Vinhos

Vinhos do Alentejo em destaque no The New York Times

Capa Vinhos da sub região de Borba com Denominação de Origem Alentejo

Implementação do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo justifica destaque da região em 7º lugar na lista publicada do renomado jornal norte-americano.

 

O Alentejo foi destacado pelo jornal nova-iorquino The New York Times como um dos 52 destinos a visitar por viajantes que queiram ser parte da solução para problemas como as alterações climáticas. A implementação, na região, do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) motivou a distinção em 7ª posição na lista publicada.

 

O artigo “52 Places for a Changed World” assinala as medidas de proteção da biodiversidade; a redução de cerca de 20% no consumo de água nas adegas; a diminuição do rácio litro de água consumido por litro de vinho produzido; a criação de uma ferramenta que possibilita que os membros do PSVA calculem a sua pegada hídrica e de carbono; ou a criação do selo de certificação de produção sustentável como as razões elencadas para justificar a distinção.

 

Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), entidade criadora do PSVA, mostra-se orgulhoso com o reconhecimento: “Esta é mais uma prova que conseguimos colocar os Vinhos do Alentejo nas bocas do mundo e transportá-lo além-fronteiras com ajuda de uma iniciativa – o PSVA –, que está a fazer uma diferença assinalável na região, mas, também, na mudança de mentalidades em todo o país, estando ao nível das mais importantes iniciativas mundiais de produção sustentável”.

 

Recorde-se que o PSVA foi criado em 2015 e conta, hoje, com 483 de membros associados que representam quase 11 mil hectares de vinha e 76 milhões de litros de vinho produzido.

Deixe o seu comentário