Chefe Daniel Pinheiro Chefs Gastronomia Receitas

Chef Daniel Pinheiro sugere Caça ao Pombo

IMG_1072

Desde sempre, desde que o homem é homem, desde os primórdios dos tempos, que o ser humano se dedica há caça.
Inicialmente esta actividade era a sua principal forma de subsistência. Necessitava-se de caçar para comer. Homenagear tão nobre arte através da nossa cultura gastronómica.

Caçamos o pombo, carne nobre e cheia de proteína e fazemos a ligação perfeita com o chamados milhos outrora divinos na mesa das nossas famílias. Pois nós ao longo da nossa história somos riquíssimos na arte de ver e criar, basta relembrar do tempo dos descobrimentos. O nosso povo deu as partes nobres aos navegadores, ficando com as tripas e as carnes de 3 categoria, com estas partes o povo criou as nossas famosas tripas há moda do Porto.

Na receita desta semana quis homenagear o nosso povo, a nossa gente. Fazendo renascer este belo manjar que são os nossos milhos que fazem a ligação perfeita com o nosso pombo assado, trazendo para a mesa da nossa adega um vinho alentejano.

O vinho alentejano é conhecido por três principais características: são vinhos tintos( em sua maioria) de bom corpo, coloração escura e prontos para beber.
Ao saborear um bom vinho alentejano você pode também perceber as suas características mais relevantes, como sabores de frutos vermelhos, textura aveludada e uma elegância típica que ligará perfeitamente com o nosso prato desta semana.

INGREDIENTES

QUANTIDADES

Pombo

200gr

Alho

0,20gr

Cebola

0,50gr

Alho Francês

0,50gr

Cenoura

0,60gr

Manteiga

qb

Alecrim

Qb

Aguardente Ponte de Lima

1dl

Vinho Loureiro

1dl

Corações

50gr

Milhos

50gr

Míscaros

50gr

Beterraba

80gr

Açúcar

200gr

Vinho Maduro Tinto

1dl

Azeite

Qb

Sal

Qb

Pimenta

Qb

Canela

1 pau

Laranja

qb

Chouriço

50gr

Caldo de galinha

1 lt

Farinha

60gr

Vinho do Porto

qb

MÉTODO DE CONFECÇÃO:

 

Pombo:

Amanha o pombo, colocar num marinada composta , por alho picado, cebola, cenoura, alho francês, azeite, sal, pimenta, vinho branco, vinho maduro, aguardente e alecrim, colocar a assar.

 

Molho da beterraba:

Levar a beterraba a cozer, à parte fazer uma calda com 200 gr de açúcar aromatizando com um pau de canela e um vidrado de laranja.

Juntar a beterraba à calda e deixar reduzir.

Passar a mix e por um peneiro 2 vezes ate ficar cremoso.

 

Milhos de corações

Fazer um refogado colocando azeite, alho picado, chouriço em brunesa, os corações cortados em burnesa, temperar com sal e pimenta, refrescar com vinho branco, adicionar o caldo de galinha, juntar o milho deixando cozer lentamente, adicionando aos poucos o caldo ate ficarem cozidos.

Ligar com um pouco de manteiga antes de servir.

 

Molho do pombo com os míscaros

Depois dos pombos assados, no preparado do assado refrescamos com vinho maduro tinto, deixando evaporar o álcool.

Num sauté adicionamos manteiga, alho esmagado e alecrim, deixamos torrar ligeiramente o alho e adicionamos 60 gr de farinha, adicionamos o caldo do assado deixamos ferver ate engrossar com uma textura adequada, passamos pelo chines e pelo peneiro e ligamos com um pouco de vinho do porto vintage.

Adicionamos os míscaros previamente salteados, com um fio de azeite, manteiga e alho, rectificamos temperos.

 

Empratar harmoniosamente

 

Deixe o seu comentário