Açorda alentejana


Ingredientes: 1 molho de coentros (ou um molho pequeno de poejos ou uma mistura das duas ervas), 2 a 4 dentes de alho, 1 colher (sopa) bem cheia de sal grosso, 4 colheres (sopa) de azeite, 1 litro de água a ferver, 400 g de pão caseiro (duro), 4 ovos

Preparação: Cortam-se os coentros e os dentes de alho em pedaços pequenos. Colocam-se numa terrina grande, juntamente com o sal. Rega-se com o azeite e escalda-se com água a ferver, onde previamente se escalfaram os ovos (de onde se retiraram).

Introduz-se então no caldo o pão cortado em fatias. Os ovos são colocados no prato ou sobre as sopas na terrina, conforme o gosto.

————————————————————————————————————————-
Caldo de Peixe da Ribeira


Ingredientes: Peixe da Ribeira, 3 cebolas, 4 dentes de alho, 1,5 dl de azeite, 3 tomates, 1 pimento verde, 1 ramo de hortelã, 1 ramo de poejos, sal q.b.

Preparação: Cortam-se as cebolas às rodelas e o pimento às tiras. Pelam-se e picam-se os tomates. Em seguida, dispõem-se, num tacho, às camadas, o peixe, as cebolas, os alhos, o tomate e o pimento. Tempera-se de sal e juntam-se os ramos de cheiros. Rega-se com o azeite e cobre-se de água. Vai ao lume até estar bem cozido. Serve-se acompanhado com fatias de pão molhadas no caldo.

————————————————————————————————————————-
Calducho
Ingredientes: 2 postas de bacalhau demolhado, 3 dentes de alho, 2 cebolas, 1,5 dl de azeite, 2 folhas de louro, 1 raminho de poejos, 500 gr de batatas, sal q.b., 2 ovos, 4 fatias de pão duro

Preparação: Leve 1,2 lt de água ao lume. Depois de ferver, introduza o bacalhau e coza durante 5 minutos. Escorra, retire a pele e as espinhas e desfaça em lascas. Reserve o caldo. Pique os alhos e as cebolas muito finamente e frite no azeite quente.

Junte as folhas de louro partidas e o raminho de poejos. Regue com o caldo do bacalhau e deixe levanter fervura.Entretanto, descasque as batatas e corte aos pedaços pequenos. Junte à sopa, tempere com sal e coza durante 15 minutos. Envolva o bacalhau, os ovos batidos e coza por mais 5 minutos. Corte o pão aos pedaços e coloque numa tigela. Regue com a sopa, decore com um raminho fresco de poejos e sirva de imediato.

————————————————————————————————————————-

Feijão com Couve
Ingredientes: Feijão catarino, couve lombarda, azeite, alho, louro, sal.

Preparação: Coze-se o feijão, miga-se a couve miúdinha, junta-se um pouco de azeite, o alho, o louro e o sal. Pode ser servido como sopa ou então com pão caseiro cortado às fatias.

————————————————————————————————————————-

Gaspacho à Alentejana


Ingredientes: 200 g de pão, 9 dl de água, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de vinagre, 2 tomates médios, 1/2 pepino, 1 pimento verde, 1/2 colher de café de oregãos, sal e pimenta q.b.

Preparação: Corte os ingredientes em cubos pequenos. Deite-os na terrina onde vai servir o gaspacho. Junte o azeite, vinagre, sal e pimenta. Deite por cima a água gelada. Prove de sal e corrija os temperos, acrescentando mais vinagre, se desejar. Por fim misture o pão que deve ser preferencialmente de véspera e cortado em cubos pequenos.

————————————————————————————————————————-

Sopa de Beldroegas


Ingredientes: 2 ou 3 molhos de beldroegas, 1 kg de batatas, 4 cabeças de alho, 2 queijos broncos, 4 ovos, 1,5 dl de azeite, Sal q.b.

Preparação: Arranjam-se as beldroegas, utilizando só as folhas e escaldam-se para tirar o ácido. Arranjam-se as cabeças dos alhos, que deverão ser inteiras, retirando somente as películas exteriores. Num tacho coloca-se o azeite e fritam-se ligeiramente os alhos. De seguida, juntam-se as beldroegas, que deverão refogar ligeiramente.

