Quinta Do Carqueijal Tinto 2011

Harmonizado com Frango Cattatore (Pollo Cattatore), de Arte W – Produtos Culturais, Lda

Ingredientes:

1 frango
2 cebolas
8 cogumelos frescos
1/2 cháv. chá de farinha
1/4 de cháv. chá de vinagre de vinho
Xerês
Salsa fresca
2 colheres sopa de manteiga
1/2 cháv. chá de caldo de galinha
3 colheres sopa de calda de tomate
Azeite
Sal e pimenta preta

Confecção:

Limpe o frango de pele e gorduras. Corte-o aos pedaços. Descasque as cebolas e corte-as em meias-luas. Lave muito bem os cogumelos em água corrente, limpe-os e seque-os. Corte-os em lâminas.
Coloque a farinha num prato raso e passe por ela os pedaços de frango, sacudindo o excesso.
Coloque-os numa frigideira grande, com o fundo anti-aderente, num pouco de azeite, previamente aquecido. Deixe alourar bem os pedaços de frango dos dois lados, virando-os a meio da fritura. Deixe as cebolas alourar na frigideira. Deite os cogumelos e deixe-os cozinhar até que larguem toda a sua água e esta se evapore.
Espere até as cebolas e o cogumelos ficarem bem dourado, ao mesmo tempo que o frango frita. Escorra o excesso de gordura da frigideira. Deite o vinagre e deixe ferver até o molho reduzir para metade.
Tempere com sal e pimenta. Junte ao frango a polpa de tomate e misture todos os ingredientes na frigideira. Misture a manteiga e o caldo de galinha.
Deixe levantar fervura e espere que o molho reduza para metade. Se o frango não estiver suficientemente macio, junte mais caldo de galinha. Sirva com puré de batata ou arroz branco bem solto. Na hora de servir, polvilhe com salsa fresca picada.

apreciacao qct

2 Comentários

Deixe o seu comentário