Outros Sabores

Bacalhau, Um Sabor Português – Enquadramento Marítimo
Bacalhau, Um Sabor Português – Enquadramento Marítimo
Introdução Aqui apresentamos um enquadramento sobre aquilo que foi e ainda é apesar de em menor escala, a Epopeia portuguesa secular da captura de bacalhau! Enquadramento Portugal é um país europeu atlântico, com uma posição geográfica que favoreceu uma expansão marítima que é fundamental na constituição da identidade nacional. A singularidade portuguesa, face a outros países marítimos europeus, não se cinge apenas à nossa posição geográfica e às relações com os…
logo-lampreia
Sabores de Portugal – Lampreia
Não fosse este um país de amantes, muitas vezes “loucos” pela gastronomia: a lampreia é um dos pitéus que levam mais pessoas a abandonar o conforto do lar para ir comer aquele prato, naquele restaurante, naquela região. O aspecto é de um animal pré-histórico – e parece estar comprovado que assim é – ou de um filme de terror série B, mas isso não interessa nada. De norte a sul,…
Míscaros Colheita
Sabores de Portugal – Míscaros; Tricholoma equestre ou Tricholoma flavovirens
Tricholoma equestre ou Tricholoma flavovirens, vulgarmente designado míscaro ou míscaro-amarelo, é um cogumelo bastante consumido e apreciado, am especial nas zonas das Beiras. Alerta Por favor pede-se aos leitores que desconheçam e dado as implicações de segurança. que adquiram míscaros em locais apropriados e conhecedores. Alguns cogumelos são comestíveis, mas o melhor é arriscar apenas a apanha quando for acompanhado por técnicos certificados. Existem sub-espécies venenosas e eventualmente mortais, como…
Capa casta baga
Castas Tintas – Baga
Apesar de caprichosa, a casta Baga é responsável pelos melhores vinhos da Bairrada, revelando-se igualmente importante nas Beiras e Dão, e, embora menos determinante, em Lisboa e Tejo. A introdução da Baga na Bairrada dá-se em consequência do oídio, sendo esta casta resistente ao fungo. Casta tinta autóctone, é cultivada em todo o país devido à sua versatilidade, com especial incidência na DOC Bairrada; adaptando-se a todos os tipos de…
logo caldo verde
Sabores de Portugal – Caldo Verde
O Caldo Verde começou por ser, há coisa de quinhentos ou seiscentos anos atrás, uma sopa do norte de Portugal, muito apreciada junto da classe mais desfavorecida, que à época era praticamente toda a gente. Hoje, nacionalizou-se, e virou sopa de todo o lado e transversal a estatutos. De qualquer forma, devemos ao Minho a sua existência, mais concretamente a Valença – apesar de haver uma pequena variação na Beira-Alta,…
Vitela de Lafões 4
Sabores de Portugal – Vitela de Lafões IGP
Área de produção A área de produção da Vitela de Lafões IGP – cerca de 778 km2 – engloba a totalidade dos concelhos de Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul e Vouzela e parte dos concelhos de Castro Daire, Sever do Vouga e Viseu. História A Vitela de Lafões IGP é produzida inteiramente por empresas familiares na região de Lafões. Desde os tempos antigos, a população local vive da…
logo consoada
Bacalhau – Um Sabor Português – Porquê na Consoada ? Melhores vinhos para o Bacalhau !
Na ceia de Natal portuguesa é tradição comer bacalhau. De onde veio a tradição? Os pioneiros na descoberta do bacalhau foram os vikings, pois este peixe era abundante no mar em que navegavam. A falta de sal na época fazia com que se limitassem a secar este peixe ao ar livre, até endurecer, para depois ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos. Foi nas costas de…