Foral D. Henrique Branco 2013

Ingredientes:   8 carapaus médios limpos e sem cabeça  Sal q.b.  1 dl de óleo  1 cenoura  4 dentes de alho  1 colher (chá) de açafrão  4 colheres (sopa) de molho de soja  1,5 dl de vinagre  1 raminho de coentros ou salsa  Óleo para fritar Preparação:  Tempere os carapaus com sal e deixe-os repousar durante 15 minutos. Depois leve-os a fritar em óleo até ficarem bem douradinhos, retire-os e deixe-os escorrer. Descasque a cenoura e os alhos, corte a cenoura em rodelas finas e esmague os alhos. Deite tudo para um tacho, junte óleo, leve ao lume e deixe ferver. Adicione o açafrão e o molho de soja, junte depois o vinagre, deixe ferver e retire do lume. Regue os carapaus com o escabeche e sirva quente decorado com a salsa ou os coentros. Pode acompanhar com batata cozida.
Ingredientes:
8 carapaus médios limpos e sem cabeça
Sal q.b.
1 dl de óleo
1 cenoura
4 dentes de alho
1 colher (chá) de açafrão
4 colheres (sopa) de molho de soja
1,5 dl de vinagre
1 raminho de coentros ou salsa
Óleo para fritar
Preparação:
Tempere os carapaus com sal e deixe-os repousar durante 15 minutos. Depois leve-os a fritar em óleo até ficarem bem douradinhos, retire-os e deixe-os escorrer.
Descasque a cenoura e os alhos, corte a cenoura em rodelas finas e esmague os alhos. Deite tudo para um tacho, junte óleo, leve ao lume e deixe ferver. Adicione o açafrão e o molho de soja, junte depois o vinagre, deixe ferver e retire do lume.
Regue os carapaus com o escabeche e sirva quente decorado com a salsa ou os coentros. Pode acompanhar com batata cozida.

apreciacao Foral D. Henrique Branco