Falua, na Quinta do Hospital, em Monção, acaba de lançar os vinhos verdes Barão do Hospital Alvarinho 2020 e Loureiro 2020, afirmando uma nova marca na Região dos Vinhos que recupera a história e as origens da portugalidade com assinatura da enóloga Antonina Barbosa. Uma área total de 25 hectares, dos quais 10 são dedicados em exclusivo à casta Alvarinho, dá origem a colheitas que definem a sub-Região de Monção e Melgaço na mais autêntica expressão do terroir.

 

Em pleno berço da casta, o Barão do Hospital Alvarinho 2020 é um embaixador dos solos graníticos que se expressam na irreverente mineralidade em harmonia com nuances florais, aromas de fruta branca e alguns citrinos. Revela-se elegante, intenso e de grande complexidade ao mesmo tempo que se assume estruturado, com uma acidez viva e bem integrada e um longo final de boca com nota especiada, ideal para acompanhar pratos de peixe e mariscos, carnes de aves e alguns queijos e enchidos.

 

De cor cítrica e elevada intensidade aromática, o Barão do Hospital Loureiro 2020 define-se em notas florais variadas que se fundem com aromas a citrinos em que predominam o limão e a lima. Com um longo e intenso final de boca, afirma uma marcante frescura e mineralidade que celebram uma das mais icónicas castas da Região. Harmoniza na perfeição com pratos de peixe, cozinha vegetariana, massas e saladas, mas pode ser simplesmente apreciado sem qualquer acompanhamento gastronómico.

 

Adquirida recentemente pela Falua, a Quinta do Hospital localiza-se na freguesia de Ceivães, concelho de Monção, dominando a estrada nacional no extremo nascente da localidade de Valinha, num dos maiores e mais impactantes vales do Minho. Uma propriedade totalmente murada com uma casa senhorial – o Solar do Hospital -, com fachada brasonada do século XVI, testemunha o legado que remonta ao século XII, período da História em que D. Teresa terá doado as terras à Ordem Hospitalária de São João de Jerusalém ou Ordem do Hospital, para que os Hospitalários se instalassem no Condado Portucalense.

 

“A Quinta do Hospital cumpre a estratégia de expansão da Falua a outras Regiões Demarcadas, ao mesmo tempo que sublinha a escolha da sub-Região de Monção e Melgaço pela identidade e autenticidade que pretendemos para a operação de viticultura e produção de vinhos do Grupo. Estamos num território que se destaca pela produção de vinhos brancos de excelência e que reúne características distintivas dentro e fora da Região dos Vinhos Verdes, para além de termos o privilégio de preservar e promover a história deste local, que faz parte da História da nacionalidade portuguesa. Com a marca Barão do Hospital queremos fazer crescer o negócio de vinhos em Portugal, alicerçado em prestígio e maior valorização”, refere a Administração da Falua.

 

Detida pelo Grupo Roullier, a Falua conta com 25 anos de actividade no sector. O investimento na Quinta do Hospital cumpre o objectivo de potenciar todas as actividades do Grupo Roullier em Portugal, em particular na actividade da Falua nas áreas de viticultura e enologia.

 

Barão do Hospital Alvarinho 2020 | 19.000 garrafas | PVP recomendado: 14.99€

Barão do Hospital Loureiro 2020 | 37.000 garrafas | PVP recomendado: 8.49€