Praça Velha Reserva Tinto 2010

Harmonizado com Frango grego com tzatziki e cuscuz de vegetais, do Chef Jamie Oliver

Ingredientes Cuscuz 1 xícara (300g) de cuscuz marroquino 2 pimentos de cores diferentes 1 pimenta vermelha fresca 4 cebolinhas 1/2 maço de funcho (dill) fresco 200g de ervilha congelada Um punhado de azeitonas pretas picadas e sem caroço 2cl de azeite Frango 2 filetes de frango 200g cada sem pele 1cl de orégãos secos 1cl de pimenta-da-jamaica (se não tiver use pimenta do reino) 1 limão Azeite Tzatziki 1/2 pepino 250g de iogurte desnatado 1/2 limão siciliano 1/2 mão de hortelã Preparação Coloque numa tigela 1 caneca de cuscuz, 2 canecas de água fervendo e uma pitada de sal e tampe. Sobre uma folha grande de papel manteiga tempere os filés com sal, o orégano seco, a pimenta-da-jamaica e as raspas do limão siciliano. Cubra com outra folha de papel manteiga e esmague com um rolo de massa até deixá-lo com 1,5cm de espessura. Coloque numa frigideira em fogo médio com 2 colheres de azeite, transfira o frango e cozinhe por 3-4 minutos de cada lado até ficarem dourados. Com um ralador quadrado, rale grosseiramente o pepino, polvilhe com uma boa pitada de sal, depois esprema bem o pepino com as mãos limpas para  tirar o excesso de líquido. Transfira o pepino para uma tigela e adicione o iogurte, o sumo de 1/2 limão,  as folhas de hortelã picadas. Misture tudo. Retire o talo e as sementes dos pimentos e da pimenta e bata tudo num processador ou mixer junto com as cebolinhas até formar um puré. Espalhe sobre a travessa grande. Adicione as ervilhas na travessa (se forem congeladas, escalde-as em água fervente por 2 minutos). Pique as azeitonas por cima e regue  com o suco de limão e o azeite extra-virgem. Afofe o cuscuz com um garfo e jogue na travessa misturando bem. Acerte o sal e a pimenta. Sirva o cuscuz, o frango e o tzatziki como molho.
Ingredientes
Cuscuz
1 xícara (300g) de cuscuz marroquino
2 pimentos de cores diferentes
1 pimenta vermelha fresca
4 cebolinhas
1/2 maço de funcho (dill) fresco
200g de ervilha congelada
Um punhado de azeitonas pretas picadas e sem caroço
2cl de azeite
Frango
2 filetes de frango 200g cada sem pele
1cl de orégãos secos
1cl de pimenta-da-jamaica (se não tiver use pimenta do reino)
1 limão
Azeite
Tzatziki
1/2 pepino
250g de iogurte desnatado
1/2 limão siciliano
1/2 mão de hortelã
Preparação
Coloque numa tigela 1 caneca de cuscuz, 2 canecas de água fervendo e uma pitada de sal e tampe.
Sobre uma folha grande de papel manteiga tempere os filés com sal, o orégano seco, a pimenta-da-jamaica e as raspas do limão siciliano.
Cubra com outra folha de papel manteiga e esmague com um rolo de massa até deixá-lo com 1,5cm de espessura.
Coloque numa frigideira em fogo médio com 2 colheres de azeite, transfira o frango e cozinhe por 3-4 minutos de cada lado até ficarem dourados.
Com um ralador quadrado, rale grosseiramente o pepino, polvilhe com uma boa pitada de sal, depois esprema bem o pepino com as mãos limpas para
tirar o excesso de líquido. Transfira o pepino para uma tigela e adicione o iogurte, o sumo de 1/2 limão,
as folhas de hortelã picadas. Misture tudo.
Retire o talo e as sementes dos pimentos e da pimenta e bata tudo num processador ou mixer junto com as cebolinhas até formar um puré.
Espalhe sobre a travessa grande.
Adicione as ervilhas na travessa (se forem congeladas, escalde-as em água fervente por 2 minutos). Pique as azeitonas por cima e regue
com o suco de limão e o azeite extra-virgem. Afofe o cuscuz com um garfo e jogue na travessa misturando bem. Acerte o sal e a pimenta.
Sirva o cuscuz, o frango e o tzatziki como molho.

apreciacao Praça Velha Reserva Tinto 2010

1 Comentário

Deixe o seu comentário