VAI COM VINHO

VAI COM VINHO Nº5 por Tristão de Andrade

espaço-vaicomvinhos

Vinho o elixir da alquimia

O vinho perfeito. A maravilhosa combinação das condições naturais e dos ingredientes. O terroir, o clima, a semente, o fruto, a safra, a vindima, o processo e o amor. A procura da Pedra Filosofal. A busca da perfeição, da transformação do chumbo em ouro, da água em vinho. A transmutação. A receita do elixir da longa vida. A dosagem rigorosa dos elementos. Uma porção de homem, um quinhão de terra e uma parte de energia universal.

Assim nasce o vinho que origina o processo metafísico de trazer os sonhos à luz. Esses tais sonhos que fecundam ideias, ideias que se verbalizam, verbos que usam os braços para se materializarem e assim nascer a grande obra.

Saber, querer, ousar e calar. 

O uso da intenção na condução da energia rumo ao néctar, a pisa no lagar, o amassar no almofariz. A maceração. A extorsão do sabor às uvas. A extração da essência para a consolidação do resultado.

A alquimia.

O ritual ancestral na procura da verdade, a magia, as ciências ocultas, os mistérios da vida no plano do universo e o vinho, sempre o vinho. O mesmo vinho que foi sepultado com Ramsés II, idolatrado por Júlio César, levado para a guerra por Napoleão, brindado por George Washington e gravado nos versos de Fernando Pessoa.  A mitologia: Baco, Dionisio e Zagreu. Sim, o vinho que se confunde com o sangue de Cristo. A força energética que une o homem ao cosmos e o espírito ao divino. A química de Deus fundada na explosão da semente. A redescoberta da verdade e por fim a imortalidade.

E são tantos aqueles que procuram a verdade e a imortalidade. Alquimistas do vinho. Homens vestidos de perseverança e obstinação, tenacidade e consciência. Guiados pelo caminho da perceção, do conhecimento e sempre investidos pela coragem. Dedicados criados da causa do vinho. Servos da missão. Agentes da justa razão de trazer luz à humanidade. Herméticos guardadores dos segredos da génese e pródigos filantropos na partilha dos resultados.

Fervorosos fanáticos em chegarem mais além, viajantes do tempo e despertadores de sentidos.

Eles são

os alquimistas entendidos

da hora certa de colher

a uva amadurecida

conscientes de que são os sonhos

que comandam a vida.

 

#tristaodeandrade

#vaicomvinho

Deixe o seu comentário