A sustentabilidade continua a ganhar protagonismo no mundo do vinho, e os Vinhos do Alentejo deram mais um passo inovador com o lançamento do projeto Re:Boxed. Apresentado em Londres, durante o Sustainability In Drinks (SID), esta iniciativa transforma fitas de rótulo usadas em caixas de transporte, evitando que toneladas de resíduos acabem em aterros ou sejam incineradas.
Desenvolvido em parceria com a empresa Partícula Verde, o projeto é pioneiro a nível mundial. Até agora, a fita siliconada utilizada nos rótulos era um subproduto sem qualquer utilização prática. Hoje, esse material ganha nova vida, sendo convertido em embalagens para transporte de vinho, aplicáveis em vendas online, enoturismo ou concursos internacionais.
Desde o início do ano, o projeto permitiu reciclar 14 toneladas de fita de rótulos. Para termos uma ideia do impacto, se juntássemos todas as fitas utilizadas nos vinhos do Alentejo no último ano, daria para cobrir 20 mil quilómetros, uma distância equivalente ao trajeto entre o Alentejo e a Nova Zelândia.
João Barroso, diretor de Desenvolvimento Sustentável e I&D dos Vinhos do Alentejo, salienta que este processo não só evita desperdício, como gera valor e promove uma verdadeira economia circular: “Até agora, este material era frequentemente aterrado ou incinerado, mas através deste processo é transformado em embalagens, contribuindo para um ciclo sustentável.”
O Re:Boxed insere-se no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), ativo desde 2015 e que reúne atualmente mais de 700 membros, representando cerca de 63% da área de vinha da região, com 27 produtores certificados internacionalmente por práticas de produção sustentável.
Com esta iniciativa, os Vinhos do Alentejo reforçam a sua posição de destaque no panorama internacional, mostrando que é possível aliar tradição vinícola à inovação e à responsabilidade ambiental. Um exemplo de como a sustentabilidade pode ser prática, mensurável e… muito bem engarrafada.


