GIN

Canaïma: o Gin criado na Amazónia chega a Portugal

Produzido pela destilaria venezuelana DUSA, o Gin Canaïma é feito com 10 ingredientes exóticos da Amazónia colhidos manualmente em colaboração com a tribo Pemón, na Venezuela como Merey, Açai, Uva de Palma, Túpiro, Seje, Copoazú, aos quais se junta um fruto da região de Lara (onde fica localizada a destilaria) e oito botânicos tradicionais utilizados na produção de gin.

A este perfil exótico, acresce uma importante componente de responsabilidade social e ambiental. Anualmente, o Canaïma reverte 10% das suas vendas globais para financiar iniciativas que ajudam a preservar a cultura, a melhorar a qualidade de vida das diferentes comunidades indígenas da Amazónia e a ajudar na reflorestação de uma região que é frequentemente fustigada por incêndios.

“É com muita satisfação que incluímos o Canaïma no nosso portefólio de bebidas espirituosas. Um Gin distinto, não só pela sua grande qualidade, como também pela sua vertente sustentável, algo que é cada vez mais valorizado e procurado pelos consumidores”, refere Gonçalo Sousa Machado, Diretor Geral da Sogrape Distribuição.
Assumindo o desafio de criar um gin único, os master blenders estudaram centenas de plantas e frutas com todo o tipo de sabores e aromas procurando um equilibro perfeito. Esta procura conduzi-os a uma localização mística: a floresta amazónica. E convidaram Simone Caporale, um famoso bartender, conhecido por fazer parte da dream team que levou o Artisan Bar no Langham Hotel em Londres a ser premiado como o melhor bar do mundo durante vários anos consecutivos, a participar no desenvolvimento do conceito de produto e perfil do gin Canaïma.

O Simone Caporale abraçou a missão de divulgar o Gin Canaïma e estará em Portugal nos dias 24 e 25 de maio a realizar Masterclasses junto da comunidade de bartenders de Lisboa e Porto.
A todos os 19 botânicos que se encontram na sua composição é dado um tratamento especial, para melhorar extração dos aromas: primeiro são moídos e colocados individualmente em álcool neutro de cereais e depois são destilados em separado num alambique de cobre para extrair toda a essência necessária de cada um deles. É produzido apenas em lotes de quinhentos litros (small batch) que lhe conferem qualidade e exclusividade.
O master blender cria depois um blend com uma identidade e sabor únicos que revelam na prova um impacto cítrico da casca de laranja, com notas de ervas que emergem do seje e frutadas provenientes do merey, que são complementadas por notas aromáticas e minerais do copoazú, da uva de moriche, do túpiro e do açaí.

Também na garrafa, o Gin Canaïma trabalha com materiais não tóxicos e recicláveis, procurando alternativas para minimizar a nossa pegada ecológica. O rótulo é feito de papel reciclado não revestido, biodegradável e reciclável; a tampa é feita de cortiça natural e madeira de faia (Fagus) de florestas sustentáveis controladas e o vidro da garrafa contém vidro reciclado.

Em Portugal, o Gin Canaïma encontra-se à venda em garrafeiras da especialidade e no retalho especializado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.