Deita-se água suficiente para a sopa, e o queijo, partido aos quartos, deixando ferver um pouco. Juntam-se as batatas, cortadas às rodelas grossas. Quando estiverem quase cozidas escalfam-se os ovos. O sal deste prato deve ser bem doseado, porque normalmente o queijo branco de cabra tem muito sal. Serve-se esta sopa com pão às fatias, num prato fundo.

Numa travessa apresentam-se as beldroegas, as cabeças de alhos, o queijo e os ovos.

————————————————————————————————————————-

Sopas de Tomate


Ingredientes: Azeite, 1 cebola media, 3 tomates médios sem pele e sem grainhas, 1 raminho de poejos, 1 ramo de oreganos, 1 pimento verde, 4 batatas médias cortadas às rodelas grossas, 4 postas de peixe (cação, corvina ou robalo), um pão alentejano cortado às fatias.

Preparação: Faz-se um refogado com o azeite, a cebola e o pimento. Quando a cebola estiver branca adiciona-se o tomate, os poejos, os oregãos e deixa-se apurar durante +/- 15 minutos mexendo de vez em quando.Junta-se 1,5 litros de àgua e deixa-se levantar fervura. Quando a àgua ferver junta-se-lhe as batatas e o peixe.

Quando as batatas estiverem cozidas serve-se imediatamente, colocando algumas fatias de pão num prato fundo e colocando-se as batatas e uma posta de peixe juntamente com bastante caldo para ensopar o pão.

————————————————————————————————————————-

Carne de Porco à Alentejana


Ingredientes: 750 gr de carne de porco limpa, Sal e pimenta q.b., 1 colher de chá de colorau, 2 dl de vinho branco, 3 dentes de alho, 2 folhas de louro, 100 gr de banha, 1 kg de amêijoas ou berbigão, 1 limão, 100 gr de pickles, 1 raminho de coentros

Preparação: Corte a carne em cubinhos e tempere com sal, pimenta, colorau, vinho branco, os dentes de alho esmagados e o louro. Mexa bem e deixe repousar durante cerca de 2 horas. Escorra bem a carne, reservando o molho. Aqueça bem a banha numa frigideira e frite a carne, mexendo de vez em quando, até ficar lourinha.

Junte o molho da marinada, deixe ferver durante 1 minuto e junte as amêijoas. Vá mexendo e assim que as amêijoas estiverem abertas, junte os coentros picados.

Misture bem e sirva de imediato, polvilhado com os pickles cortados bem pequeninos e decorado com o limão.

Vinho recomendado: Vila dos Gamas Tinto 2010

————————————————————————————————————————-

 Javali Assado


Ingredientes: Lombo de javali, alho, sal, louro, salsa, pimenta, cebola, vinho branco, toucinho, azeite, banha.

Preparação: Esfrega-se o lombo com alhos pisados e sal. Coloca-se num alguidar e tempera-se com os restantes ingredientes deixando ficar de um dia para o outro na marinada.

Depois enxuga-se o lombo de porco num pano, põe-se numa assadeira cobrindo-o com as tiras de toucinho e ata-se com um fio. Deita-se a banha, o azeite e leva-se ao forno. Vira-se de vez em quando até ganhar cor.

Cobre-se com o molho da marinada e deixa-se cozinhar. Serve-se acompanhado de batatas fritas aos cubos.

Vinho recomendado: Alfaraz Reserva Tinto 2006

————————————————————————————————————————-

Borrego à Alentejana com Abóbora


Ingredientes: 1,5 kg de borrego, 100 gr de toucinho entremeado, 2 cebolas, 1 ramo de salsa, sal, pimenta branca e pimentão doce q.b., 60 gr de banha, 4 dentes de alho, 2,5 dl de vinho branco, 1,5 kg de abóbora

Preparação: Comece por fazer uma massa com os alhos esmagados com um pouco de sal, junte a banha e o pimentão moído (se não conseguir arranjar pimentão moído, substitua por colorau). Barre o borrego com esta massa, deixando-o assim durante uma hora.

