Para entrar em grande no Ano de 2017, o Clube de Vinhos Portugueses selecionou 4 grandes Chefes de cozinha nacionais: o malogrado Chef Silva, Joe Best, Henrique Sá Pessoa e Hernâni Ermida, tendo como pontos comuns, pratos de relativa facilidade de preparação. Os vinhos são da autoria dos enólogos que são as grandes revelações dos últimos anos: António e Joana Maçanita. A música é o Simply the Best da Tina Turner, uma voz insuperável e inconfundível.

OS PRATOS

OS VINHOS

A MÚSICA

AS RECEITAS

Frigideiras – Chef Silva

Ingredientes

• 500 gr massa folhada
  • 750 gr carne picada mista
  • 75 gr chouriço de carne
  • 100 gr bacon fumado
  • 1 colher de sopa banha de porco
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picado
  • 1 colher (café) mal cheia pó de louro
  • 1 colher de sopa Salsa picada
  • 150 gr miolo de pão caseiro
  • ½ limão (sumo)
  • q.b gema de ovo para pincelar
  • q.b Sal
  • q.b Pimenta

Modo de Preparação

Triture o bacon e o chouriço muito bem. Corte o pão em cubos e demolhe com água.
Num tacho largo coloque a banha e seguidamente a cebola e o alho picado. Assim que alourar deite as carnes fumadas e deixe puxar bem em lume baixo.
Verta seguidamente as carnes picadas, deixe ganhar temperatura, junte o pão e depois a salsa, louro, noz moscada, sumo de limão, pimenta e sal. Deixe cozinhar 10 minutos em lume muito brando. Deixe arrefecer.
Estenda a massa folhada, corte com o auxílio de um copo/caneca e espalhe os círculos em grupos de três. Coloque uma colher de recheio em cada massa, coloque um disco por cima, calque ligeiramente, coloque outra colher de recheio, outro disco e com os dedos pressione as laterais. Repita este processo quantas vezes necessárias. Pincele com gema de ovo e leve ao forno durante 25 minutos a 180°C.

Camarão tigre no forno – Chef Joe Best

Ingredientes:

• Camarões Tigre quanto maiores, melhor
  • Queijo (este na ocasião era um tipo Serra, curado, com pimentão)
  • Malaguetas grandes, capsicun frutescens
  • Azeite
  • Sal
  • Pimenta (opcional)
  • Lima (zest e sumo)
  • Vinho moscatel
  • Todas as quantidades a gosto.

Modo de preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.
Abrir os camarões sem os separar, de modo a que fiquem espalmados.
Abrir as malaguetas e cortar às rodelas ou em tiras finas.
Salpicar de sal, pingar de azeite, acrescentar o zest da lima, espremer o sumo e acrescentar a malagueta.
Ralar queijo a gosto para cima.
Levar ao forno quente por 10 minutos.
Tirar o tabuleiro ao fim deste tempo e refrescar com o vinho moscatel.
Levar ao forno por mais 10 minutos.
Não deixem cozinhar mais do que isto porque fica seco e perde toda a suculência.
Servir de imediato.

Bife do Lombo Com Cogumelos e Espargos Grelhados – Chef Henrique Sá Pessoa

Ingredientes

• 200gr de bife lombo
  • 200 gr de mistura de cogumelos (paris, marron, ostra)
  • 1 molho de espargos baby
  • 100 gr de rúcula selvagem azeite qb
  • 50 ml de moscatel flor de sal
  • 1dente de alho
  • 1 ramo de tomilho
  • 25 gr de manteiga

Preparação

Comece por cortar os cogumelos em quartos. Sem descascar, grelhe os espargos na grelha com um fio de azeite, um a dois minutos, temperando com uma pitada de sal e pimenta. Retire e corte em 3 partes. Coloque numa taça, com umas folhas de tomilho e um fio de azeite. Aqueça bem uma frigideira com um fio de azeite e salteie os cogumelos. Junte 1 dente de alho laminado e tempere com um pouco de flor de sal e pimenta. Reduza um pouco o lume, para não queimar os cogumelos nem o alho. Junte o moscatel e suba o lume para poder evaporar o álcool e reduzir. Retire e junte os cogumelos aos espargos. Aqueça de novo uma grelha com um fio de azeite e coloque o bife a grelhar. Tempere com um pouco de flor de sal e pimenta. Depois de bem selado, retire o bife e deixe repousar, cerca de 2 a 3 minutos.
Coloque os espargos e cogumelos no prato. Disponha umas fatias do bife por cima. Coloque a rúcula na taça dos cogumelos, com um pouco de azeite, para absorver os sucos. Sirva junto com o bife e a mistura de espargos e cogumelos.

Tarte de castanhas com chocolate – Chef Hernâni Ermida

Ingredientes (para 8 pessoas):

• 1 rolo de massa quebrada
  • 500 g de castanhas cozidas
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 100 g de açúcar
  • 100 g de manteiga
  • 3 ovos
    Cobertura:
  • 1 tablete de chocolate
  • 1 dl de natas

Preparação:

Aprox. 45 minutos
Forre uma forma de tarte com a massa quebrada e pique-a com um garfo.
Reduza as castanhas a puré e deite-o para uma tigela. Junte o açúcar, a manteiga derretida, o chocolate em pó e os ovos e bata tudo muito bem.
Cubra a massa quebrada com o preparado e leve ao forno, aquecido a 180ºC, durante 30 minutos. Retire e deixe arrefecer.
Prepare a cobertura: Deite as natas para um tacho e leve-o ao lume até as natas começarem a ferver. Desligue o lume, adicione o chocolate partido em pedaços e deixe repousar por cerca de 10 minutos. De seguida mexa bem até obter um creme liso.
Espalhe a cobertura sobre a massa disposta na tarteira e leve ao frigorífico até ao momento de servir. Desenforme e sirva a tarte decorada a seu gosto.

wine-sensations