Chefe Daniel Pinheiro

tornedoaportuguesa
Chef Daniel Pinheiro sugere Tornedó à Portuguesa
  A receita que vos trago esta semana foi baseada no belo tornedó Rossini inspirado no compositor Italiano de ópera.   Ingredientes Lombo de Vaca Sal Pimenta Manteiga Azeite Vinho branco Demi-glace Tomate concassê Fatia de pão Batata ponte nova Legumes cozidos Salsa   Modo de Preparação Retirar os tornedós do lombo (coração), com cerca de 180 a 200 gr. cada. Temperar com sal e pimenta e deixar marinar. Colocar uma…
Sopa-Couve-do-Douro
Chef Daniel Pinheiro sugere Sopa de Couve do Douro
A sopa é considerada o alimento mais antigo do mundo.  Ela nasceu quando o homem se deu conta que as carnes  duras que caçava se amaciavam e adquiriam melhor sabor se cozidas com água e ervas.   Quando dela beberam e se aperceberam do seu rico sabor decidiram incorporá-la na gastronomia de onde nunca mais saiu.   Esta semana trago-vos um belo exemplo de uma sopa que aconchega a família bem acompanhada…
floresta-negra
Chef Daniel Pinheiro sugere Floresta Negra
Os famosos escritores alemães inspiraram-se no clima enigmático e místico da Floresta Negra uma região curiosa no sudoeste da Alemanha para usá-la como cenário de muitas histórias como Cinderela, capuchinho vermelho, entre outras. Os enredos fantasiosos ganharam o imaginário do povo alemão e séculos depois foram transformados em desenhos animados que acompanharam a nossa infância no mundo encantado da Disney. Para acompanhar esta emblemática sobremesa nada melhor que um espumante…
Bacalhau-Transmontana
Chef Daniel Pinheiro sugere Bacalhau à transmontana
A história do bacalhau é milenar. Existem vários registos de existência de fábricas para processamento de bacalhau na Islândia e na Noruega no sec.IX. Os vikings são considerados pioneiros na Descoberta do cod gadus morhua, espécie que era farta nos mares em que navegavam. Como não tinham sal apenas secavam o peixe ao ar livre até que perdesse quase a quinta parte do seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira.…
Bolo-de-bolacha
Chef Daniel Pinheiro sugere Bolo de Bolacha
  A alimentação é a pedra basilar que nos permite adquirir a singela condição de estarmos alegres ou irados, de ficar ou partir, rir ou deprimir, mas no meio disto surge a questão….   O que vamos comer hoje?   Bolo de bolacha é a minha sugestão desta semana, por isso junte a família e ponham mãos à obra!   Para acompanhar, sugiro um sumo de laranja para a pequenada e para os…
frangonapucara
Chef Daniel Pinheiro sugere Frango na Púcara
Frango na Púcara é um prato típico da culinária de Portugal, nomeadamente da gastronomia da cidade de Alcobaça, onde foi criado na década de 1960, possivelmente inspirado na cozinha ancestral da região. Tal como o nome sugere, é preparado numa panela de barro denominada púcara. Em Alcobaça, é possível adquirir essas panelas, específica para este prato. Se me permitem uma brincadeira a Quarentena :   Era uma vez um vez gato Chinês que…
Meia-desfeita-bacalhau
Chef Daniel Pinheiro sugere Meia Desfeita de Bacalhau
  Esta semana trago um prato bastante económico, a meia desfeita de bacalhau. Para acompanhar, sugiro vinhos brancos, jovens e aromáticos. MATERIAL DE PREPARAÇÃO Placa de cortes Faca de legumes Faca de chefe Tigelas de inox   MATERIAL DE COZEDURA Tachos Frigideira Tabuleiro Ingredientes ( para 2 pax )         Elementos de Base Bacalhau Grão-de-bico Azeite Alho Cebola Vinagre Ovos cozidos Salsa           Tempero Sal…