Rotas

ROTA DOS VINHOS DO ALENTEJO (clique na imagem)
ROTAS DOS VINHOS – ALENTEJO
ROTA 1 (clique nas imagens para ampliar) ROTA 2 (clique nas imagens para ampliar) ROTA 3 (clique nas imagens para ampliar) OS ROTEIROS DA ROTA POR ONDE PODE PASSAR ROTA 1 ROTA 2 ROTA 3       ·             Alter do Chão ·             Arraiolos ·             Alvito       ·             Avis ·             Borba ·             Beja       ·             Castelo de Vide ·             Estremoz  ·             Cuba       ·            …
ROTAS DOS VINHOS – Douro e Porto (clique na imagem para mais detalhes)
ROTAS DOS VINHOS – Douro e Porto
PATROCÍNIO   AS ROTAS (clique nos links assinalados para obter mais informação) POR ONDE PODE PASSAR ROTA 1 ROTA 2 ROTA 3 Armamar Alijó Figueira de Castelo Rodrigo Galafura Favaios Freixo de Espada à Cinta Lamego Murça Pinhão Mesão Frio Pinhão Torre de Moncorvo Peso da Régua – Poirares São João da Pesqueira Vila Flor Peso da Régua – Vilarinho de Freires Tabuaço Vila Nova de Foz Côa Pinhão  …
Beira Interior
ROTA DOS VINHOS DA BEIRA INTERIOR
A Beira Interior é uma zona de castelos e fortificações ou não estivéssemos “paredes meias” com Espanha. A defesa da região foi sempre uma das preocupações dos povos que a habitaram, por isso são inúmeros os vestígios e monumentos de carácter bélico na região. Destes destacam-se a torre de Centum Cellas construída pelos romanos, provavelmente para armazenar alimentos, e Almeida, vila defendida por fortificações construídas no século XVII. O cultivo…
LOGO BI
Vinhos da Beira Interior, DOC, Rotas
  Uma das grandes injustiças que se cometem no nosso país vinícola é o esquecimento a que se remetem algumas regiões que até produzem vinhos de extraordinária qualidade. No caso da Beira Interior, é difícil para a região sobressair mais um pouco dentro da bipolaridade que é considerar-se Douro e Alentejo na hora de escolher um vinho, e esquecer outras regiões. Nada mais errado. Nos últimos anos além da duplicação do…
Rota dos Vinhos Verdes
ROTAS DOS VINHOS – VINHOS VERDES
  Esta região vitivinícola ocupa a parte noroeste do território nacional e fica, na quase totalidade, entre os rios Minho e Douro. Apresenta uma paisagem e clima muito peculiares: zona de colinas e vales, com solos maioritariamente de origem granítica, tem verões frescos e invernos amenos. A humidade é elevada, resultado de uma precipitação significativa que se verifica uma boa parte do ano, bem como dos ventos que sopram do…
ROTAS DOS VINHOS – RIBATEJO – Vinhos do Tejo (clique na imagem para mais detalhes)
ROTAS DOS VINHOS – RIBATEJO – Vinhos do Tejo
Situado no centro de Portugal, o Ribatejo, com uma vasta superfície agrícola utilizada, de 258.000 hectares, cerca de 7% da nacional e com uma área florestal de 160.000 hectares, perto de 17% da nacional, possui inegáveis condições naturais para o desenvolvimento das atividades agrícolas, florestais e pecuárias. A presença da arte vitícola no Ribatejo não é recente: já D.Afonso Henriques se referia aos vinhos da região, no foral de Santarém…
Douro e Porto
ROTAS DOS VINHOS – Douro e Porto
Galeria (clique nas fotos para ampliar) AS ROTAS (clique nos links assinalados para obter mais informação) POR ONDE PODE PASSAR ROTA 1 ROTA 2 ROTA 3 Armamar Alijó Figueira de Castelo Rodrigo Galafura Favaios Freixo de Espada à Cinta Lamego Murça Pinhão Mesão Frio Pinhão Torre de Moncorvo Peso da Régua – Poirares São João da Pesqueira Vila Flor Peso da Régua – Vilarinho de Freires Tabuaço Vila Nova de…
ROTA DOS VINHOS DO DÃO
ROTAS DOS VINHOS – DÃO
Nestas terras protegidas por algumas das serras mais bonitas de Portugal, o cultivo da vinha tem uma tradição secular. Os rios que atravessam a região, inclusivamente aquele que lhe dá nome, correm entre o verde dos campos onde predominam pinheiros, castanheiros e carvalhos. As habitações de granito e xisto são coloridas pela vegetação campestre de urzes e giestas. O património da região é vastíssimo e testemunha os períodos de ocupação…
Beira Interior
ROTAS DOS VINHOS – BEIRA INTERIOR
A Beira Interior é uma zona de castelos e fortificações ou não estivéssemos “paredes meias” com Espanha. A defesa da região foi sempre uma das preocupações dos povos que a habitaram, por isso são inúmeros os vestígios e monumentos de carácter bélico na região. Destes destacam-se a torre de Centum Cellas construída pelos romanos, provavelmente para armazenar alimentos, e Almeida, vila defendida por fortificações construídas no século XVII. (clique nas…
Rota da Bairrada
ROTAS DOS VINHOS – BAIRRADA E BEIRA ATLÂNTICO
É na Beira Litoral, entre Águeda e Coimbra, que se situa a região da Bairrada. Região de terras planas e férteis, e de clima suave influenciado pela proximidade do oceano Atlântico, a Bairrada estende-se desde as serras do Caramulo e do Buçaco até às areias e dunas do litoral. Por ser uma zona muito próxima do mar, o seu clima é tipicamente atlântico, com invernos amenos e chuvosos e verões…