Chefe Daniel Pinheiro Chefs Gastronomia Receitas

Queijada de Leite com harmonia de Laranja

Daniel Pinheiro

Já imaginou o cheirinho de uma queijada de leite?! Você pode descobrir como saber

As sobremesas são a parte gulosa de uma refeição, de um lanche ou de uma festa. A variedade de cores, sabores e ingredientes torna-as um espaço privilegiado de criatividade. Desde o receituário mais antigo até à introdução de novas escolhas, a sobremesa é, e será sempre, o momento doce dos nossos sabores acompanhado com um moscatel onde no aroma evidencia-se a casta floral da laranja e do mel criando um sabor bastante doce e aveludado criando uma ligação perfeita para o final da sua refeição.

 

INGREDIENTES

QUANTIDADES

Queijada de Leite

 

Leite

0,005ml

Farinha

12gr

Açúcar

0,37gr

Ovos

0,25gr

Manteiga

6gr

Bolo de Laranja

 

Fermento

6gr

Farinha de Trigo

37gr

Manteiga

6gr

Claras de ovo

11gr

Gemas de Ovo

18gr

Açúcar

20gr

Laranjas

0,25ml

Gelado de Laranja

 

Laranjas

0,25ml

Leite

0,37ml

Natas

0,25ml

Baunilha

Qb

Açúcar

15gr

Gema de ovo

Qb

Massa de Tulipa

 

Açúcar em pó

16gr

Manteiga

16gr

Farinha

16gr

Claras

10gr

Pérolas de Avelã

 

Caramelo

Qb

Avelãs Peladas

3

Mousse Laranja

 

Sumo de Laranja

1dl

Açúcar

16gr

Gelatina

1 folha

Natas

0,33ml

Coalhada de Laranja

 

Gemas

Qb

Açúcar

Qb

Laranja

qb

Amoras

3

Mel

qb

Noz moscada

Qb

Açúcar mascavado

Qb

Miolo de nozes

Qb

 

MÉTODO DE CONFECÇÃO:

 

Queijada de Leite:

 

Pré-aquecer o forno a 180 graus

Começar por misturar bem os ovos com o açúcar. Adicionar a manteiga derretida e misturar muito bem. Adicionar a farinha e o leite. Untar a forminha metálica com manteiga e polvilhar com farinha.             Deitar a mistura dentro de cada forma. Num tabuleiro colocar a água quente até metade da altura do mesmo. Colocar as forminhas no tabuleiro a cozer em banho maria, durante aproximadamente 50 minutos, ou até ficarem douradinhas.

Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco.

Bolo de Laranja:

Bater as gemas com a manteiga e o açúcar até que o preparado fique bem claro. Adicionar a farinha de trigo, mexendo bem com o sumo de laranja. Acrescentar as claras batidas em castelo e o fermento, mexendo de forma delicada, untar uma forma para bolo, colocar o preparado e deixe a cozer por 45 minutos. Deixar esfriar e desformar.

Crumble:

Ralar o bolo de laranja, misturar com as avelãs, amêndoa picada, noz moscada moída, açúcar mascavado, mel e as amoras.

Gelado de Laranja:

Num tacho misturar o açúcar com o leite, as natas e a raspa da laranja. Deixar levantar fervura e retirar depois do lume. Numa taça bater as gemas e misturar cuidadosamente o leite em fio, acrescentando também o sumo de da laranja. Misturar bem e deixar arrefecer.
Colocar agora tudo na máquina dos gelados cerca de 30 minutos depois guardar numa caixa hermética no congelador.

Massa de tulipa:

Bater muito bem a manteiga com o açúcar, até obter um creme bem liso. Juntar as claras e depois a farinha em quantidade suficiente para obter um preparado fofo. Preparar uns rectângulos, muito finos, com cerca de 2 cm de diâmetro. Cobrir com uma camada da massa anteriormente preparada e leve a cozer (5 a 10 minutos) em forno previamente aquecido a 220° C. Retira, arrefecer ligeiramente e dar a forma desejada.

Mousse de Laranja:

Colocar o sumo de laranja para um tacho e adicionar o açúcar. Mexer e levar ao lume ate começar a ferver marcar 15 minutos e desligar. Colocar a gelatina a demolhar em água fria durante cinco minutos e depois escorrer. Juntar a gelatina ao sumo e mexer bem até ficar bem dissolvido, bater as natas até ficarem espessas e depois junta-las à mistura da laranja e mexer delicadamente. Reservar.

 

Coalhada de Laranja:

Levar o açúcar a ferve com água ate ficar num ponto de pérola, retirar, incorporar cuidadosamente às gemas e adicionar o sumo de laranja, levar novamente ao lume, ate engrossar. Passar por um peneiro e reservar.

 

Pérolas de avelã

Levar o açúcar com a água ate ficar em ponto de caramelo, deixar arrefecer.

Passar a avelã pelo caramelo e deixar solidificar.

Deixe o seu comentário