Ligue o forno à temperatura de 180º C.Findo o tempo de marinar o borrego e introduza-o no forno e deixe assar, regando de vez em quando com 2 dl de vinho branco, para não queimar no fundo assim como com o próprio molho do assado.O tempo de cozedura não deverá ser inferior a uma hora, mas depende da rijeza da carne.
Sirva o borrego inteiro ou cortado aos bocados, decore com salsa e acompanhe com a abóbora.

Acompanhamento de Abóbora: Descasque a abóbora limpe-a e corte-a em fatias de 1 centimetro de espessura.Num alguidar introduza as fatias de abóbora e tempere com sal, e um pouco de pimentão moído ou colorau.
Descasque as cebolas e corte-as em rodelas finas, corte o toucinho também em fatias finas.Numa assadeira de forno, coloque no fundo uma camada de cebola, a seguir umas fatias de toucinho, depois uma camada de fatias de abóbora, e sempre assim até acabar, sendo a última camada de abóbora.

Regue com 1/2 dl de vinho branco e um pouco da gordura do assado de borrego (se não tiver gordura do assado, utilize um pouco de azeite) e leve a assar ao forno durante 40 minutos. Sirva na própria assadeira.

Vinho recomendado: Herdade do Pinheiro Tinto 2008

————————————————————————————————————————-

Ensopado de Borrego com Arroz Amarelo
Ingredientes: 1Kg de carne de borrego, sal q.b., ½ dl de azeite, 1 Cebola, 3 Dentes de alho, 1 Folha de louro, 2 Cravinhos, Colorau e noz-moscada q.b. ; Para o arroz: 1 Chávena de arroz, 1 Chávena de água quente, 1 Chávena de caldo do ensopado, 1 colher (café) de açafrão

Preparação: Corte a carne em pedaços, tempere-os com os alhos e sal e deixe assim uma horas. Num tacho, leve ao lume o azeite e a cebola picada e, quando alourar, junte a carne, o louro, colorau, noz-moscada e os cravinhos e deixe refogar um pouco; junte então a água necessária para cozer a carne e para ficar com caldo para arroz; deixe apurar, sem cozer demasiado e sirva depois com o arroz.

Preparação do arroz: Seque o açafrão em forno pouco quente (já apagado), depois pise-o, dissolva-o na água quente e passe depois por um passador. Num tacho, leve ao lume o arroz com o caldo do ensopado e a água do açafrão e deixe cozer.

Vinho recomendado:Barrancôa Tinto 2010

————————————————————————————————————————-
Borrego à Camponesa


Ingredientes: 1,5 kg de borrego, azeite, 1 folha de louro, 5 dentes de alho, 1 colher de chá de colorau, 1 limão, 1 molho de coentros, sal, pimenta e piripiri.

Preparação: Corta-se o borrego e tempera-se com sal pisado, dentes de alho e louro. Leva-se ao lume um tacho com azeite necessário para fritar. Logo que esteja bem quente, frita-se o borrego até alourar. Adiciona-se água e deixa-se cozer com o tacho tapado. Tempera-se com o colorau, a pimenta e o piripiri. Pouco antes de servir misturam-se os coentros picados e o sumo de limão.Serve-se com esparregado.

Vinho recomendado: Conventual Reserva Tinto 2009

————————————————————————————————————————-

Carne da Matança


Ingredientes: entrecosto, alhos, sal, louro, massa de pimentão, banha

Preparação: Corta-se o entrecosto aos bocados e tempera-se com os alhos pisados, sal, louro, massa de pimentos e vinho branco. Deixa-se a carne a marinar durante três a quatro dias, dando voltas e adicionando vinho branco q.b.

Passados estes dias frita-se a carne na banha. Depois de frita, guarda-se em assado de barro, juntamente com a gordura resultante da fritura. A carne deve ficar totalmente coberta com a gordura. Serve-se aquecendo na propria gordura.

