Uncategorized

Os melhores vinhos engarrafados do Dão (2009)

A iniciativa é da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão e realiza-se a cada triénio. Este ano o galardão máximo foi para um vinho da Global Wines/Dão Sul.
Num comunicado da CVR do Dão, o concurso “Os Melhores Vinhos Engarrafados do Dão” tem como principais objectivos “promover a qualidade, dinamizar a produção e estimular o consumo dos vinhos DOC Dão”.
O júri foi constituído por 7 elementos, na sua maioria técnicos das CVRs de várias regiões do país. Este ano houve, como é usual, um vencedor absoluto, que levou para casa o Prémio “Prestígio”, para além da medalha de ouro. Trata-se do tinto Cabriz Four C 2006, da Global Wines/Dão Sul, que conseguiu a maior pontuação entre todos os vinhos avaliados. Para além deste, o júri atribuiu ainda outras 9 medalhas de ouro (vinhos com mais de 90 pontos). Estranha-se, contudo, neste concurso a ausência de muitos produtores de nomeada. Podemos mencionar marcas como Quinta da Pellada, Quinta dos Roques, Quinta dos Carvalhais, Quinta da Garrida, Quinta das Marias, Quinta do Perdigão, Quinta da Bica, Quinta da Fata, Quinta da Falorca ou Vinha Paz.

II concurso “Os melhores vinhos engarrafados do Dão”: Medalhas de Ouro
VINHO PRODUTOR
Cabriz Four C tinto 2006 Global Wines/Dão Sul
Vineaticu tinto 2007 Quinta da Nespereira
Cabriz Reserva tinto 2005 Global Wines/Dão Sul
Quinta do Corujão Grande Escolha tinto 2004 António Batista
Primavera tinto 2005 Caves Primavera
Qta do Serrado Reserva 2005 Soc. Agr. Castro Pena Alba
Qta do Serrado Touriga Nacional tinto 2005 Soc. Agr. Castro Pena Alba
Casa de Santar Touriga Nacional tinto 2006 Soc. Agr. de Santar
Martinho Alves branco 2007 Caves Vinícolas Martinho Alves
Cabriz Encruzado branco 2007 Dão Sul/GlobalWines

Fonte: Revista de Vinhos

1 Comentário

  1. Sou o produtor da Quinta da Falorca, no meu caso, não vou ao concurso, porque não reconheço profissionalismo suficiente nesta CVR, para organizar este concurso.
    Quando forem alteradas algumas situações, poderemos voltar ao concurso.
    Por exemplo dar medalhas para colar nas garrafs, quando o concurso é de vinho na produção, que quer dizer que não está engarrafado quando vai à prova. Será que é o mesmo vinho – o da “medalha” e o da garrafa?!

Deixe o seu comentário