TERRAS DE PORTUGAL

btl_logo_site
BOLSA DE TURISMO DE LISBOA 2017
Turismo em mudança! De acordo com os dados do Turismo de Portugal, o paradigma de procura turística alterou-se nos últimos 10 anos. a BTL 2017 mostrou o grande momento que o Turismo nacional atravessa! Ao todo foram mais de 1500 expositores na edição deste ano. Enoturismo supera Sol e Mar O que a Bolsa de Turismo de Lisboa também veio demonstrar, é que a procura por visitas a produtores de vinho,…
logo-peso-da-regua-jpeg
Peso da Régua
Os vinhos Peso da Régua é uma cidade no distrito de Vila Real, situada junto ao rio Douro e que é considerada a capital da região demarcada na qual é produzido o conhecido Vinho do Porto. A Régua deve o seu desenvolvimento ao Marques de Pombal que em 1756 criou a Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro e que mandou delimitar com marcos de granito (marcos de Feitoria) as…
bdr
VILA DO BOMBARRAL E BATALHA DA ROLIÇA
VER AINDA 33º Festival do Vinho Português: A visitar Património, Produtores de Vinho e Restaurantes Recomendados 33º Festival do Vinho Português – 23ª Feira Nacional da Pêra Rocha: 2º DIA 33º Festival do Vinho Português – 23ª Feira Nacional da Pêra Rocha: 1º DIA   RESENHA HISTÓRICA Situada numa fértil planície de aluvião com pequenos outeiros em seu redor, Bombarral é sede de concelho formado por 4 freguesias, ocupando uma…
dscf2796
Carregal do Sal
Carregal situa-se numa zona entre as Serras da Estrela e do Caramulo. Hidrograficamente está também entre os rios Dão e Mondego. Vinhos São inúmeros os produtores aqui existentes e casas brasonadas de famílias importantes, que paralelamente produziam vinhos de qualidade e conhecidos internacionalmente, especialmente casas solarengas dos Séculos XVII e XVIII. Além de tudo isto, podem encontrar-se inúmeros monumentos pré-históricos. Existem aqui produtores de vinho como a Quinta do Ribeiro…
jose-maria-da-fonseca-2
Vila de Palmela – Terra Mãe de Vinhos
Grande parte da história de Palmela está profundamente ligada à sua importância como região vitivinícola. Desde os tempos mais remotos que se pratica a cultura da vinha, por a região reunir as condições adequadas de solo e clima para a produção de grande variedade de vinhos. A sua fama deve-se à gama de castas existentes, predominando nas tintas o tradicional Castelão enquanto que, nas brancas, se destacam Fernão Pires e…
logo-reguengos
REGUENGOS DE MONSARAZ – Caracterização e Resenha Histórica
Vinhos A cultura da vinha é milenar no Concelho de Reguengos de Monsaraz, embora não representasse uma atividade fundamental na economia da região até finais do séc. XIX. O que é hoje uma região vitivinícola consolidada teve a sua origem numa intervenção efetuada no final do século XIX, quando Manuel Augusto Mendes Papança, que ocupou o cargo de Presidente da Câmara durante várias vereações (entre 1852 e 1877), formou uma…
logo-albufeira
CIDADE DE ALBUFEIRA
A tradição vinícola no Algarve está intimamente ligada à presença árabe por estas paragens, uma vez que este povo, não só plantava vinha, como exportava o vinho dela resultante. Aproveitando o legado muçulmano, os cristãos incrementaram a produção e comercialização deste produto e, a partir de meados do séc. XIX, os vinhos algarvios começaram a ganhar reconhecimento nacional e internacional. Albufeira não foge à regra! E após a chegada de…
logo-artigo-castelo-rodrigo
FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO
  Figueira de Castelo Rodrigo é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 200 habitantes. É sede de um município com 508,58 km² de área e 6 260 habitantes (2011), subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Freixo de Espada à Cinta, a leste pela Espanha, a sul por Almeida, a…
capa-portimao
Cidade de Portimão
    Portimão é uma cidade portuguesa no Distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, com cerca de 40 000 habitantes. O centro da cidade está situado a cerca de 2 km do mar e é um centro importante de pesca e turismo. É sede de um município com 182,06 km² de área e 55 614 habitantes (2011), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte pelo…
logo-vila-do-redondo
VILA DO REDONDO
Redondo é uma vila portuguesa, no Distrito de Évora, região Alentejo e sub-região do Alentejo Central, com 5 733 habitantes (2012). É sede de um município com 369,51 km² de área e 7 031 habitantes (2011), subdividido em 2 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Estremoz e de Borba, a leste por Vila Viçosa e pelo Alandroal, a sueste por Reguengos de Monsaraz e a oeste…