Outros Sabores

Borrego da Beira IGP 4
Sabores de Portugal – Borrego da Beira IGP, como harmonizar com vinhos ?
Borrego da Beira IGP As raças Churra Mondegueira e Churra do Campo ou Marialveira têm origem no Ovis Aries Studery, uma raça antiga a partir do qual derivaram as raças leiteiras portuguesas. Harmonização Sendo o Borrego da Beira IGP exclusivamente alimentado a leite materno, tem uma carne mais delicada e ligeiramente adocicada, sem influência de ervas de pasto. Requer normalmente vinho tinto suave e de taninos redondos, ou branco estruturado…
Crocante de amendoa com ganache de chocolate e morangos
Chefe Hernâni Ermida Prepara – Crocante de amêndoa com ganache de chocolate e morangos
Para esta semana sugerimos ao Chef Hernâni Ermida o vinho Castelo Rodrigo Licoroso. Por sua vez, o Chef Hernâni Ermida preparou-nos Crocante de amêndoa com ganache de chocolate e morangos. Ingredientes Crocante 150g de miolo de amêndoa moída 5 claras 50g de Maizena 150g de açúcar em pó 50g de açúcar 1 pitada de sal Papel vegetal Ganache 300g de chocolate em barra 2 dl de natas 90g de manteiga amolecida…
logo caldo verde
Sabores de Portugal – Caldo Verde
O Caldo Verde começou por ser, há coisa de quinhentos ou seiscentos anos atrás, uma sopa do norte de Portugal, muito apreciada junto da classe mais desfavorecida, que à época era praticamente toda a gente. Hoje, nacionalizou-se, e virou sopa de todo o lado e transversal a estatutos. De qualquer forma, devemos ao Minho a sua existência, mais concretamente a Valença – apesar de haver uma pequena variação na Beira-Alta,…
frutos
Sabores de Portugal – Funcho dos Açores
O Funcho é a espécie botânica Foenniculum vulgare Miller. Receita Sopa de Funcho São Miguel – Vila da Povoação / Variante Ilha do Faial Vinhos Recomendados Sopa de Funcho São Miguel – Vila da Povoação É uma planta herbácea vivaz, espontânea nos Açores, de folhas muito recortadas de cor verde glauco e bolbo duro, pequeno. Utiliza-se principalmente a rama embora as sementes também se usem, sobretudo para aromatizar queijos e…
_mg_5406
Bacalhau – Um Sabor Português – Processamento do Bacalhau Salgado Seco – 1
1 – Sangria, evisceração, descabeçamento, escala e lavagem A evolução tecnológica a bordo dos barcos de pesca, aliada ao maior conhecimento dos movimentos migratórios do bacalhau, da natureza e profundidade dos fundos marinhos. Existe, pois, a possibilidade de avaliar e monitorizar a temperatura e salinidade das águas, levou a que os métodos de pesca se fossem modificando ao longo dos tempos. Receita Bacalhau à Gomes de Sá Chefe Vítor Sobral…
octopus-vulgaris
Sabores de Portugal – Polvo
POLVO-VULGAR (Octopus vulgaris) Espécie bentónica. Vive em fundos rochosos de águas tropicais, subtropicais e temperadas, entre os 60 a 100m de profundidade. Polvo assado com coentros e alho Chefe José Avillez   Polvo assado com coentros e alho   Vinhos Recomendados Caça durante a noite e de dia encontra-se, normalmente, em esconderijos (covas ou tocas). Os polvos possuem oito braços, ao contrário das lulas e sépias, que, além dos oito…
imgnewfoundland24
Bacalhau – Um Sabor Português: O declínio entre os Séculos XVIII e XIX
Entre Ingleses e Franceses na Terra Nova Iniciada a ruína no domínio da pesca na ‘rota do bacalhau’ pelos portugueses e bascos, as frotas inglesas e francesas, cujos estados competiam ferozmente pelo domínio dos territórios da Terra Nova, expandem-se e tomam o controlo, assumindo a disputa do mercado do bacalhau até às primeiras décadas do século XX. Bacalhau à João do Porto Chefe Hélio Loureiro Ingedientes 4 lombos de bacalhau…