Porque um bom vinho branco, fresco, é a companhia certa para os dias quentes que se avizinham, a Adega de Borba lança a colheita 2022 dos seus vinhos brancos. Vinhos para beber em todos os momentos, mas também na celebração e comemoração entre amigos e família.

As diversas castas brancas utilizadas na produção destes vinhos, trazem consigo as tradições e sabores do terroir da região de Borba, com solos ricos em xisto, argila e mármore. A combinação perfeita da sabedoria acumulada durante séculos, das castas, dos solos e do microclima de uma região que se desenvolve entre os 350 e os 450 metros de altitude, e que produz vinhos ótimos, tanto para acompanhar a gastronomia tradicional alentejana, como para harmonizar com pratos de todo o mundo.

Estes cinco vinhos são produzidos a partir de uvas selecionadas em parcelas de vinha em sistema de produção integrada. Vinhas dos sócios da Adega de Borba que muito contribuem para a sustentabilidade ambiental da região do Alentejo. Todos eles também ostentam o selo de Certificação em Produção Sustentável, único no sector vitivinícola português, obtido recentemente através do ‘Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo’.

 

Quintas de Borba Branco, um vinho branco com lote de uvas provenientes das castas Roupeiro, Arinto e Verdelho, detentor de um aroma com intensidade a frutos cítricos e frutos tropicais. Ao sabor agradável frescura, macieza com estrutura a frutos tropicais e ligeiro floral a persistir, vinho jovem que não deixa ninguém indiferente nesta época primaveril. Um produto apenas disponível para o sector da restauração e para as melhores garrafeiras especializadas.

 

A marca Montes Claros é uma das mais antigas e reconhecidas marcas de vinho em Portugal, graças à consistência da sua qualidade desde 1945. É por isso que das melhores parcelas nos chegam as uvas que dão origem ao Montes Claros. Um vinho branco que resulta da combinação das castas Arinto, Roupeiro, Antão Vaz e Alvarinho. Intenso, com perceção a frutos tropicais gulosos, destacando-se o volume de boca com excelente acidez.

 

As melhores castas e os melhores solos dão lugar aos melhores vinhos, exemplo disso é o nosso Senses Viognier. De cor limão maduro, este vinho tem um aroma intenso a frutos amarelos de caroço, apresentando um sabor frutado a alperce e pêssego, com ligeira estrutura ácida a predominar. Com uma edição limitada a 3.000 garrafas, o Senses Viognier é vocacionado para acompanhamento de peixes gordos grelhados e marisco bem condimentado. Este vinho pode ser consumido de imediato, mas também poderá ficar a estagiar até 3-4 anos.

 

Foi na colheita de 2021 que a Adega de Borba produziu o seu primeiro vinho de talha branco, um sistema ancestral romano de fazer vinho, nascendo assim este distinto branco de talha, preferencialmente para consumidores que procuram um vinho de perfil tradicional, com alguma rusticidade e de tipicidade verdadeiramente alentejana. O Talhas de Borba Branco é um DOC Alentejo produzido com uvas das castas Rabo de Ovelha, Tamarez e Roupeiro, que apresenta uma cor limão maduro, aroma e sabor a ‘casta’, frutado a marmelo, com harmonia suave ao palato. Com uma edição limitada a 900 garrafas, este vinho é vocacionado para acompanhamento de petiscos e pratos gastronómicos, bem típicos da região do Alentejo. 

 

Por último e não menos fresco, temos o Convento da Vila Branco, produzido a partir das castas Roupeiro, Rabo de Ovelha e Fernão Pires. Este vinho regional alentejano Branco 2022 apresenta boa intensidade aromática sugerindo frutos tropicais e ligeiro floral. Vinho jovem, equilibrado, com sabor a fruto tropical maduro e muito persistente na frescura. O seu moderado teor alcoólico permite boa harmonização com a gastronomia nacional.