Rotas

hp-5
Vinhos do Algarve – Denominação de Origem Portimão
Há numerosas referências comprovativas da tradição e importância da vinha no Algarve. Durante a ocupação muçulmana, os árabes não só cultivavam a vinha como exportavam o vinho produzido. Após a reconquista, os cristãos aproveitaram e incrementaram a organização económica deixada por este povo. O relato anónimo de um dos cruzados que participou na conquista de Silves aos mouros, em 1189, referencia a existência de uma povoação na foz do rio…
Denominação de Origem Controlada Óbidos
Denominação de Origem Controlada Óbidos – Vinhos de Lisboa
Das abas da Serra de Montejunto, para Noroeste, na direcção de e até Óbidos, estende-se uma numerosa sucessão de colinas e outeiros, cobertos por uma “manta de retalhos” onde a vinha assume posição dominante. É neste cenário que se desenvolve a zona vitivinícola de Óbidos, onde a dominância da vinha é francamente notória a partir do início do século XX. A sua presença é contudo referenciada desde os tempos da…
logo-igp-codru
Vinhos da Moldávia – IGP Codru
A Região de Codru fica situada na zona central da Moldávia, ocupando perto de 52500 hectares de vinhedos. Um terreno fragmentado entre vales, pequenos montes e pequenos rios. 25% do território é ocupado por carvalhos e florestas de tílias. Estes fatores influenciam o micro-clima da região que se caracteriza por grande amplitude térmica anual, oscilando entre invernos muito rigorosos, a verões moderadamente quentes. Os solos são predimonantemente argilosos. Todos estes…
praia-fluvial-2
Sugestão para Piquenique Em Praia Fluvial
Tempo bom em Portugal, bons vinhos, boa comida e um local aprazível! A novíssima Praia Fluvial de Monsaraz, com mais de 120m de areal e a Barragem do Alqueva como pano de fundo convida-o! A ementa são petiscos simples de preparar e levar consigo; de comer à mão, exceto as saladas. Os vinhos sugeridos esta semana são da CARMIM. Bons e baratos. Peixinhos da Horta Ingredientes: Feijão Verde – 500…
capa-sr-castelo-rodrigo
Vinhos da Sub-Região de Castelo Rodrigo
Enquadramento A região de vinhos da Beira Interior é constituída por 3 sub-regiões. Vamos falar da singular zona de Castelo Rodrigo! Área Geográfica Os concelhos de Almeida (freguesias de Almeida, Castelo Bom, Junça, Malpartida e Naves) e Figueira de Castelo Rodrigo (excepto a freguesia de Escalhão). No sopé da Serra da Marofa, entre os vales dos rios Côa e Águeda, que desaguam no Internacional e vizinho Rio Douro, situa-se Figueira…
Sub-região de Valpaços
VINHOS DE TRÁS-OS-MONTES – Sub-região de Valpaços
Valpaços Aspeto do Museu A sub-região de Valpaços localiza-se no centro do coração da Terra Quente Transmontana. Amplamente reconhecida pela produção de vinhos que remontam a tempos romanos, tal presença está intrinsecamente marcada nas rochas o maior número de lagares cavados na rocha até hoje identificados. Nesta Sub-Região, os solos apresentam diferenças significativas, ocorrendo uma maior incidência de manchas de xisto, existindo muitas zonas de transição com solos graníticos, a…
big_home_quintas_02a
ALTO DOURO VINHATEIRO – Caracterização da Região Demarcada do Douro
Delimitações A Região Demarcada do Douro situa-se no nordeste de Portugal, na bacia hidrográfica do Douro, abrangendo uma área total de 250 000 hectares, sendo 45 000 hectares de vinhas que se estendem pelo rio Douro e nos respetivos afluentes, desde a serra do Marão e Montemuro até Barca de Alva na fronteira com a Espanha, a leste. A norte e a sul a região é delimitada por cotas entre os 500 e os…
CGS1
VINHOS DE TRÁS-OS-MONTES – Sub-região de Chaves
Uma zona histórica! É das mais remotas, menos faladas mas das mais interessantes zonas vinícolas de Portugal! Os vinhos aqui produzidos poderão ser Regionais Transmontanos ou Designação: DOP Sub-Região “Chaves”. Desde tempos imemoriais, o cultivo da vinha para produção de vinhos remonta a épocas pré-romanas, arte esta que se aperfeiçoou com os romanos, os quais desenvolveram estudos sem que na altura se pronunciasse a palavra terroir. Têm castas únicas, videiras…
qta avelar 1
O VINHO DE BUCELAS DOC
  O VINHO DE BUCELAS DOC A fama do vinho de Bucelas é bastante antiga, julgando-se que a cultura da vinha foi introduzida na região pelos romanos. Influência do Marquês O Marquês de Pombal interessou-se muito pelo vinho de Bucelas e diz-se que com a finalidade de valorizar a cultura da vinha, importou algumas castas do Reno alguns autores, pelo contrário, afirmam que as castas do Reno são originários de…
ROTA DOS VINHOS DO ALENTEJO (clique na imagem)
ROTAS DOS VINHOS – ALENTEJO
ROTA 1 (clique nas imagens para ampliar) ROTA 2 (clique nas imagens para ampliar) ROTA 3 (clique nas imagens para ampliar) OS ROTEIROS DA ROTA POR ONDE PODE PASSAR ROTA 1 ROTA 2 ROTA 3       ·             Alter do Chão ·             Arraiolos ·             Alvito       ·             Avis ·             Borba ·             Beja       ·             Castelo de Vide ·             Estremoz  ·             Cuba       ·            …