Rotas

qta avelar 1
O VINHO DE BUCELAS DOC
  O VINHO DE BUCELAS DOC A fama do vinho de Bucelas é bastante antiga, julgando-se que a cultura da vinha foi introduzida na região pelos romanos. Influência do Marquês O Marquês de Pombal interessou-se muito pelo vinho de Bucelas e diz-se que com a finalidade de valorizar a cultura da vinha, importou algumas castas do Reno alguns autores, pelo contrário, afirmam que as castas do Reno são originários de…
ROTA DOS VINHOS DO ALENTEJO (clique na imagem)
ROTAS DOS VINHOS – ALENTEJO
ROTA 1 (clique nas imagens para ampliar) ROTA 2 (clique nas imagens para ampliar) ROTA 3 (clique nas imagens para ampliar) OS ROTEIROS DA ROTA POR ONDE PODE PASSAR ROTA 1 ROTA 2 ROTA 3       ·             Alter do Chão ·             Arraiolos ·             Alvito       ·             Avis ·             Borba ·             Beja       ·             Castelo de Vide ·             Estremoz  ·             Cuba       ·            …
ROTAS DOS VINHOS – Douro e Porto (clique na imagem para mais detalhes)
ROTAS DOS VINHOS – Douro e Porto
PATROCÍNIO   AS ROTAS (clique nos links assinalados para obter mais informação) POR ONDE PODE PASSAR ROTA 1 ROTA 2 ROTA 3 Armamar Alijó Figueira de Castelo Rodrigo Galafura Favaios Freixo de Espada à Cinta Lamego Murça Pinhão Mesão Frio Pinhão Torre de Moncorvo Peso da Régua – Poirares São João da Pesqueira Vila Flor Peso da Régua – Vilarinho de Freires Tabuaço Vila Nova de Foz Côa Pinhão  …
Beira Interior
ROTA DOS VINHOS DA BEIRA INTERIOR
A Beira Interior é uma zona de castelos e fortificações ou não estivéssemos “paredes meias” com Espanha. A defesa da região foi sempre uma das preocupações dos povos que a habitaram, por isso são inúmeros os vestígios e monumentos de carácter bélico na região. Destes destacam-se a torre de Centum Cellas construída pelos romanos, provavelmente para armazenar alimentos, e Almeida, vila defendida por fortificações construídas no século XVII. O cultivo…
LOGO BI
Vinhos da Beira Interior, DOC, Rotas
  Uma das grandes injustiças que se cometem no nosso país vinícola é o esquecimento a que se remetem algumas regiões que até produzem vinhos de extraordinária qualidade. No caso da Beira Interior, é difícil para a região sobressair mais um pouco dentro da bipolaridade que é considerar-se Douro e Alentejo na hora de escolher um vinho, e esquecer outras regiões. Nada mais errado. Nos últimos anos além da duplicação do…
Rota dos Vinhos Verdes
ROTAS DOS VINHOS – VINHOS VERDES
  Esta região vitivinícola ocupa a parte noroeste do território nacional e fica, na quase totalidade, entre os rios Minho e Douro. Apresenta uma paisagem e clima muito peculiares: zona de colinas e vales, com solos maioritariamente de origem granítica, tem verões frescos e invernos amenos. A humidade é elevada, resultado de uma precipitação significativa que se verifica uma boa parte do ano, bem como dos ventos que sopram do…
ROTAS DOS VINHOS – RIBATEJO – Vinhos do Tejo (clique na imagem para mais detalhes)
ROTAS DOS VINHOS – RIBATEJO – Vinhos do Tejo
Situado no centro de Portugal, o Ribatejo, com uma vasta superfície agrícola utilizada, de 258.000 hectares, cerca de 7% da nacional e com uma área florestal de 160.000 hectares, perto de 17% da nacional, possui inegáveis condições naturais para o desenvolvimento das atividades agrícolas, florestais e pecuárias. A presença da arte vitícola no Ribatejo não é recente: já D.Afonso Henriques se referia aos vinhos da região, no foral de Santarém…
Douro e Porto
ROTAS DOS VINHOS – Douro e Porto
Galeria (clique nas fotos para ampliar) AS ROTAS (clique nos links assinalados para obter mais informação) POR ONDE PODE PASSAR ROTA 1 ROTA 2 ROTA 3 Armamar Alijó Figueira de Castelo Rodrigo Galafura Favaios Freixo de Espada à Cinta Lamego Murça Pinhão Mesão Frio Pinhão Torre de Moncorvo Peso da Régua – Poirares São João da Pesqueira Vila Flor Peso da Régua – Vilarinho de Freires Tabuaço Vila Nova de…
ROTA DOS VINHOS DO DÃO
ROTAS DOS VINHOS – DÃO
Nestas terras protegidas por algumas das serras mais bonitas de Portugal, o cultivo da vinha tem uma tradição secular. Os rios que atravessam a região, inclusivamente aquele que lhe dá nome, correm entre o verde dos campos onde predominam pinheiros, castanheiros e carvalhos. As habitações de granito e xisto são coloridas pela vegetação campestre de urzes e giestas. O património da região é vastíssimo e testemunha os períodos de ocupação…
Beira Interior
ROTAS DOS VINHOS – BEIRA INTERIOR
A Beira Interior é uma zona de castelos e fortificações ou não estivéssemos “paredes meias” com Espanha. A defesa da região foi sempre uma das preocupações dos povos que a habitaram, por isso são inúmeros os vestígios e monumentos de carácter bélico na região. Destes destacam-se a torre de Centum Cellas construída pelos romanos, provavelmente para armazenar alimentos, e Almeida, vila defendida por fortificações construídas no século XVII. (clique nas…