Tinto do Douro é um dos 50 melhores vinhos do mundo nos «Decanter World Wine Awards 2025».
O Douro volta a conquistar os holofotes da crítica internacional, desta vez com o Cortes do Reguengo Tinto 2020, eleito Best in Show nos Decanter World Wine Awards 2025, a mais alta distinção atribuída nesta prestigiada competição. Com 97 pontos, este vinho português posiciona-se entre os 50 melhores do mundo, num universo de mais de 18 mil vinhos provenientes de 57 países.
Produzido pela Família Cardoso, na Quinta do Reguengo, este tinto tranquilo do Douro conjuga a tradição das castas emblemáticas da região com uma abordagem moderna e sustentável. Na nota de prova oficial da Decanter, destaca-se a sua “frescura interior que surpreende” e o seu potencial de guarda: “não é difícil prever que melhore com os anos”. Um vinho que, nas palavras do júri, é “sem dúvida, gastronómico”.
A excelência num copo
Fruto de um lote bem equilibrado de Touriga Nacional (40%), Tinta Roriz (30%) e Touriga Francesa (30%), o Cortes do Reguengo Tinto 2020 apresenta cor rubi intensa, aromas elegantes de frutos vermelhos e nuances tostadas provenientes do estágio de 18 meses em barrica de carvalho francês. Na boca, confirma-se a harmonia entre fruta e madeira, com taninos polidos e um final longo e persistente, capaz de marcar presença à mesa sem sobrepor-se.
O vinho é também um exemplo de compromisso ambiental, estando certificado pelo programa Sustainable Wine Growing Portugal, reforçando que a qualidade pode (e deve) andar de mãos dadas com a sustentabilidade.
Disponibilidade e preço
Com PVP recomendado de 13,95€, o Cortes do Reguengo Tinto 2020 está disponível em garrafeiras, lojas da especialidade e restaurantes de norte a sul do país, um preço surpreendentemente acessível para um vinho com selo de excelência global.
Este prémio não só enaltece o trabalho dedicado da equipa da Quinta do Reguengo como reafirma o Douro como uma das grandes regiões vinícolas do mundo para vinhos tranquilos. Uma garrafa obrigatória na tua próxima escolha enófila.