Algarve Produtores Turismo Vinhos Wines

VINHOS PAXÁ – PAXÁ WINES

paxa logo2

paxa logo2



Este produtor é um caso paradigmático do que são os Vinhos do Algarve nos tempos atuais! E diga-se, que conhecia muito pouco, solicitei um pouco para prova ao Sr. Tiago Lopes e não me arrependo das provas que fiz. Pelo contrário!

Tintos muito encorpados, como eu gosto! A mastigar, volumosos, com complexidade mas sem complexos de alguma ordem! Marcam a prova de forma intensa.

Os brancos, são muito aromáticos. A sua Viognier é algo incomensurávelmente bom! Não será muito consensual. Mas do meu ponto de vista, e servido à temperatura certa resulta numa prova em cheio, com a vantagem de fazer “parishing” quer com peixes temperados e até com carnes.

Vinho  (2) 512_172

Os rosés, já o disse, representa a grande vocação do Algarve! Sempre muito aromáticos, leves, suaves e que acopla com as comidas de esplanada e até para beber numa de social.

Venha daí conhecer um pouco da Quinta do Outeiro, a base da Paxá Wines.


As vinhas estão assentes em solo argilo-calcários, mas como se vê nas fotos, a argila predomina e influencia de sobremaneira a condução das vinhas. A argila tem a capacidade de absorver o calor originado pelas muitas horas de sol de que beneficia o Algarve por um lado, a retenção de água ocorre mais à superfície devido à maior impermeabilidade por outro. Em termos de clima, temos características atlânticas, com exposição aos ventos marítimos, num terroir assente numa inclinação virada a sul.

(clique nas imagens para ampliar)

O Eng. Joaquim Lopes é o obreiro e mentor deste projeto que se iniciou há perto de 15 anos. Devo dizer que é um dos muitos corajosos produtores de vinhos na região. O reconhecimento nacional e internacional traduzido em prémios está aí. Este ano arrecadou 2 medalhas no Concurso de Vinhos de Portugal! (Ver AQUI)

Castas predominantes:
Tintas – Touriga Nacional, Aragonez, Syrah, Alicante Bouschet e Trincadeira.
Brancas – Arinto, Alvarinho, Viognier.

PORTEFÓLIO

Se ficou curioso, aproveite se está no Algarve para conhecer. Se está fora pode encontrar os seus vinhos em diversas garrafeiras e El Corte Inglés. Venha daí conhecer os vinhos Quinta do Outeiro e Paxá!

Deixe o seu comentário