos Verdes. Um investimento para o futuro, que ocorre após alguns meses de negociações com o Grupo Soja de Portugal, a quem a redenominada Granvinhos adquiriu a sociedade Agromar, S.A., que detém a Quinta de S. Salvador da Torre, no Vale do Lima, no concelho de Viana do Castelo.

Situada na margem direita do Rio Lima, e com mais de 400 anos de existência, a Quinta de S. Salvador da Torre (também conhecida como Quinta de Santo Isidoro) possui uma imponente casa senhorial datada de 1685. Trata-se de uma magnífica propriedade agrícola com 30 hectares de vinha das castas Loureiro e Alvarinho. Exposta a sul, beneficia da brisa marítima característica de todo o Vale do Lima, numa extraordinária situação edafo-climática, sobretudo tendo em atenção as alterações climáticas com que a viticultura se confronta.

Esta quinta era explorada pela Agromar em parceria com Anselmo Mendes, modelo que será mantido nos próximos anos, concretizando-se, assim, o primeiro projeto conjunto entre aquele enólogo e Jorge Dias, diretor geral da Granvinhos, algo que ambos ambicionavam há mais de 30 anos de amizade que os liga. O desenvolvimento do projeto da Quinta de S. Salvador da Torre passa, como resultado dessa parceria, pela exploração do potencial da casta Loureiro e da localização da quinta, pelo lançamento de um novo vinho daquela casta Loureiro 2024, bem como a requalificação do ponto de vista patrimonial.

Acredito no futuro do Vinho Verde, e em particular das castas Alvarinho e Loureiro, um produto muito bem-adaptado aos novos tempos e hábitos de consumo, que necessita, contudo, de ser valorizado pela ligação às respetivas zonas de produção, bem como à dieta atlântica, na qual Portugal tem uma oferta ímpar”, refere Jorge Dias, diretor geral da Granvinhos.