Roteiros

toneis-de-maturacao
Alto Douro Vinhateiro – A Cultura Do Vinho
Cultura e sentido de Gosto O Vinho do Porto apresenta características peculiares e únicas, sendo um vinho licoroso, encorpado e aromático. Particularidades estas que são conferidas pelo processo de vinificação divergente do processo do vinho comum, nomeadamente pelo tempo diminuto da fase da fermentação e pela adição de aguardente, o que confere uma elevada graduação alcoólica resultando num vinho mais robusto e encorpado. O processo de vinificação engloba diversas etapas:…
hp-5
Vinhos do Algarve – Denominação de Origem Portimão
Há numerosas referências comprovativas da tradição e importância da vinha no Algarve. Durante a ocupação muçulmana, os árabes não só cultivavam a vinha como exportavam o vinho produzido. Após a reconquista, os cristãos aproveitaram e incrementaram a organização económica deixada por este povo. O relato anónimo de um dos cruzados que participou na conquista de Silves aos mouros, em 1189, referencia a existência de uma povoação na foz do rio…
qvp9
Denominação de Origem Controlada Óbidos – Vinhos de Lisboa
Das abas da Serra de Montejunto, para Noroeste, na direcção de e até Óbidos, estende-se uma numerosa sucessão de colinas e outeiros, cobertos por uma “manta de retalhos” onde a vinha assume posição dominante. É neste cenário que se desenvolve a zona vitivinícola de Óbidos, onde a dominância da vinha é francamente notória a partir do início do século XX. A sua presença é contudo referenciada desde os tempos da…
logo-patr-mundial
Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial
Património Mundial O Alto Douro Vinhateiro situado no nordeste de Portugal é possuidor de uma paisagem única, com beleza singular que apresenta características ímpares. Relevo e solo Desde um solo xistoso e acidentado com grandes diferenciações altimétricas, associado a características climatéricas e morfológicas agregados à construção de pequenos templos e capelas em locais de culto, confere-lhe cenários paisagísticos surpreendentes. Cultura Aliado à sua identidade paisagística é de referenciar a identidade…
logo-igp-codru
Vinhos da Moldávia – IGP Codru
A Região de Codru fica situada na zona central da Moldávia, ocupando perto de 52500 hectares de vinhedos. Um terreno fragmentado entre vales, pequenos montes e pequenos rios. 25% do território é ocupado por carvalhos e florestas de tílias. Estes fatores influenciam o micro-clima da região que se caracteriza por grande amplitude térmica anual, oscilando entre invernos muito rigorosos, a verões moderadamente quentes. Os solos são predimonantemente argilosos. Todos estes…
praia-fluvial-2
Sugestão para Piquenique Em Praia Fluvial
Tempo bom em Portugal, bons vinhos, boa comida e um local aprazível! A novíssima Praia Fluvial de Monsaraz, com mais de 120m de areal e a Barragem do Alqueva como pano de fundo convida-o! A ementa são petiscos simples de preparar e levar consigo; de comer à mão, exceto as saladas. Os vinhos sugeridos esta semana são da CARMIM. Bons e baratos. Peixinhos da Horta Ingredientes: Feijão Verde – 500…
historia-logo-2
Alto Douro Vinhateiro – A História do Vinho do Porto
Os primórdios Por toda a região duriense estão presentes espólios históricos, que remontam aos séculos III – IV, de lagares e vasilhames de vinho. Designação Porém, a designação de Vinho do Porto, apenas emerge na segunda metade do século XVII, como resultado do desenvolvimento da viticultura duriense e do aumento da exportação de vinhos. História de Oscilações e convulsões A origem e história do Vinho do Porto apresenta um longo percurso marcado por…
capa-sr-castelo-rodrigo
Vinhos da Sub-Região de Castelo Rodrigo
Enquadramento A região de vinhos da Beira Interior é constituída por 3 sub-regiões. Vamos falar da singular zona de Castelo Rodrigo! Área Geográfica Os concelhos de Almeida (freguesias de Almeida, Castelo Bom, Junça, Malpartida e Naves) e Figueira de Castelo Rodrigo (excepto a freguesia de Escalhão). No sopé da Serra da Marofa, entre os vales dos rios Côa e Águeda, que desaguam no Internacional e vizinho Rio Douro, situa-se Figueira…
capa-qvm
VINHOS DE TRÁS-OS-MONTES – Sub-região de Valpaços
Valpaços Aspeto do Museu A sub-região de Valpaços localiza-se no centro do coração da Terra Quente Transmontana. Amplamente reconhecida pela produção de vinhos que remontam a tempos romanos, tal presença está intrinsecamente marcada nas rochas o maior número de lagares cavados na rocha até hoje identificados. Nesta Sub-Região, os solos apresentam diferenças significativas, ocorrendo uma maior incidência de manchas de xisto, existindo muitas zonas de transição com solos graníticos, a…
big_home_quintas_02a
ALTO DOURO VINHATEIRO – Caracterização da Região Demarcada do Douro
Delimitações A Região Demarcada do Douro situa-se no nordeste de Portugal, na bacia hidrográfica do Douro, abrangendo uma área total de 250 000 hectares, sendo 45 000 hectares de vinhas que se estendem pelo rio Douro e nos respetivos afluentes, desde a serra do Marão e Montemuro até Barca de Alva na fronteira com a Espanha, a leste. A norte e a sul a região é delimitada por cotas entre os 500 e os…