Nível de enchimento

O nível de enchimento deve ter em conta os seguintes factores: Altura correspondente ao volume nominal da garrafa ( 0.375, 0.75 L, raramente outros volumes ). Esta altura pode ser, consoante o modelo de garrafa, de 55 ou 63 mm.
Espaço cabeça desejado entre o vinho e a rolha. Trata-se, por um lado, de uma questão estética e, por outro, de minimizar ou não a câmara gasosa em contacto com o vinho.

nivel
Dilatação ou contracção do vinho por efeito de aumentos ou diminuições previsíveis de temperatura.
O volume nominal das garrafas é definido à temperatura de 20º C.

Raramente o enchimento se processa, exactamente, a esta temperatura, podendo mesmo efectuar-se a temperaturas bastante afastadas desse valor.

Rolha

A rolha de cortiça tem um papel determinante na qualidade do vinho devido às suas características peculiares:
impermeabilidade ao ar e aos líquidos, impedindo a oxidação dos vinhos,
propriedades mecânicas de compressibilidade, resiliência e de adesão à superfície do vidro, evitando a fuga de vinho e/ou a entrada de ar na garrafa,
contribuição para as propriedades sensoriais do vinho, por migração de compostos voláteis e compostos não voláteis solúveis no vinho, produto natural biodegradável e reciclável.

rolhas

Sendo a cortiça um produto natural há uma grande variabilidade na sua composição química, além de que é susceptível de sofrer contaminações microbianas, com formação de compostos que podem migrar para o vinho e alterar as suas propriedades sensoriais.

O 2,4,6-tricloroanisol (TCA) tem sido referido como sendo o principal responsável por comunicar aos vinhos o “gosto a rolha” tão desagradável como prejudicial para a indústria. Esta é uma das razões para o uso crescente de vedantes alternativos.

Engarrafamento e Enrolhamento Do Vinho – Nível de enchimento e Rolha