Roteiros

logo-patr-mundial
Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial
Património Mundial O Alto Douro Vinhateiro situado no nordeste de Portugal é possuidor de uma paisagem única, com beleza singular que apresenta características ímpares. Relevo e solo Desde um solo xistoso e acidentado com grandes diferenciações altimétricas, associado a características climatéricas e morfológicas agregados à construção de pequenos templos e capelas em locais de culto, confere-lhe cenários paisagísticos surpreendentes. Cultura Aliado à sua identidade paisagística é de referenciar a identidade…
logo-igp-codru
Vinhos da Moldávia – IGP Codru
A Região de Codru fica situada na zona central da Moldávia, ocupando perto de 52500 hectares de vinhedos. Um terreno fragmentado entre vales, pequenos montes e pequenos rios. 25% do território é ocupado por carvalhos e florestas de tílias. Estes fatores influenciam o micro-clima da região que se caracteriza por grande amplitude térmica anual, oscilando entre invernos muito rigorosos, a verões moderadamente quentes. Os solos são predimonantemente argilosos. Todos estes…
praia-fluvial-2
Sugestão para Piquenique Em Praia Fluvial
Tempo bom em Portugal, bons vinhos, boa comida e um local aprazível! A novíssima Praia Fluvial de Monsaraz, com mais de 120m de areal e a Barragem do Alqueva como pano de fundo convida-o! A ementa são petiscos simples de preparar e levar consigo; de comer à mão, exceto as saladas. Os vinhos sugeridos esta semana são da CARMIM. Bons e baratos. Peixinhos da Horta Ingredientes: Feijão Verde – 500…
historia-logo-2
Alto Douro Vinhateiro – A História do Vinho do Porto
Os primórdios Por toda a região duriense estão presentes espólios históricos, que remontam aos séculos III – IV, de lagares e vasilhames de vinho. Designação Porém, a designação de Vinho do Porto, apenas emerge na segunda metade do século XVII, como resultado do desenvolvimento da viticultura duriense e do aumento da exportação de vinhos. História de Oscilações e convulsões A origem e história do Vinho do Porto apresenta um longo percurso marcado por…
capa-sr-castelo-rodrigo
Vinhos da Sub-Região de Castelo Rodrigo
Enquadramento A região de vinhos da Beira Interior é constituída por 3 sub-regiões. Vamos falar da singular zona de Castelo Rodrigo! Área Geográfica Os concelhos de Almeida (freguesias de Almeida, Castelo Bom, Junça, Malpartida e Naves) e Figueira de Castelo Rodrigo (excepto a freguesia de Escalhão). No sopé da Serra da Marofa, entre os vales dos rios Côa e Águeda, que desaguam no Internacional e vizinho Rio Douro, situa-se Figueira…
capa-qvm
VINHOS DE TRÁS-OS-MONTES – Sub-região de Valpaços
Valpaços Aspeto do Museu A sub-região de Valpaços localiza-se no centro do coração da Terra Quente Transmontana. Amplamente reconhecida pela produção de vinhos que remontam a tempos romanos, tal presença está intrinsecamente marcada nas rochas o maior número de lagares cavados na rocha até hoje identificados. Nesta Sub-Região, os solos apresentam diferenças significativas, ocorrendo uma maior incidência de manchas de xisto, existindo muitas zonas de transição com solos graníticos, a…
big_home_quintas_02a
ALTO DOURO VINHATEIRO – Caracterização da Região Demarcada do Douro
Delimitações A Região Demarcada do Douro situa-se no nordeste de Portugal, na bacia hidrográfica do Douro, abrangendo uma área total de 250 000 hectares, sendo 45 000 hectares de vinhas que se estendem pelo rio Douro e nos respetivos afluentes, desde a serra do Marão e Montemuro até Barca de Alva na fronteira com a Espanha, a leste. A norte e a sul a região é delimitada por cotas entre os 500 e os…
lourinhaa
Aguardentes Vínicas – Denominação de Origem Lourinhã
A Denominação de Origem A Lourinhã é a única Denominação de Origem exclusiva para aguardentes em Portugal! A história perde-se nos tempos. Mais de 5 séculos a produzir e a envelhecer aguardentes! Durante mais de 200 anos fortificou os melhores vinhos do Porto e atualmente é utilizada na fortificação do renascido Vinho de Carcavelos! Legislação A região da Lourinhã é, tradicionalmente, produtora de aguardentes vínicas cuja qualidade tem sido reconhecida desde…
capa-pel-2017
Peixe Em Lisboa (10ª edição) – 2017
A repetir ! Decorreu na semana passada a 10ª edição do Peixe em Lisboa. Novidades a salientar foram duas. A primeira foi o novíssimo espaço mais amplo, espaçoso e sem encontrões que proporcionou o Pavilhão Carlos Lopes, além de eliminar problemas de acessibilidades. Pavilhão Carlos Lopes – Um edifício icónico ! Espaço amplo A segunda foi o facto da Câmara de Lisboa, cada vez mais se envolver na Região de…
galerie4
VINHOS DO ALGARVE – Denominação de Origem de Tavira
Área Geográfica A área geográfica correspondente à Denominação de Origem Controlada Tavira abrange os concelhos de Faro, Olhão, São Brás de Alportel (parte da freguesia do mesmo nome), Castro Marim (parte da freguesia do mesmo nome), Tavira (freguesias da Luz e Santiago e parte das freguesias de Conceição, Santa Catarina, Santa Marta e Santo Estêvão) e Vila Real de Santo António (a freguesia de Vila Nova da Cacela). Produtores do…