Wine Lovers Algarve é um Clube de Vinho que pretende encorajar os habitantes locais a descobrirem e receberem diferentes vinhos artesanais do Algarve através de uma subscrição mensal.

Carsten Bang Jensen, residente na Praia da Luz, Algarve, fundou recentemente este Clube de Vinho de forma a encorajar a população local a desfrutar e aprender mais sobre o vinho local. Carsten mudou-se para o Algarve em 2020 e foi sempre um amante de vinhos. Tendo vivido em vários locais por todo o mundo, adotou uma “mentalidade de viajante” que lhe permite desfrutar de produtos locais como ninguém. 

Quando jantava em restaurantes ou fazia compras em supermercados, perguntava sempre pelos vinhos locais, bem como sobre os alimentos produzidos na área. Surpreendeu-se ao descobrir que, ao pedir um vinho ‘local’ em restaurantes e supermercados algarvios, era seduzido para experimentar vinhos de outras regiões. Isso encorajou-o a começar a explorar, pesquisar e visitar os vinhas locais.

Quando Carsten começou a explorar, tornou-se evidente que muitos habitantes não tinham ideia de quantos vinhos e vinhas existem na região Algarvia. Descobriu “vinhos muito interessantes” e “pioneiros que colocaram a sua paixão e muito trabalho para fazer do Algarve novamente uma região vinícola líder”.

Uma questão que descobriu sobre o motivo pelo qual os vinhos do Algarve são menos populares está relacionado ao facto de muitos vinhos só poderem ser adquiridos diretamente no produtor.

Também descobriu uma razão histórica para que os vinhos do Algarve não serem tão populares outras regiões: Alguns devem saber que Lagoa produzia quatro milhões de litros de vinho que forneciam os militares que lutavam nas ex-colónias portuguesas em África. No entanto, na década de 70, o turismo atingiu o Algarve e muitas das vinhas foram convertidas em outro tipo de negócio, como campos de golfe e empreendimentos turísticos, o que fez com que as vinhas ficassem num abandono quase total.

Em Outubro, com a ajuda de Sara Silva (Presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve), Carsten contactou várias adegas algarvias e convidou-as a participar no projeto. Naturalmente, ficaram entusiasmados ao ouvir falar de outra maneira de apresentar seus produtos a mais pessoas. Uma das vinhas disse: “Acredito que é uma grande iniciativa, especialmente neste período em que as pessoas não conseguem viajar tanto”.

Em Dezembro, pouco antes do Natal, a Wine Lovers Algarve conseguiu distribuir as primeiras caixas para os seus primeiros clientes. Cada caixa em média custa 75 € por mês, preço que pode variar dependendo dos vinhos incluídos.  A Wine Lovers Algarve tem como compromisso que cada vinho tenha sempre o mesmo preço como se fosse comprar diretamente ao produtor.

Dentro do pacote encontra 6 vinhos diferentes de 6 vinhas diferentes. Normalmente, são três tintos, dois brancos e um rosé, espumante ou doce. Na embalagem de Dezembro, estes vinhos vieram da Quinta João Clara (Alcantarilha), Quinta da Tor (Loulé), Quinta dos Sentidos (Silves), Quinta dos Vales (Lagoa), Quinta do Francês (Silves) e Quinta do Barranco Longo (Algoz).

getting boxes ready

 A Wine Lovers Algarve incluiu ainda um presente de Natal como extra, um mel produzido pela Quinta dos Sentidos, sendo que esta também faz azeite e verjus na vinha.

Junto com as 6 garrafas, está incluída uma “carta de degustação” para cada vinho. Contém informações sobre o vinho, o produtor e como é feito. No verso da carta de degustação estão alguns conselhos para a degustação e winepairing da sommelier Joana Reis, gerente do Restaurante Avenida, em Lagos. Carsten explica a importância da carta de degustação na sua carta de boas-vindas, pois “recomenda fortemente que a leia enquanto bebe o vinho para melhorar a experiência”.

Por serem apenas 30 a 40 produtores espalhados pelo Algarve, significa que cada adega deverá figurar no pacote pelo menos duas vezes durante 2021. Com o aumento da popularidade dos vinhos algarvios e competições como o Concurso das Cidades do Vinho a decorrer no Algarve, Wine Lovers Algarve espera poder contribuir para “o renascimento de uma velha tradição”.