VAI COM VINHO

Vai com Vinho 28 - Foto
Vai com Vinho 28 por Tristão de Andrade
O Natal está a chegar e com ele toda uma época carregada de simbolismo. A festa da família, o momento religioso, a cultura e o vinho. O vinho que se prepara para ocupar as mesas, as mesas que se preenchem de pratos, copos e almas. Almas que se invadem de paz e amor com as famílias reunidas. Assim é por norma um Natal comum e assim não será este ano.…
FOTO VAI COM VINHO 27
Vai com Vinho 27 por Tristão de Andrade
Vinho ou cerveja? É GRAPE ALE. A pouco mais de vinte minutos de Lisboa, na histórica Vila de Colares, em Sintra, o edifício da antiga estação do elétrico renovou-se e hoje é a casa do HopSin BrewPub. A vista deslumbrante do terraço sobre a serra abre o apetite a todos que visitam aquele bar e fábrica de cerveja artesanal.   Ao leme deste arrojado projeto está Sérgio Pardal, um homem…
Vai com Vinho 26
Vai com Vinho 26 por Tristão de Andrade
Entrei e percebi que ao fundo havia uma vasta oferta de vinho. Uma parede inteira forrada a garrafas que pareciam cheias, todas cheias. Entusiasmado pedi uma mesa e sentei-me onde me indicaram. A sala estava meio vazia e o distanciamento cumpria-se à risca. Estava curioso para conhecer a ementa e a carta de vinhos. Se há coisa que me tira do sério são bons restaurantes. Daqueles que se distinguem pela…
Vai com Vinho 25 FOTO
VAI COM VINHO 25 por Tristão de Andrade
Fazer ou não fazer? A diferença está na Casta Coragem.   São fartas as semelhanças entre o vinho e nós. As ironias que constroem o caminho da nossa vida equiparam-se, provavelmente, às provocações que a natureza lança aos produtores vinícolas.   Parece despropositado?   Não é, pelo contrário, faz todo o sentido olharmos para uma garrafa de bom vinho com o mesmo cuidado de quem observa a vida. E, rapidamente,…
Foto Vai Com vinho 24
VAI COM VINHO 24 por Tristão de Andrade
A saudade tem destas coisas: queima quando é reservada no peito como vinho enriquecido pelas pipas do tempo. Arde como chama que flameja ao vento da eternidade enquanto grita o silêncio calado no despertar da emoção.   Há saudade que bate ao ritmo do pulsar do coração.   Lembranças que não se apagam, memórias que constituem os alicerces de uma vida inteira. A resposta verdadeira daquilo que fomos, tudo o…
Vai com vinho 23
VAI COM VINHO 23 por Tristão de Andrade
Cheira a natal. O ano corre apressadamente para o seu final e no comércio já se vislumbram sinais da época natalícia. Dentro de alguns dias as famílias e os amigos começarão em redobrados e cuidadosos contatos para agendarem encontros, almoços e jantares. Sim, é verdade, este será um ano absolutamente atípico por vivermos um período de pandemia mas português que é português não deixará de comemorar e festejar seja física…
Vai com Vinho 22
VAI COM VINHO 22 por Tristão de Andrade
A mesa é o centro do mundo. Senhora dona da capacidade de reunir à sua volta amigos, inimigos, conhecidos, desconhecidos, familiares e toda a humanidade. Homens, mulheres e crianças. Ajuda a resolver conflitos mas também os criá-los. É a cama de acesas discussões, o campo de batalha para a resolução de diferenças, o pasto, a calvário, a montanha e o território.   Conto de fadas mas também sanatório.   Seja…