Rotas

Antigos lagares romanos são uma preciosidade na zona de Pinhel2
Antigos lagares romanos são uma preciosidade na zona de Pinhel
Antigos lagares romanos são uma preciosidade na zona de Pinhel Antigos lagares romanos são uma preciosidade na zona de Pinhel, mais concretamente situados na Aldeia de Freixedas. Os romanos deixaram no nosso território um legado e espólio valiosíssimos. Deixaram inclusivamente dados sobre terroir: o clima, os solos, as castas e muito mais. Destes dados que ficaram registados por escrito, serviram-se os monges de Císter que cá se instalaram. Antigos lagares…
Vinhos com Denominação de Origem Tejo da Sub Região de Almeirim
Vinhos com Denominação de Origem Tejo da Sub Região de Almeirim
Vinhos com Denominação de Origem Tejo da Sub Região de Almeirim A região de vinhos do Tejo tem nos vinhos com Denominação de Origem Tejo da Sub Região de Almeirim o seu maior potencial. Será porventura a zona de Portugal com maior capacidade de produzir em quantidade sem perder qualidade ! As produções aqui podem atingir as 20 toneladas por hectar e uma densidade de 4000 a 4500 pés. Os…
Vinhas do Pico um Património Mundial e Histórico da UNESCO
Vinhas do Pico um Património Mundial e Histórico da UNESCO
Vinhas do Pico um Património Mundial e Histórico da UNESCO Porque são as Vinhas do Pico um Património Mundial e Histórico da UNESCO ? No mínimo, este esplendor paisagístico existe desde a sua ocupação por volta do Século XV. O plantio de vinha durante os Descobrimentos, era uma prática corrente, especialmente por ordem da Igreja, que necessitava de vinho para as suas homilias. A Cidade da Madalena foi eleita para no…
logo c compostela
Casa de Compostela – Vinho Verde em Famalicão
Mais de meio século marca a história deste importante produtor de vinho verde, inserido na sub-região do Ave! A área total de vinha completa perto de 40 hectares, assente em solo sílico-argiloso, beneficiando de um clima Atlântico de interior. Em região de elevada pluviosidade é relativamente seca. Beneficiando uma excelente exposição ao sol, predominam as castas recomendadas e autorizadas para esta área – Alvarinho, Arinto, Sauvignon, Loureiro, Pedernã, Trajadura e…
hp-5
Vinhos do Algarve – Denominação de Origem Portimão
Há numerosas referências comprovativas da tradição e importância da vinha no Algarve. Durante a ocupação muçulmana, os árabes não só cultivavam a vinha como exportavam o vinho produzido. Após a reconquista, os cristãos aproveitaram e incrementaram a organização económica deixada por este povo. O relato anónimo de um dos cruzados que participou na conquista de Silves aos mouros, em 1189, referencia a existência de uma povoação na foz do rio…
Denominação de Origem Controlada Óbidos
Denominação de Origem Controlada Óbidos – Vinhos de Lisboa
Das abas da Serra de Montejunto, para Noroeste, na direcção de e até Óbidos, estende-se uma numerosa sucessão de colinas e outeiros, cobertos por uma “manta de retalhos” onde a vinha assume posição dominante. É neste cenário que se desenvolve a zona vitivinícola de Óbidos, onde a dominância da vinha é francamente notória a partir do início do século XX. A sua presença é contudo referenciada desde os tempos da…
logo-igp-codru
Vinhos da Moldávia – IGP Codru
A Região de Codru fica situada na zona central da Moldávia, ocupando perto de 52500 hectares de vinhedos. Um terreno fragmentado entre vales, pequenos montes e pequenos rios. 25% do território é ocupado por carvalhos e florestas de tílias. Estes fatores influenciam o micro-clima da região que se caracteriza por grande amplitude térmica anual, oscilando entre invernos muito rigorosos, a verões moderadamente quentes. Os solos são predimonantemente argilosos. Todos estes…