Roteiros

bairrada cl
Bairrada – Uma região entre Mar e Serras !
 Apontamento Histórico A Bairrada é uma região produtora de vinhos, plena de vitalidade e de história e que procura um lugar no futuro. Foi, no passado, uma terra de passagem e de conquistas, de lutas entre cristãos e árabes no tempo da formação de Portugal, quando a capital do reino era Coimbra e o caminho da afirmação era para sul. Foi, também, terra de defesa da independência ameaçada pelos exércitos…
capa programa 17
Bacalhau – Um Sabor Português – Museu Marítimo de Ílhavo
O Museu O Museu Marítimo de Ílhavo, Aveiro, foi fundado por Américo Teles, a 8 de Agosto de 1937, tendo como vocação a exposição etnográfica e regional, destinada a divulgar a ligação entre a população ilhavense, o mar e a ria de Aveiro. Receita Bacalhau à Algarvia Vinhos Recomendados A constituição deste museu, não foi fácil, tendo sido possível com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Marítimo de…
toneis-de-maturacao
Alto Douro Vinhateiro – A Cultura Do Vinho
Cultura e sentido de Gosto O Vinho do Porto apresenta características peculiares e únicas, sendo um vinho licoroso, encorpado e aromático. Particularidades estas que são conferidas pelo processo de vinificação divergente do processo do vinho comum, nomeadamente pelo tempo diminuto da fase da fermentação e pela adição de aguardente, o que confere uma elevada graduação alcoólica resultando num vinho mais robusto e encorpado. O processo de vinificação engloba diversas etapas:…
hp-5
Vinhos do Algarve – Denominação de Origem Portimão
Há numerosas referências comprovativas da tradição e importância da vinha no Algarve. Durante a ocupação muçulmana, os árabes não só cultivavam a vinha como exportavam o vinho produzido. Após a reconquista, os cristãos aproveitaram e incrementaram a organização económica deixada por este povo. O relato anónimo de um dos cruzados que participou na conquista de Silves aos mouros, em 1189, referencia a existência de uma povoação na foz do rio…
Denominação de Origem Controlada Óbidos
Denominação de Origem Controlada Óbidos – Vinhos de Lisboa
Das abas da Serra de Montejunto, para Noroeste, na direcção de e até Óbidos, estende-se uma numerosa sucessão de colinas e outeiros, cobertos por uma “manta de retalhos” onde a vinha assume posição dominante. É neste cenário que se desenvolve a zona vitivinícola de Óbidos, onde a dominância da vinha é francamente notória a partir do início do século XX. A sua presença é contudo referenciada desde os tempos da…