Fomos convidados durante a pandemia a conhecer um projecto de uma multinacional do sector da distribuição em meados de 2020. A Auchan uma conhecida marca e empresa de distribuição apresentou-nos o bando, em linha com a identidade da empresa que tem um logotipo a forma de um pássaro, e assim nasceu a marca Bando que é uma marca própria de vinhos. Auchan aposta no Vinho com marca própria, e ficámos com boa impressão.

Um primeiro aspecto que nos chamou a atenção, é que todos os vinhos desta marca são produzidos em Portugal, respeitando as tradições e as características de cada região vinícola de Portugal, com a particularidade de envolver por norma um produtor local e um enólogo.

Por esta altura, é provável que já se tenha apercebido que a marca Bando é uma marca própria de vinhos da Auchan! Todos os vinhos desta marca são manufacturados em diversas regiões vitivinícolas Portuguesas, de forma a assegurar a representatividade das características de cada região vinícola de Portugal.

Bando, segundo Carina Rijo procura dar forma a um desígnio e objectivo da empresa, que é colocar ao dispor dos clientes o Sabor da Tradição Vinícola Portuguesa

A marca Bando, uma criação exclusiva da Auchan, celebra a riqueza da tradição vinícola nacional. Com centenas de anos de história, os vinhos Bando são produzidos em Portugal, honrando as características únicas de cada região vinícola. e vimos aqui partilhar o que soubemos deste projecto, primeiro a Origem e Compromisso, os vinhos Bando são fruto de um compromisso com a qualidade e a autenticidade. Percebemos do pouco que soubemos e pelo que provámos em alguns vinhos, cada garrafa carrega consigo a paixão dos produtores e enólogos envolvidos.

Assim, saudamos aqui uma forma de a marca Bando se tornar uma homenagem à tradição e à diversidade das vinhas portuguesas, depois o facto de procurarem recorrer à produção local em cada região, todos os vinhos Bando são produzidos em solo português, respeitando as especificidades de cada região, notamos que os blends tem a maior parte presença de castas autóctones, o clima e o terroir são cuidadosamente considerados na elaboração desses vinhos.

Depois verificamos que o auchan envolveu em cada Vinho um produtor e um enólogo, e essa particularidade da marca bando assenta no envolvimento direto do produtor e enólogo, eles trabalham em conjunto para criar vinhos que expressem a alma de Portugal, desde o Douro até o Alentejo, e depois um apontamento associado à identidade corporativa mas completa a missão do projecto de assegurar continuidade às tradições e identidade de cada região, pelo que, cada vinho desta marca assume no rotulo um nome de um pássaro típico da região, todos juntos depois formam o bando que são todos os Vinhos Auchan.

Neste momento, segundo apurámos neste projecto auchan, da marca bando já abrangem uma variedade de estilos e representam já diversas regiões, por exemplo, os Vinhos que conhecemos foram os seguintes;

Vinhos Tintos, como o Bico Torto Dão DOC Reserva e o Sisão Regional Alentejano.

Vinho Branco, como o Verdilhão Vinho Verde e o Galeirão Regional Setúbal.

Vinhos Espumantes, como o Pavo Rosé Bruto e o Pavo Meio Seco.

Vinhos Rosés, como o Verdilhão Vinho Rosés Verdes e o Galeirão Setúbal.

Vinho Moscatel, com o Marrequinha que nos surpreendeu e muito, assim como outros pela excelente relação preço versus qualidade.

Por fim, notamos uma maior preocupação do sector da distribuição com este produto especial que é o Vinho, inclusive nas garrafeiras das lojas, formação ao pessoal, e claro o projecto da marca Bando, e saudamos a iniciativa e felicitamos a qualidade da mesma, isto porque enquanto enófilos apaixonados por Vinhos Portugueses, se já criticamos algumas apostas ou estratégias do sector da distribuição, com este projecto do auchan não podíamos deixar de salientar por tudo o que nos pareceu de positivo, se criticamos quando observamos opções ou decisões de qualidade duvidosa, neste caso o consumidor pode sair a ganhar.

Assim a Auchan, com sua expertise em produtos de qualidade, traz os vinhos Bando para os apreciadores de vinho em Portugal e podem os Vinhos da marca Bando vir a ser uma boa opção, não tivemos ainda oportunidade de provar, mas pelo que apurámos podem merecer a oportunidade e assim com uma boa relação custo versus benefício, valorizando-se assim a tradição e a autenticidade com preços acessíveis.

Se tiver oportunidade de brindar com um vinho Bando, partilhe com o Clube Vinhos Portugueses o seu feedback, quando soubermos mais faremos o mesmo. 🍷🇵🇹

Auchan aposta no Vinho com marca própria