Alcambar Tinto 2013

Harmonizado com Almôndegas de Lebre, prato típico da Beira Baixa

Ingredientes: Para 6 pessoas 1 lebre ; 100 g de toucinho ; 1 ramo de salsa grande ; 2 cebolas ; 2 ou 3 ovos ; 1 colher de sopa de vinagre ; 1,5 dl de azeite ; 4 dl de caldo de carne ; farinha ; sal ; fatias de pão frito Confecção: Desossa-se a lebre e passa-se a carne pela máquina juntamente com um ramo de salsa e o toucinho. Mistura-se a este preparado uma cebola picada, o vinagre e liga-se tudo com um ou dois ovos, consoante o tamanho. Tempera-se com sal. Em seguida tendem-se as almôndegas com um pouco de farinha. As almôndegas podem ser tendidas à mão ou com um copo de vidro. Num tacho faz-se um refogado com uma cebola e azeite e um ramo de salsa. Introduzem-se as almôndegas no refogado, deixam-se alourar um pouco e depois regam-se com o caldo de carne ou, na falta deste, com a mesma porção de água. Deixam-se as almôndegas apurar, rectificam-se os temperos e servem-se sobre fatias de pão frito.
Ingredientes:
Para 6 pessoas
1 lebre ;
100 g de toucinho ;
1 ramo de salsa grande ;
2 cebolas ;
2 ou 3 ovos ;
1 colher de sopa de vinagre ;
1,5 dl de azeite ;
4 dl de caldo de carne ;
farinha ;
sal ;
fatias de pão frito
Confecção:
Desossa-se a lebre e passa-se a carne pela máquina juntamente com um ramo de salsa e o toucinho. Mistura-se a este preparado uma cebola picada, o vinagre e liga-se tudo com um ou dois ovos, consoante o tamanho. Tempera-se com sal.
Em seguida tendem-se as almôndegas com um pouco de farinha. As almôndegas podem ser tendidas à mão ou com um copo de vidro.
Num tacho faz-se um refogado com uma cebola e azeite e um ramo de salsa. Introduzem-se as almôndegas no refogado, deixam-se alourar um pouco e depois regam-se com o caldo de carne ou, na falta deste, com a mesma porção de água. Deixam-se as almôndegas apurar, rectificam-se os temperos e servem-se sobre fatias de pão frito.

apreciacao Alcambar Tinto 2013