Monte da Ravasqueira Tinto 2013

Harmonizado com Cordeiro marroquino picante e couscous, do Chef Jamie Oliver

Ingredientes (para 6 a 8 pessoas): 1 colher de sopa de sementes de cominhos; 2 colheres de sopa de sementes de coentros; 2 pequenos piripíris secos; 2 pedaços de gengibre fresco; sal marinho e pimenta; azeite; 500 g de filetes do pescoço do cordeiro sem gordura, cortado em pedaços de 2,5 cm; 4 batatas doces, descascadas e cortadas em cubos de 2,5 cm; 12 cebolinhas descascadas; 4 dentes de alho, descascados e fatiados; 2 latas de 400 g de tomate em pedaços; 1 pau de canela; 2 folhas de louro fresco; 1 punhado de damascos secos, cortados grosseiramente; 1 ramo de coentros frescos; 1 punhado de amêndoas laminadas e tostadas; 4 colheres de sopa de iogurte natural      preparação: PRÉ-AQUEÇA o forno a 190°C/gás 5. Esmague num almofariz as sementes de cominhos e de coentros com os piripíris, o gengibre, uma boa pitada de sal e pimenta acabada de moer. Misture com duas colheres de azeite e barre a carne com metade desta marinada, massajando-a. Reserve. Entretanto, misture a restante marinada numa tigela com as batatas doces, as cebolas e o alho. Leve ao lume uma caçarola grande com um pouco de azeite e os pedaços da carne marinada dourando-a por igual. Retire a carne para uma tigela vazia e ponha na caçarola o preparado das batatas doces, fritando-o até que as cebolas amaciem um pouco. Acrescente o tomate, agite bem a caçarola e coloque a carne por cima. Junte-lhe dois copos com água, o pau de canela, as folhas de louro e os damascos secos e leve ao forno pré-aquecido durante 1 hora e 15 minutos – não cubra para que o preparado fique bem dourado. Pouco antes de servir, espalhe por cima os coentros picados e o punhado de amêndoas tostadas. Divida o cordeiro por 6 a 8 pratos com os couscous com ervas (veja texto ao lado) e sirva com uma boa colherada de iogurte natural por cima.
Ingredientes (para 6 a 8 pessoas):
1 colher de sopa de sementes de cominhos;
2 colheres de sopa de sementes de coentros;
2 pequenos piripíris secos;
2 pedaços de gengibre fresco;
sal marinho e pimenta;
azeite;
500 g de filetes do pescoço do cordeiro sem gordura, cortado em pedaços de 2,5 cm;
4 batatas doces, descascadas e cortadas em cubos de 2,5 cm;
12 cebolinhas descascadas;
4 dentes de alho, descascados e fatiados;
2 latas de 400 g de tomate em pedaços;
1 pau de canela;
2 folhas de louro fresco;
1 punhado de damascos secos, cortados grosseiramente;
1 ramo de coentros frescos;
1 punhado de amêndoas laminadas e tostadas;
4 colheres de sopa de iogurte natural
preparação:
PRÉ-AQUEÇA o forno a 190°C/gás 5. Esmague num almofariz as sementes de cominhos e de coentros com os piripíris, o gengibre, uma boa pitada de sal e pimenta acabada de moer. Misture com duas colheres de azeite e barre a carne com metade desta marinada, massajando-a. Reserve.
Entretanto, misture a restante marinada numa tigela com as batatas doces, as cebolas e o alho.
Leve ao lume uma caçarola grande com um pouco de azeite e os pedaços da carne marinada dourando-a por igual. Retire a carne para uma tigela vazia e ponha na caçarola o preparado das batatas doces, fritando-o até que as cebolas amaciem um pouco. Acrescente o tomate, agite bem a caçarola e coloque a carne por cima.
Junte-lhe dois copos com água, o pau de canela, as folhas de louro e os damascos secos e leve ao forno pré-aquecido durante 1 hora e 15 minutos – não cubra para que o preparado fique bem dourado.
Pouco antes de servir, espalhe por cima os coentros picados e o punhado de amêndoas tostadas. Divida o cordeiro por 6 a 8 pratos com os couscous com ervas (veja texto ao lado) e sirva com uma boa colherada de iogurte natural por cima.

apreciacao Monte da Ravasqueira Tinto 2013

5 Comentários

  1. Considero um bom vinho enquanto gama de entrada.

Deixe o seu comentário