Roteiros

vmourem 3
Vinhos Com Denominação de Origem Encostas de Aire
Vinhos Com Denominação de Origem Encostas de Aire Para falar de Vinhos Com Denominação de Origem Encostas de Aire, da Região de Vinhos de Lisboa é recuar aos tempos da Nacionalidade ! História De acordo com registos, antes do Mosteiro existia a Igreja de Santa Maria de Alcobaça ! A partir do qual, os Monges da Ordem de Císter que aí se instalaram, distribuiram coutadas agrícolas para Interior até Tomar e para…
Xisto uma imagem do Alto Douro Vinhateiro
Xisto uma imagem do Alto Douro Vinhateiro
Xisto uma imagem do Alto Douro Vinhateiro Temos no Xisto uma imagem do Alto Douro Vinhateiro, dado que quase toda a região se situa no complexo xisto-grauváquico pré-câmbrico. Como se pode verificar no Mapa do IVDP, o Xisto é a rocha dominante nos solos da região, desde o Cima Corgo, Baixo Corgo até ao Douro Superior. Ou seja, fundamentalmente composto por xisto embora em algumas zonas, nomeadas de transição, sejam de…
A Cultura Do Vinho
Alto Douro Vinhateiro – A Cultura Do Vinho
Alto Douro Vinhateiro – A Cultura Do Vinho A Cultura do Vinho e sentido de Gosto O Vinho do Porto apresenta características peculiares e únicas, sendo um vinho licoroso, encorpado e aromático. Particularidades estas que são conferidas pelo processo de vinificação divergente do processo do vinho comum, nomeadamente pelo tempo diminuto da fase da fermentação e pela adição de aguardente, o que confere uma elevada graduação alcoólica resultando num vinho…
Património Mundial
Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial
Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial O Alto Douro Vinhateiro situado no nordeste de Portugal é possuidor de uma paisagem única, com beleza singular que apresenta características ímpares. Relevo e solo Desde um solo xistoso e acidentado com grandes diferenciações altimétricas, associado a características climatéricas e morfológicas agregados à construção de pequenos templos e capelas em locais de culto, confere-lhe cenários paisagísticos surpreendentes. Cultura Aliado à sua identidade paisagística é…
Alto Douro Vinhateiro – Prensagem, transfega e lotação
Alto Douro Vinhateiro – Prensagem, transfega e lotação
Prensagem As partes sólidas que foram separadas do mosto são prensadas e misturam sedimento. Os vinhos originados da prensagem apresentam uma cor mais forte, com aroma mais intenso e ricos em taninos e em polissacarídeos. Sendo por isso muitas vezes adicionados a outros vinhos de forma a conferir estrutura e volume. Quando utilizadas prensas verticais ou pneumáticas é passível de se extrair um determinado volume de vinho com características semelhantes…
DSCN7418
Região de Vinho Verde – Sub-região do Sousa
A Histórica Sub-região do Sousa ! Nesta zona de Denominação de Origem de Vinhos Verdes (DOC), o clima é ameno, as amplitudes térmicas são baixas, assim como o número de dias de forte calor durante o Verão. Relativamente à pluviosidade, também se caracteriza por estar abaixo da média. Esta pode ser considerada uma sub-região de transição, uma vez que não está diretamente exposta à influência atlântica, no entanto, esta influência faz-se…
Caracterização da Região Demarcada do Douro
Alto Douro Vinhateiro – Caracterização da Região Demarcada do Douro
Delimitações A Região Demarcada do Douro situa-se no nordeste de Portugal, na bacia hidrográfica do Douro, abrangendo uma área total de 250 000 hectares, sendo 45 000 hectares de vinhas que se estendem pelo rio Douro e nos respetivos afluentes, desde a serra do Marão e Montemuro até Barca de Alva na fronteira com a Espanha, a leste. A norte e a sul a região é delimitada por cotas entre os 500 e os…