Praça Nova Garrafeira Tinto 2009

Harmonizado com Lombo de Porco Recheado com Feta e Espinafres, do Chef Gordon Ramsay

Ingredientes - 2 peças de lombo com cerca de 400g cada uma, cortadas em formato retangular e com cerca de 1cm de altura; - 200g de presunto em fatias finas - 1 limão e 3 cebolas cortados em rodelas altas para levantar o lombo da assadeira - 10 batatas novas raspadas e golpeadas Para o recheio: - 1 embalagem de queijo feta - 100g de amêndoa laminada - 150g de espinafres - 1 cebola picada - Azeite q.b. Para o molho: - 2 colheres de chá de sementes de mostarda - 1 ramos grande de tomilho fresco - 1/2 peperoni em fatias finas - Sumo de 1 limão grande - 1 copo de vinho verde branco - Azeite a gosto - Flor de sal q.b. - Fio norte para atar o lombo Ligar o forno a 180ºC. Num tacho colocar a cebola bem picada e o azeite. Deixar ficar transparente e acrescentar as amêndoas. Colocar depois os espinafres e o queijo feta desfeito, deixando os espinafres reduzirem (cerca de 3minutos). Desligar o recheio e reservar. Estender as peças de lombo numa tábua e cobrir com fatias de presunto. Colocar o recheio em cima, deixando cerca de 1cm a toda a volta sem recheio, de modo a que este não saia ao apertar o lombo. Com o fio norte, ir apertando em laços individuais, sempre à mesma distância, definindo assim a espessura das fatias. Reservar o lombo recheado. Para o molho, misturar todos os ingredientes excepto o sal. Envolver o lombo e colocar cada rolinho por cima das rodelas largas de limão e/ou cebola, para que coza uniformemente. Colocar as batatas na assadeira, regar com o molho restante e polvilhar com um pouco de flor de sal. Levar o assado ao forno cerca de 1.10h, verificando se a carne está bem cozinhada. Depois de pronto, retirar o lombo e deixar repousar cerca de 10minutos em cima de uma tábua. Retirar o fio norte e cortar em fatias, pelas marcas deixadas pelo fio. Servir com as batatinhas e uma salada.
Ingredientes
– 2 peças de lombo com cerca de 400g cada uma, cortadas em formato retangular e com cerca de 1cm de altura;
– 200g de presunto em fatias finas
– 1 limão e 3 cebolas cortados em rodelas altas para levantar o lombo da assadeira
– 10 batatas novas raspadas e golpeadas
Para o recheio:
– 1 embalagem de queijo feta
– 100g de amêndoa laminada
– 150g de espinafres
– 1 cebola picada
– Azeite q.b.
Para o molho:
– 2 colheres de chá de sementes de mostarda
– 1 ramos grande de tomilho fresco
– 1/2 peperoni em fatias finas
– Sumo de 1 limão grande
– 1 copo de vinho verde branco
– Azeite a gosto
– Flor de sal q.b.
– Fio norte para atar o lombo
Ligar o forno a 180ºC. Num tacho colocar a cebola bem picada e o azeite. Deixar ficar transparente e acrescentar as amêndoas. Colocar depois os espinafres e o queijo feta desfeito, deixando os espinafres reduzirem (cerca de 3minutos). Desligar o recheio e reservar.
Estender as peças de lombo numa tábua e cobrir com fatias de presunto. Colocar o recheio em cima, deixando cerca de 1cm a toda a volta sem recheio, de modo a que este não saia ao apertar o lombo. Com o fio norte, ir apertando em laços individuais, sempre à mesma distância, definindo assim a espessura das fatias. Reservar o lombo recheado.
Para o molho, misturar todos os ingredientes excepto o sal. Envolver o lombo e colocar cada rolinho por cima das rodelas largas de limão e/ou cebola, para que coza uniformemente. Colocar as batatas na assadeira, regar com o molho restante e polvilhar com um pouco de flor de sal.
Levar o assado ao forno cerca de 1.10h, verificando se a carne está bem cozinhada.
Depois de pronto, retirar o lombo e deixar repousar cerca de 10minutos em cima de uma tábua.
Retirar o fio norte e cortar em fatias, pelas marcas deixadas pelo fio.
Servir com as batatinhas e uma salada.

apreciacao Praça Nova Garrafeira Tinto 2009

Deixe o seu comentário