A partir de 8 de dezembro de 2023, entrarão em vigor novas regulamentações relacionadas à rotulagem de vinhos.

Estas normas exigem a inclusão da lista de ingredientes e de uma tabela nutricional nos rótulos dos vinhos, podendo esta informação ser transmitida através de QR codes, na forma de “rótulos digitais“. Estas mudanças substanciais têm gerado algumas dúvidas entre os produtores de vinho quanto à sua implementação. A adega Madre de Água já está a atuar de forma a estar em conformidade com as novas normas e responde a algumas questões acerca da sua experiência com uma solução para rótulos eletrónicos.

Soluções digitais para a nova regulamentação de rótulos

 1.  Quais serão os desafios e mudanças que a sua adega enfrentará resultantes das novas regulamentações da UE para a rotulagem de vinho e como é que afetam as suas operações?

As novas regulamentações da UE para a rotulagem de vinho não tiveram um impacto significativo nas nossas operações. Inicialmente, pensámos que seria desafiante termos de apresentar a lista de ingredientes nos rótulos, o que nos obrigaria a redesenhar os mesmos. Contudo, o facto de podermos colocá-los no rótulo através de um QR code facilitou bastante o processo. Desta forma, o principal ajuste que fizemos foi a inclusão de um QR Code, contendo a informação nutricional e ingredientes do vinho, no rótulo do mesmo. Isso não garante apenas a conformidade com as novas normas, mas também, proporciona aos nossos clientes um acesso fácil a informações essenciais sobre os nossos vinhos.

 

2.  As novas regulamentações oferecem às adegas a escolha entre imprimir a informação nutricional e a lista ingredientes ou usar códigos QR (rótulos eletrónicos). Pode detalhar em que baseou a sua decisão ao optar pelos rótulos eletrónicos e que benefícios vê nessa abordagem?

A nossa decisão em adotar os rótulos eletrónicos, especificamente a opção do QR Code, prende-se com o facto de os nossos rótulos já conterem uma quantidade significativa de informação destinada aos nossos clientes. Para não sobrecarregar o rótulo e garantir a sua clareza, optámos por utilizar o QR Code para disponibilizar informação adicional, como a tabela nutricional e a lista de ingredientes. Essa abordagem não apenas cumpre as regulamentações, mas também mantém a estética dos nossos rótulos.

 

3.  A sua adega foi proativa na implementação das novas regulamentações da UE bastante antes de dia 8 de dezembro. Pode-nos contar como exatamente as implementou?

De facto, fomos proativos na adaptação às novas regulamentações da UE, tomando medidas antes do prazo de 8 de dezembro. Uma das razões para a nossa prontidão foi o facto de, na altura, estarmos precisamente na fase da elaboração e impressão de novos rótulos para os nossos vinhos. Isso tornou o processo de implementação das novas regras mais fácil.

 

 

4.  A e-label.io da IMERO é a ferramenta que escolheu para facilitar a conformidade com essas novas regulamentações. Pode partilhar porque optou pela IMERO, e como tem sido a sua experiência até agora com a e-label.io da IMERO?

A escolha pela e-label.io da IMERO prende-se, essencialmente, com a simplicidade na criação dos rótulos eletrónicos. Para as adegas, especialmente aquelas com diversos produtos, manter a precisão na rotulagem é essencial. A e-label.io da IMERO oferece uma abordagem simplificada para a criação de rótulos digitais permitindo que a nossa equipa realize a rotulagem eletrónica de forma eficiente e sem complicações. Além disso, a ferramenta facilita a gestão de informação, permitindo que as adegas atualizem os rótulos conforme necessário. A parceria com a IMERO garantiu que as nossas necessidades específicas fossem atendidas, estando em conformidade com as regulamentações da UE.

 

 

5.  Que outras soluções ou alternativas considerou antes de escolher a IMERO? E o que destacou a e-label.io da IMERO, da restante concorrência, como ferramenta para criar rótulos eletrónicos?

A nossa decisão em adotar a e-label.io da IMERO, como a nossa parceira na criação de rótulos eletrónicos, começou com uma pesquisa abrangente e tendo em consideração os custos das várias opções. Realizámos uma análise aprofundada do mercado, avaliando diversas alternativas disponíveis. O fator decisivo na escolha da IMERO foi a sua oferta de funcionalidades, facilidade de uso e custos competitivos. As outras soluções que avaliámos muitas vezes falharam em um ou mais aspetos essenciais para nós. A IMERO surge como a escolha óbvia, proporcionando uma solução completa que corresponde a todas as nossas necessidades, permitindo-nos cumprir com as novas regulamentações da UE e otimizar a gestão do processo de rotulagem.

 

Se é um produtor de vinho e pretende obter mais informações sobre estes “rótulos digitais” visite o site https://www.e-label.io/home

 

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