Roteiros

capa-qvm
VINHOS DE TRÁS-OS-MONTES – Sub-região de Valpaços
Valpaços Aspeto do Museu A sub-região de Valpaços localiza-se no centro do coração da Terra Quente Transmontana. Amplamente reconhecida pela produção de vinhos que remontam a tempos romanos, tal presença está intrinsecamente marcada nas rochas o maior número de lagares cavados na rocha até hoje identificados. Nesta Sub-Região, os solos apresentam diferenças significativas, ocorrendo uma maior incidência de manchas de xisto, existindo muitas zonas de transição com solos graníticos, a…
big_home_quintas_02a
ALTO DOURO VINHATEIRO – Caracterização da Região Demarcada do Douro
Delimitações A Região Demarcada do Douro situa-se no nordeste de Portugal, na bacia hidrográfica do Douro, abrangendo uma área total de 250 000 hectares, sendo 45 000 hectares de vinhas que se estendem pelo rio Douro e nos respetivos afluentes, desde a serra do Marão e Montemuro até Barca de Alva na fronteira com a Espanha, a leste. A norte e a sul a região é delimitada por cotas entre os 500 e os…
lourinhaa
Aguardentes Vínicas – Denominação de Origem Lourinhã
A Denominação de Origem A Lourinhã é a única Denominação de Origem exclusiva para aguardentes em Portugal! A história perde-se nos tempos. Mais de 5 séculos a produzir e a envelhecer aguardentes! Durante mais de 200 anos fortificou os melhores vinhos do Porto e atualmente é utilizada na fortificação do renascido Vinho de Carcavelos! Legislação A região da Lourinhã é, tradicionalmente, produtora de aguardentes vínicas cuja qualidade tem sido reconhecida desde…
capa-pel-2017
Peixe Em Lisboa (10ª edição) – 2017
A repetir ! Decorreu na semana passada a 10ª edição do Peixe em Lisboa. Novidades a salientar foram duas. A primeira foi o novíssimo espaço mais amplo, espaçoso e sem encontrões que proporcionou o Pavilhão Carlos Lopes, além de eliminar problemas de acessibilidades. Pavilhão Carlos Lopes – Um edifício icónico ! Espaço amplo A segunda foi o facto da Câmara de Lisboa, cada vez mais se envolver na Região de…
galerie4
VINHOS DO ALGARVE – Denominação de Origem de Tavira
Área Geográfica A área geográfica correspondente à Denominação de Origem Controlada Tavira abrange os concelhos de Faro, Olhão, São Brás de Alportel (parte da freguesia do mesmo nome), Castro Marim (parte da freguesia do mesmo nome), Tavira (freguesias da Luz e Santiago e parte das freguesias de Conceição, Santa Catarina, Santa Marta e Santo Estêvão) e Vila Real de Santo António (a freguesia de Vila Nova da Cacela). Produtores do…
btl_logo_site
BOLSA DE TURISMO DE LISBOA 2017
Turismo em mudança! De acordo com os dados do Turismo de Portugal, o paradigma de procura turística alterou-se nos últimos 10 anos. a BTL 2017 mostrou o grande momento que o Turismo nacional atravessa! Ao todo foram mais de 1500 expositores na edição deste ano. Enoturismo supera Sol e Mar O que a Bolsa de Turismo de Lisboa também veio demonstrar, é que a procura por visitas a produtores de vinho,…
qta avelar 1
O VINHO DE BUCELAS DOC
  O VINHO DE BUCELAS DOC A fama do vinho de Bucelas é bastante antiga, julgando-se que a cultura da vinha foi introduzida na região pelos romanos. Influência do Marquês O Marquês de Pombal interessou-se muito pelo vinho de Bucelas e diz-se que com a finalidade de valorizar a cultura da vinha, importou algumas castas do Reno alguns autores, pelo contrário, afirmam que as castas do Reno são originários de…
logo-mor-valley
MorValley – Peso da Régua
A MorValley tem origem na Quinta da Capela em 1772, e parte agora para uma nova aventura vitivinícola. Sob comando do proprietério e enólogo, Engº Jose Carlos Monteiro Pinto, estamos em zona de solo granitico, de altitudes até 600m, estando sujeitos a ventos fortes e a um clima atlântico-continental. Invernos muito rigorosos e verões relativamente quentes. Estamos perante cerca de 120 hectares, entre vinhas velhas e vinhas novas que têm…
logo-alorna
Quinta da Alorna
Como chegar: Quem vai para Almeirim à Sopa da Pedra, pela entrada da EN 118 pode desviar na Wine Shop do lado direito, na Quinta Da Alorna. Pelo requinte da decoração da loja, pela história associada e acima de tudo pela extrema relação qualidade/preço dos seus vinhos merece uma visita atenta de quem lá passa, até porque os preços praticados costumam ser um pouco mais baixos em relação a garrafeiras, grandes…
Alvarinho (clique para conhecer melhor)
Casta Alvarinho
A casta Alvarinho é considerada, por muitos, a melhor casta branca enxertada nas vinhas portuguesas e produz um vinho de elevadíssima qualidade; É rara, de baixa produção e dá origem a vinhos únicos em termos de aroma e sabor; As uvas Alvarinho são as mais valiosas e bem pagas de todo o País. Atualmente é plantada em diversas regiões de Portugal e do Mundo, mas é na Sub-região de Monção…