Nos dias 17 e 18 de setembro, as margens do rio Douro recebem o Douro & Porto Wine Festival, o evento dedicado ao vinho e à música e que pretende promover o melhor da região.

O festival conta com um cartaz repleto de nomes incontornáveis do mundo da música, como Gipsy Kings, The Stranglers, Fafá de Belém, Pedro Abrunhosa e muito mais, bem como alguns dos melhores Chefs do país, num balanço idílico entre gastronomia e entretenimento.

 

Com o Douro e o Porto como referência, entre os dias 17 e 18 de setembro, o Douro & Porto Wine Festival chega com uma programação única e sofisticada, inspirada no vinho. Realizado na margem do Rio Douro, com Lamego a olhar para a Régua, o cenário dispensa apresentações e recebe a fusão ideal entre o vinho, a gastronomia e a música. Produzido pela ALL OVER THE FUTURE, a iniciativa conta com o apoio do IVDP, da Câmara Municipal de Lamego e do Turismo do Porto e Norte.

Perfeito para famílias e jovens, o evento foi desenhado a pensar nos diferentes públicos: desde experientes produtores a simples grupos de amigos que procuram matar a curiosidade, o espaço tem áreas para todos os gostos. Valorizando sempre os momentos de convívio e bem-estar, o Douro & Porto Wine Festival tem como objetivo promover a produção vinícola e o desenvolvimento do enoturismo na Região. Eleita em junho como Cidade Europeia do Vinho 2023, esta conquista reafirma a Região do Douro como uma referência europeia no vinho, projetando as suas características distintas como destino turístico e oportunidade de investimento.

O Douro & Porto Wine Festival surge de uma vontade de celebrar e promover o melhor que a Região Demarcada do Douro tem para oferecer, num festival que se vive como uma experiência sensorial única. Projetamos ter envolvidas mais de 30 empresas da região e aproximadamente 100 produtores do Douro e é essa diversidade que queremos promover e dar a provar a quem nos visita.”, afirma Diogo Patrício Marques, responsável pela organização.

Assim, ao longo de 6 hectares, com capacidade para 20.000 pessoas por dia, o espaço recebe grandes nomes da música, bem como inúmeros chefs, produtores de vinhos de sucesso e diversos convidados. Na primeira edição do festival, o recinto abre portas a diferentes espaços, com destaque para os dois palcos principais. É por lá que vão passar os mais de 10 artistas nacionais e internacionais que compõem o cartaz do festival, acompanhados por mais de 100 produtores de vinhos da região do Douro e mais de 10 Chefs e Especialistas.

Para o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, “este tipo de iniciativas são essenciais à dinamização da região. O nosso objetivo é que o Douro continue a crescer de forma sustentada e assente na qualidade, e estes eventos são, sem dúvida, uma mais-valia para que isso aconteça. Fator determinante para o apoio do Turismo do Porto e Norte é o conceito encontrado para este evento, um modelo diferenciador que une o vinho e a música.

Uma posição corroborada por Francisco Manuel Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, que destaca a importância de dinamizar o interior do país. “Estamos muito felizes por acolher em Lamego um festival com uma oferta tão rica e completa, ideal para promover e animar a região. Associando o potencial da nossa cultura e território à sua notoriedade, acreditamos que é uma excelente oportunidade para impulsionar o turismo regional e dar a conhecer a todos os que nos visitem um Douro Moderno e sempre atual”, afirma.

Cook Stage

Com a curadoria e moderação do conceituado Chef. Miguel Castro e Silva, o Cook Stage é um dos espaços mais interessantes do festival, onde a gastronomia e o entretenimento figuram como cabeças de cartaz. Entre espetáculos de Live Cooking, degustações, música e palestras, o palco mais gourmet do Douro & Porto Wine Festival promete muita animação, com diversos convidados de honra. Chefs, produtores de vinho, artistas e figuras públicas, com nomes como JJ Vintém, António Loureiro, Marlene Vieira, Catarina Nascimento, Tiago Bonito, José Guedes, Dirk Niepoort, David Guimaraens, Fernando Alvim, Miguel Gameiro, entre muitos outros, sobem a palco para presentear os visitantes com surpreendentes momentos gastronómicos.

Douro & Porto Stage

Juntamente com a oferta vinícola e gastronómica do evento, como não podia deixar de ser, a música tem um papel de destaque/fundamental no festival. Assim, o Douro & Porto Stage prepara-se para receber grandes artistas do panorama nacional e internacional. Gipsy Kings, The Stranglers, Fafá de Belém, Pedro Abrunhosa, Tiago Bettencourt, Banda Filme Variações são alguns dos nomes escolhidos para animar o último fim de semana de verão com concertos que se anteveem inesquecíveis.

Mas as novidades não ficam por aqui e a lista de novos espaços e atividades continua. É o caso da Wine Experience, uma área com experiências sensoriais e vitivinícolas, com convidados nacionais e internacionais, onde é possível participar de várias provas e concursos. Entre stands variados de marcas com ativações, uma Cook Área com mais de 10 pratos exclusivos para venda e uma Área Premium de Food trucks, o festival prepara-se para receber os entusiastas do vinho de todas as partes do mundo.

O recinto acolhe ainda as famosas Wine Houses: pequenas casas de madeira distribuídas de forma organizada pelo espaço, onde é possível degustar, provar e comprar vinhos das mais variadas Quintas da Região demarcada do Douro.

Pensada e desenvolvida para proporcionar momentos premium e exclusivos, o Douro & Porto Wine Festival apresenta também a Zona Privilege. Com bares exclusivos, uma área de alimentação com acesso ao Cook StageMeet & Greet com artistas, acesso privilegiado ao palco, uma tenda Privilege com Shows Exclusivos e 20 Business Cabins, esta área oferece um leque de experiências únicas e personalizadas aos visitantes.

O festival realiza-se no Porto Comercial de Cambres e os bilhetes custam entre 30€ e 100€.