Roteiros

A Cultura Do Vinho
Alto Douro Vinhateiro – A Cultura Do Vinho
Alto Douro Vinhateiro – A Cultura Do Vinho A Cultura do Vinho e sentido de Gosto O Vinho do Porto apresenta características peculiares e únicas, sendo um vinho licoroso, encorpado e aromático. Particularidades estas que são conferidas pelo processo de vinificação divergente do processo do vinho comum, nomeadamente pelo tempo diminuto da fase da fermentação e pela adição de aguardente, o que confere uma elevada graduação alcoólica resultando num vinho…
Património Mundial
Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial
Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial O Alto Douro Vinhateiro situado no nordeste de Portugal é possuidor de uma paisagem única, com beleza singular que apresenta características ímpares. Relevo e solo Desde um solo xistoso e acidentado com grandes diferenciações altimétricas, associado a características climatéricas e morfológicas agregados à construção de pequenos templos e capelas em locais de culto, confere-lhe cenários paisagísticos surpreendentes. Cultura Aliado à sua identidade paisagística é…
Alto Douro Vinhateiro – Prensagem, transfega e lotação
Alto Douro Vinhateiro – Prensagem, transfega e lotação
Prensagem As partes sólidas que foram separadas do mosto são prensadas e misturam sedimento. Os vinhos originados da prensagem apresentam uma cor mais forte, com aroma mais intenso e ricos em taninos e em polissacarídeos. Sendo por isso muitas vezes adicionados a outros vinhos de forma a conferir estrutura e volume. Quando utilizadas prensas verticais ou pneumáticas é passível de se extrair um determinado volume de vinho com características semelhantes…
DSCN7418
Região de Vinho Verde – Sub-região do Sousa
A Histórica Sub-região do Sousa ! Nesta zona de Denominação de Origem de Vinhos Verdes (DOC), o clima é ameno, as amplitudes térmicas são baixas, assim como o número de dias de forte calor durante o Verão. Relativamente à pluviosidade, também se caracteriza por estar abaixo da média. Esta pode ser considerada uma sub-região de transição, uma vez que não está diretamente exposta à influência atlântica, no entanto, esta influência faz-se…
Caracterização da Região Demarcada do Douro
Alto Douro Vinhateiro – Caracterização da Região Demarcada do Douro
Delimitações A Região Demarcada do Douro situa-se no nordeste de Portugal, na bacia hidrográfica do Douro, abrangendo uma área total de 250 000 hectares, sendo 45 000 hectares de vinhas que se estendem pelo rio Douro e nos respetivos afluentes, desde a serra do Marão e Montemuro até Barca de Alva na fronteira com a Espanha, a leste. A norte e a sul a região é delimitada por cotas entre os 500 e os…
vdm-vidigueira-9
Vinhos da Sub-Região da Vidigueira – Denominação de Origem Alentejo
A Sub-Região da Vidigueira A falha da Vidigueira, um acidente natural que marca a divisão entre o Alto e o Baixo Alentejo, determina a razão de ser da Vidigueira, a sub-região mais a Sul do Alentejo. As escarpas de orientação Este-Oeste, com cerca de 50 quilómetros de comprimento, condicionam o clima da Vidigueira, convertendo-a, apesar da localização tão a Sul, numa das sub-regiões com o clima mais temperado do Alentejo.…
fermentação 4
Alto Douro Vinhateiro – Maceração, Fermentação e Aguardentação ou Beneficiação
Maceração A maceração pré-fermentativa é sempre opcional e tem como objetivo dissolver, os componentes das películas no mosto através do contacto entre ambos, pois nas películas estão os componentes ligados à cor e ao aroma. Pretende-se enriquecer o mosto nestes constituintes. A maceração pré-fermentativa faz-se antes de se iniciar a fermentação alcoólica, pois após o aparecimento do álcool os fenómenos enzimáticos responsáveis por este enriquecimento deixam de estar ativos e,…