Roteiros

Logo Quinzena Gastronómica
6ª Quinzena Gastronómica Aguardente DOC Lourinhã – 2017
Entre 16 e 26 de Novembro, irá realizar-se a 6ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, um evento que pretende promover este produto de excelência e que é considerado uma das três melhores aguardentes do mundo. Durante 10 dias, a Aguardente DOC Lourinhã será o ingrediente “estrela” de cerca de 40 receitas gastronómicas, que vão desde o doce ao salgado, passando por alguns dos pratos portugueses mais característicos,…
Capa
Serra de Montejunto – horizontes de vinha e paisagem !
Tendo como anfitrião o Sr. Presidente do Município do Cadaval, Dr. José Bernardo, o Clube de Vinhos Portugueses teve um raro privilégio de conhecer um pouco mais este deslumbrante conjunto montanhoso repartido por duas autarquias: Cadaval e Alenquer. Em termos de matéria de vinhos, a grande atração por estas encostas acima é a emblemática casta Vital !!! Uma variedade única que origina vinhos muito aromáticos e personalizados, quando produzidos em…
Capa Vinho do Algarve RVA 2
O Boom da Vinha e do Vinho no Algarve – Introdução
Entre o fim do Séc. XX e o virar do Milénio Os últimos 20 anos assistiram ao boom da velha tradição de produção de vinhos no Algarve, que remonta a povos que foram ocupando o Sul da Península Ibérica. Gregos e fenícios trouxeram as primeiras vides. Sucederam os romanos que continuaram com a plantação e expansão da vinha. O Algarve está longe de ser apenas uma região de Sol, Praia…
Clique na imagem
Visita ao Monte dos Perdigões em Reguengos de Monsaraz
Ao contemplar paisagens destas faz-me recordar o porquê adorar tanto este mundo dos vinhos !!! Os trajetos percorridos O Dr. Vasco d’Avillez refere sempre e bem que a “vinha transfigura completamente a paisagem de uma zona ou região”. E estando nós na Capital do Vinho, Reguengos de Monsaraz, nunca podemos esquecer os Territórios em que estamos. Nada mais certo !!! Na visita ao Monte dos Perdigões mais de 250 hectares de vinha…
vinhosrm
VINHOS DO ALENTEJO: Sub-Região de Reguengos
Área Geográfica Os concelhos de Reguengos de Monsaraz, Évora (parte da freguesia de São Vicente do Pigeiro) e Redondo (parte da freguesia de Montoito). O Terroir É a maior e uma das mais prestigiadas sub-regiões do Alentejo, assente em terrenos pobres e pedregosos, repleta de afloramentos rochosos que marcam de forma dramática a paisagem de Reguengos. Solos e Clima Os solos xistosos e o clima profundamente continental, com Invernos muito…
Capa sb 2
Socalcos do Bouro, Amares – Braga, Puros Vinhos Verdes !
A paisagem aqui é magnífica e representa o que se pode vislumbrar e contemplar quando se percorre um pouco da Região de Vinhos Verdes! E mais ainda quando somos surpreendidos com qualidade em desconhecidos. Caso para questionar E se um produtor desconhecido lhe der um vinho a provar? A minha visita Sim, claro que aceito provar. E de todo fiquei surpreendido com tamanha qualidade do vinho aqui produzido. O Solo…
bairrada cl
Bairrada – Uma região entre Mar e Serras !
 Apontamento Histórico A Bairrada é uma região produtora de vinhos, plena de vitalidade e de história e que procura um lugar no futuro. Foi, no passado, uma terra de passagem e de conquistas, de lutas entre cristãos e árabes no tempo da formação de Portugal, quando a capital do reino era Coimbra e o caminho da afirmação era para sul. Foi, também, terra de defesa da independência ameaçada pelos exércitos…
capa programa 17
Bacalhau – Um Sabor Português – Museu Marítimo de Ílhavo
O Museu O Museu Marítimo de Ílhavo, Aveiro, foi fundado por Américo Teles, a 8 de Agosto de 1937, tendo como vocação a exposição etnográfica e regional, destinada a divulgar a ligação entre a população ilhavense, o mar e a ria de Aveiro. Receita Bacalhau à Algarvia Vinhos Recomendados A constituição deste museu, não foi fácil, tendo sido possível com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Marítimo de…
A Cultura Do Vinho
Alto Douro Vinhateiro – A Cultura Do Vinho
Cultura e sentido de Gosto O Vinho do Porto apresenta características peculiares e únicas, sendo um vinho licoroso, encorpado e aromático. Particularidades estas que são conferidas pelo processo de vinificação divergente do processo do vinho comum, nomeadamente pelo tempo diminuto da fase da fermentação e pela adição de aguardente, o que confere uma elevada graduação alcoólica resultando num vinho mais robusto e encorpado. O processo de vinificação engloba diversas etapas:…
hp-5
Vinhos do Algarve – Denominação de Origem Portimão
Há numerosas referências comprovativas da tradição e importância da vinha no Algarve. Durante a ocupação muçulmana, os árabes não só cultivavam a vinha como exportavam o vinho produzido. Após a reconquista, os cristãos aproveitaram e incrementaram a organização económica deixada por este povo. O relato anónimo de um dos cruzados que participou na conquista de Silves aos mouros, em 1189, referencia a existência de uma povoação na foz do rio…
Denominação de Origem Controlada Óbidos
Denominação de Origem Controlada Óbidos – Vinhos de Lisboa
Das abas da Serra de Montejunto, para Noroeste, na direcção de e até Óbidos, estende-se uma numerosa sucessão de colinas e outeiros, cobertos por uma “manta de retalhos” onde a vinha assume posição dominante. É neste cenário que se desenvolve a zona vitivinícola de Óbidos, onde a dominância da vinha é francamente notória a partir do início do século XX. A sua presença é contudo referenciada desde os tempos da…
Património Mundial
Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial
Património Mundial O Alto Douro Vinhateiro situado no nordeste de Portugal é possuidor de uma paisagem única, com beleza singular que apresenta características ímpares. Relevo e solo Desde um solo xistoso e acidentado com grandes diferenciações altimétricas, associado a características climatéricas e morfológicas agregados à construção de pequenos templos e capelas em locais de culto, confere-lhe cenários paisagísticos surpreendentes. Cultura Aliado à sua identidade paisagística é de referenciar a identidade…