Monte da Ravasqueira Sauvignon Blanc Branco 2013

Harmonizado com salmão com crosta verde pelo Chef Chakall

Chefe Chakall
Chefe Chakall

 

RECEITA

Ingredientes
Postas ou filetes de salmão: 4
Folhas de manjericão: 1 colher de sopa
Pão ralado: 100 g
Limão (sumo): 1
Dente de alho: 1
Manteiga: 1 colher de sopa
Azeite: 25 ml
Sal e pimenta: q.b.

Acompanhamento
Tomates cherry: 10
Cenouras: 2
Curgetes: 2
Espinafres frescos: 100 g
Azeite: 25 ml
Sal e pimenta: q.b.

Preparação
Comece pela crosta: triture o alho inteiro e as folhas de manjericão frescas junto com uma colher de azeite. Depois deite esta mistura numa taça grande, junte o pão ralado, a manteiga e um pouco de sumo de limão e uma pitada de sal. Misture tudo muito bem, com as mãos, até a manteiga estar integrada e tudo forme uma massa consistente.

À parte, tempere as postas de salmão com sal e pimenta e, com cuidado, cubra cada posta com a crosta verde. Depois, leve as postas de salmão a uma frigideira aquecida com um fio de azeite. Comece por dourar apenas do lado sem crosta e só depois o lado com a crosta, até o salmão estar dourado por fora e rosado por dentro.

Para o acompanhamento vamos fazer legumes salteados: lamine as curgetes, corte os tomates cherry em metades e as cenouras em tirinhas finas e leve tudo a saltear numa frigideira aquecida com um fio de azeite durante uns minutos.

Para empratar sirva, em cada prato, uma posta de salmão com a crosta verde para cima e acompanhe com legumes salteados e adicionando, por cima, as folhas de espinafres cruas e uma pitada de pimenta.

apreciacao MR Sauvignon Blanc 2012