Castelo Rodrigo Branco 2013

Harmonizado com Carapaus no Forno (ALCAINS)

Ingredientes: Para 4 pessoas 1 kg de carapaus ; 2 colheres de sopa de farinha ; 1 dl de azeite ; 1 tomate maduro ; 3 dentes de alho ; 1 folha de louro ; 1 cebola ; sal ; pimenta ; colorau Confecção: Tiram-se as cabeças e arranjam-se os carapaus. Temperam-se com umas pedrinhas de sal. Passam-se os carapaus por farinha, sacodem e dispõem-se no tabuleiro onde já se deitou o azeite. Espalha-se sobre o peixe a cebola cortada em rodelas finíssimas e rega-se tudo com um preparado feito à parte, misturando o tomate cru (sem pele e sem sementes) esmagado com as mãos, os alhos picados, o louro cortado em bocadinhos, sal, pimenta e colorau. Junta-se ainda um pouco de água e leva-se ao forno até estar bem cozido. Até há bem pouco tempo era bastante difícil encontrar peixe na Beira Baixa. Chegava ali em caixas de folha especialmente concebidas para o efeito, de que se mostra um exemplar.
Ingredientes:
Para 4 pessoas
1 kg de carapaus ;
2 colheres de sopa de farinha ;
1 dl de azeite ;
1 tomate maduro ;
3 dentes de alho ;
1 folha de louro ;
1 cebola ;
sal ;
pimenta ;
colorau
Confecção:
Tiram-se as cabeças e arranjam-se os carapaus. Temperam-se com umas pedrinhas de sal.
Passam-se os carapaus por farinha, sacodem e dispõem-se no tabuleiro onde já se deitou o azeite.
Espalha-se sobre o peixe a cebola cortada em rodelas finíssimas e rega-se tudo com um preparado feito à parte, misturando o tomate cru (sem pele e sem sementes) esmagado com as mãos, os alhos picados, o louro cortado em bocadinhos, sal, pimenta e colorau. Junta-se ainda um pouco de água e leva-se ao forno até estar bem cozido.
Até há bem pouco tempo era bastante difícil encontrar peixe na Beira Baixa. Chegava ali em caixas de folha especialmente concebidas para o efeito, de que se mostra um exemplar.

apreciacao crranco

 

 

4 Comentários

Deixe o seu comentário