Outros Sabores

leitao-da-bairrada-9
Sabores de Portugal – Leitão da Bairrada
Vinhos e Sabores Falar de sabores nacionais é falar também de harmonização dos vinhos com a gastronomia. Portugal tem inúmeros sabores e paladares endógenos, logo, diversas formas de combinarmos vinhos e gastronomia. O Prato Leitão assado à Bairrada é um dos pratos regionais mais conhecidos e apreciados da região da Bairrada, em Portugal. Deixamos aqui uma receita, sabendo de antemão que existem diversas nuances. Receita Ingredientes 1 leitão com cerca…
capa-hpo
Ha prova em Oeiras 2017 – 5ª Edição
O “Há Prova em Oeiras – Gastronomia e Vinhos” regressou aos jardins e ao Palácio do Marquês de Pombal. WORKSHOP DE CARVING CREW NO ARRANQUE Em que o Edil do Concelho decidiu também tentar aprender. A 5ª edição deste evento enogastronómico teve lugar nos dias 5, 6 e 7 de maio de 2017. WORKSHOP COM O PROF. VIRGÍLIO LOUREIRO Subordinado ao tema dos vinhos de Bucelas e Colares na Capela…
1431427204_0
Sabores de Portugal – Achigã
Vinhos e Sabores Falar de sabores nacionais é falar também de harmonização dos vinhos com a gastronomia. Portugal tem inúmeros sabores e paladares endógenos, logo, diversas formas de combinarmos vinhos e gastronomia. Para bem ilustrar gastronomicamente os Achigãs, trazemos uns sumptuosos Achigãs Assados no Forno com Batatas, receita de autoria do Chef António Nobre, do Hotel da Cartuxa em Évora. Ingredientes 1 kg de achigãs 1 kg de batatas 2…
461998
Sabores de Portugal – Favas
Vinhos e Sabores Falar de sabores nacionais é falar também de harmonização dos vinhos com a gastronomia. Portugal tem inúmeros sabores e paladares endógenos, logo, diversas formas de combinarmos vinhos e gastronomia. Para bem ilustrar gastronómicamente as favas, trago um queiroseano arroz de favas! “E pousou sobre a mesa uma travessa a transbordar de arroz com favas. Que desconsolo! Jacinto, em Paris, sempre abominara favas! … Tentou todavia uma garfada…
capa-qvm
VINHOS DE TRÁS-OS-MONTES – Sub-região de Valpaços
Valpaços Aspeto do Museu A sub-região de Valpaços localiza-se no centro do coração da Terra Quente Transmontana. Amplamente reconhecida pela produção de vinhos que remontam a tempos romanos, tal presença está intrinsecamente marcada nas rochas o maior número de lagares cavados na rocha até hoje identificados. Nesta Sub-Região, os solos apresentam diferenças significativas, ocorrendo uma maior incidência de manchas de xisto, existindo muitas zonas de transição com solos graníticos, a…
Muxama de Atum
Sabores de Portugal – Muxama de Atum
Vinhos e Sabores Falar de sabores nacionais é falar também de harmonização dos vinhos com a gastronomia. Portugal tem inúmeros sabores e paladares endógenos, logo, diversas formas de combinarmos vinhos e gastronomia. Para esta rúbrica trazemos hoje um sofisticado prato de Gaspacho de alface com muxama de atum, do Chefe Kiko Martins Ingredientes 1 alface Flor de sal q.b. Pimenta preta q.b. 1 colher de café de óleo de sésamo 3…
produtos-transmontanos
SUGESTÃO DE FIM-DE-SEMANA COM GASTRONOMIA TRANSMONTANA
Quatro dias para desfrutar! Mais um fim-de-semana prolongado, para quem opta por fazer uma “ponte”! Com Gastronomia Transmontana O Clube de Vinhos Portugueses reservou para si uma sugestão com a ímpar Gastronomia Transmontana da zona de Mesão Frio, para a qual selecionámos 3 opções possíveis de vinhos para alinhar numa refeição completa onde certamente irá poder juntar família e amigos. Três opções de vinhos! A primeira opção será com vinhos…
vinhosrm
VINHOS DO ALENTEJO: Sub-Região de Reguengos
Área Geográfica Os concelhos de Reguengos de Monsaraz, Évora (parte da freguesia de São Vicente do Pigeiro) e Redondo (parte da freguesia de Montoito). O Terroir É a maior e uma das mais prestigiadas sub-regiões do Alentejo, assente em terrenos pobres e pedregosos, repleta de afloramentos rochosos que marcam de forma dramática a paisagem de Reguengos. Solos e Clima Os solos xistosos e o clima profundamente continental, com Invernos muito…
Cherovia
Sabores de Portugal – Cherovia
Vinhos e Sabores Falar de sabores nacionais é falar também de harmonização dos vinhos com a gastronomia. Portugal tem inúmeros sabores e paladares endógenos, logo, diversas formas de combinarmos vinhos e gastronomia. Para este apontamento trazemos um prato simples de Cherovia Frita, que pode ser por exemplo uma entrada. Ingredientes 1 cherovia; 1 ovo; 1 chávena de farinha; sal; azeite para fritar. Confecção Corta-se a cherovia em talhadas finas e…
capa-pel-2017
Peixe Em Lisboa (10ª edição) – 2017
A repetir ! Decorreu na semana passada a 10ª edição do Peixe em Lisboa. Novidades a salientar foram duas. A primeira foi o novíssimo espaço mais amplo, espaçoso e sem encontrões que proporcionou o Pavilhão Carlos Lopes, além de eliminar problemas de acessibilidades. Pavilhão Carlos Lopes – Um edifício icónico ! Espaço amplo A segunda foi o facto da Câmara de Lisboa, cada vez mais se envolver na Região de…