Gastronomia Segredos Vinhos

JÁ CONHECE O MELHOR SUPERMERCADO DO PAÍS ?!

garrafeira-apolonia

Esta semana tirei uns dias de férias e fui para o Algarve onde fiquei alojado na zona de Lagoa. Toda esta região é muito querida por mim pelas praias incríveis, pela gastronomia e pelo vinho. Tudo ali à volta desde Lagoa, Silves, Porches, Carvoeiro, Portimão, entre outros, têm várias experiencias incríveis para quem gosta de praia e de comer e beber bem como eu. O que não sabia é que também nesta zona iria encontrar o melhor supermercado do País e um dos melhores onde já estive no mundo. Pode parecer exagero mas não é. Depois de lhe contar a minha experiência já vai perceber…

No dia que cheguei ao alojamento onde ia ficar, perguntei à responsável onde podia comprar umas bebidas e uns bons vinhos, visto o bar da piscina ainda estar encerrado devido ao flagelo da pandemia. A senhora vigorosamente fez-me um “pitch” incrível de 5 minutos que por momentos até pensei que lá tivesse uma quota ou fosse o supermercado propriedade de algum amigo ou familiar. Bom, depois daquela introdução lá fui eu, a minha mulher e o meu filhote ao dito supermercado. Assim à primeira vista, parecia-me um supermercado como todos os outros mas conforme me fui aproximado da entrada apercebo-me de que existe algo diferente, vejo uma ala gigante só para vinhos, com milhares de vinhos de vários tipos, de vários pontos do mundo, dos melhores e mais caros até aos mais acessíveis, algo que deixa a garrafeira do El Corte Inglês parecer uma chafarica. Por momentos pensei que estava a entrar na Disneylândia dos vinhos e não num supermercado, que até um pódio do ranking do Wine Spectator tem.

Depois de estar demasiado tempo, segundo a minha mulher, a escolher os vinhos que iria levar dirigi-me à zona do talho. Se há um talho que se preze neste pais é aquele, uma disposição incrível que dava vontade de levar tudo, absolutamente tudo! Mas o que realmente me encantou foi haver uma zona de carnes maturadas de vários pontos do mundo que faz qualquer amante de uma boa peça de carne salivar até ficar sem uma pinga de água no corpo. 

talho-apolonia-lagoa

Por fim, já com as compras feitas, vamos para a caixa, chego à caixa e com um sorriso de orelha a orelha o funcionário cumprimenta-me e pergunta, “Precisa de ajuda com os sacos?”, confesso que nem percebi bem a pergunta mas disse que sim só para não fazer figura de urso. Na verdade o que percebi foi se queria sacos para levar as compras, mas depressa percebi que se aproximou outro funcionário muito simpático a arrumar todas as minhas compras nos sacos. Fiquei boquiaberto com a situação, paguei, peguei nos sacos, e dirigi-me para o parque onde tinha estacionado o carro com uma sensação de “UUUUAAAUUU, o que acabou de acontecer foi incrível!” De facto, por mais parvo que possa parecer, esta visita ao supermercado foi uma experiência fora de série que nunca senti noutro supermercado. 

Estamos a falar concretamente do Supermercado Apolónia, que para minha tristeza apenas está localizado na região do Algarve. Trata-se de uma empresa familiar, a família Apolónia, que fundaram e desenvolveram este supermercado “diferente”, com uma filosofia própria focada em produtos diferenciados e na atenção ao cliente que na minha opinião é claramente vencedora. Atualmente tem mais de 400 colaboradores e estão situados em 3 localizações, Almancil, Galé e em Lagoa. 

Tudo começou em 1983 quando Avelino Apolónia e a sua esposa Célia abriram a mercearia original em Almancil. Desde cedo eles perceberam que tinham clientes de todo o mundo, na sua maioria turistas endinheirados e que tinham de arranjar uma forma de ter produtos diferenciados para satisfazer as suas necessidades e assim nasceu o conceito.

Por fim, gostaria de dizer ninguém me pagou ou pediu para fazer este artigo que apenas relata a minha experiência. Decidi fazê-lo como forma de parabenizar esta forma diferente de estar no mercado do retalho onde por vezes parece que só o preço é que interessa. Dizer também que relativamente aos preços, não são muito diferentes dos supermercados “mainstream“, obviamente que o preço de uma carne maturada do Japão não é necessariamente o mesmo preço de umas febras do InterMarché mas também estamos a falar de coisas diferentes. 

Desejo umas boas compras e umas excelentes férias a todos, se for caso disso.

1 Comentário

  1. tuOla bom dia .
    tudo que foi dito e pura verdade , realmente os supermercados Apolonoa são realmente fabulosaso .
    frequento o de Almancil , porque fica muitp perto de val do lobo , onde oasso ferias a muitos anos .
    exelentes prudotos , incluindo carnes , com uma variedade muito grande .
    atendimento seper personalizDO TMB .

Deixe o seu comentário