Roteiros

logo c compostela
Casa de Compostela – Vinho Verde em Famalicão
Mais de meio século marca a história deste importante produtor de vinho verde, inserido na sub-região do Ave! A área total de vinha completa perto de 40 hectares, assente em solo sílico-argiloso, beneficiando de um clima Atlântico de interior. Em região de elevada pluviosidade é relativamente seca. Beneficiando uma excelente exposição ao sol, predominam as castas recomendadas e autorizadas para esta área – Alvarinho, Arinto, Sauvignon, Loureiro, Pedernã, Trajadura e…
Logo Quinzena Gastronómica
6ª Quinzena Gastronómica Aguardente DOC Lourinhã – 2017
Entre 16 e 26 de Novembro, irá realizar-se a 6ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, um evento que pretende promover este produto de excelência e que é considerado uma das três melhores aguardentes do mundo. Durante 10 dias, a Aguardente DOC Lourinhã será o ingrediente “estrela” de cerca de 40 receitas gastronómicas, que vão desde o doce ao salgado, passando por alguns dos pratos portugueses mais característicos,…
Capa
Serra de Montejunto – horizontes de vinha e paisagem !
Tendo como anfitrião o Sr. Presidente do Município do Cadaval, Dr. José Bernardo, o Clube de Vinhos Portugueses teve um raro privilégio de conhecer um pouco mais este deslumbrante conjunto montanhoso repartido por duas autarquias: Cadaval e Alenquer. Em termos de matéria de vinhos, a grande atração por estas encostas acima é a emblemática casta Vital !!! Uma variedade única que origina vinhos muito aromáticos e personalizados, quando produzidos em…
Capa Vinho do Algarve RVA 2
O Boom da Vinha e do Vinho no Algarve – Introdução
Entre o fim do Séc. XX e o virar do Milénio Os últimos 20 anos assistiram ao boom da velha tradição de produção de vinhos no Algarve, que remonta a povos que foram ocupando o Sul da Península Ibérica. Gregos e fenícios trouxeram as primeiras vides. Sucederam os romanos que continuaram com a plantação e expansão da vinha. O Algarve está longe de ser apenas uma região de Sol, Praia…
Clique na imagem
Visita ao Monte dos Perdigões em Reguengos de Monsaraz
Ao contemplar paisagens destas faz-me recordar o porquê adorar tanto este mundo dos vinhos !!! Os trajetos percorridos O Dr. Vasco d’Avillez refere sempre e bem que a “vinha transfigura completamente a paisagem de uma zona ou região”. E estando nós na Capital do Vinho, Reguengos de Monsaraz, nunca podemos esquecer os Territórios em que estamos. Nada mais certo !!! Na visita ao Monte dos Perdigões mais de 250 hectares de vinha…
vinhosrm
VINHOS DO ALENTEJO: Sub-Região de Reguengos
Área Geográfica Os concelhos de Reguengos de Monsaraz, Évora (parte da freguesia de São Vicente do Pigeiro) e Redondo (parte da freguesia de Montoito). O Terroir É a maior e uma das mais prestigiadas sub-regiões do Alentejo, assente em terrenos pobres e pedregosos, repleta de afloramentos rochosos que marcam de forma dramática a paisagem de Reguengos. Solos e Clima Os solos xistosos e o clima profundamente continental, com Invernos muito…
Capa sb 2
Socalcos do Bouro, Amares – Braga, Puros Vinhos Verdes !
A paisagem aqui é magnífica e representa o que se pode vislumbrar e contemplar quando se percorre um pouco da Região de Vinhos Verdes! E mais ainda quando somos surpreendidos com qualidade em desconhecidos. Caso para questionar E se um produtor desconhecido lhe der um vinho a provar? A minha visita Sim, claro que aceito provar. E de todo fiquei surpreendido com tamanha qualidade do vinho aqui produzido. O Solo…