Vinho recomendado: Montes Claros Tinto 2009

————————————————————————————————————————-

Cozido de Grão à Alentejana


Ingredientes: 250 g de grão, 100 g de cenouras, 250 g de batatas, 250 g de feijão verde, 1 fatia de abóbora menina, 300 g de carne de borrego, 100 g de toucinho, 1 chouriço (linguiça), 1 farinheira branca, 1 farinheira de sangue, 200 g de pão caseiro, sal, hortelã

Preparação: Põe-se de molho o grão em água de um dia para o outro. Coze-se o grão na panela de pressão. Depois, noutra panela, põe-se as carnes e os enchidos a cozer, mais ou menos 1 hora. Depois das carnes estarem cozidas, tira-se um pouco de água das carnes onde vão cozer as batatas cortadas aos quartos, a cenoura, o feijão verde e a abóbora menina e junta-se o grão e um pouco de água do grão.

Põe-se a hortelã para dar gosto.À parte, corta-se as carnes e servem-se numa travessa. Corta-se o pão caseiro às fatias e põe-se numa terrina a hortelã e o caldo por cima. Servir juntamente com as carnes.

Vinho recomendado: Vila dos Gamas Trincadeira Tinto 2009

————————————————————————————————————————-
Ensopado de Borrego


Ingredientes: 1,200 kg de carne de borrego, 2 cebolas médias, 4 dl de vinho branco, 1 colher de sopa de margarina, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, pimenta q.b., 3 tomates maduros, 0,5 kg de batatas, pão e sal q.b.

Preparação: Corta-se a carne em bocados, tempera-se com com sal, vinho branco, alhos picados, louro e pimenta. Aguarde pelo menos uma hora. Leve ao lume as cebolas picadas, o óleo e a margarina. Quando a cebola ficar transparente adicione o borrego escorrido. Cozinhe uns minutos com o tacho destapado.

Quando a carne começar a secar adicione o tomate pelado e cortado aos pedacinhos e a marinada. Tape o tacho e mantenha-o em fervura até a carne estar macia. Se achar necessário acrescente um pouco de água a ferver.

Apure o molho e rectifique os temperos. Dentro de uma travessa funda disponha o pão cortado às fatias. Cubra com o borrego e o molho. Polvilhe com salsa picada. Acompanhe com as batatinhas cozidas.

Vinho recomendado: ACR Reserva Tinto 2009

————————————————————————————————————————-
Favas Estufadas


Ingredientes: 2 colheres (sopa) de banha), 1 chouriço, 200 gr de toucinho fumado, 2 cebolas, 3 dentes de alho, 1 kg de favas descascadas, 1 raminho de coentros, 1 raminho de hortelã, sal e pimenta

Preparação: Coloque a banha num tachinho e leve a lume brando até derreter. Adicione o chouriço e o toucinho inteiros e deixe fritar, virando-os para que alourem de ambos os lados. Pique a cebola e os alhos. Junte-os ao refogado e regue com cerca de 3 dl de água quente. Envolva as favas e polvilhe com os coentros e a hortelã picados.

Tempere com sal e pimenta e cozinhe durante cerca de 25 minutos. Retire as carnes e corte-as aos pedaços. Volte a juntar ao caldo apenas para aquecerem. Transfira para um recipiente de barro e leve à mesa, enquanto quente.

Vinho recomendado: Fado Reserva Tinto 2008

————————————————————————————————————————-
Perdizes à Moda do Alentejo


Ingredientes: 2 perdizes, 200 g de toucinho defumado, 200 g de cenouras picadas em tiras, 200 g de cebolas picadinhas, 5 dentes de alho, 1 ramo de salsa, 1 raminho de manjerona, 2 colheres (de sopa) de margarina, 1 copo de vinho do Porto, piripiri, vinho branco de boa qualidade, para cobrir as perdizes, um fio de azeite, sal a gosto

Preparação: Põem-se as perdizes a marinar por duas horas. Entretanto, corta-se o toucinho em cubinhos, para serem fritos e, na sua banha, põe-se a cebola para alourar. Quando começar a alourar, deitam-se as perdizes nesse molho para fritarem até ficarem douradas. Nessa altura, juntam-se as cenouras e o vinho branco, até cobrir as perdizes.

Deixa-se ferver, com a panela destapada, até evaporar o vinho e formar-se um molho espesso, ponto em que junta-se o vinho do Porto, até ferver. Retificam-se os temperos e retira-se do fogo. Sirva as suas perdizes à moda do Alentejo com batatas fritas em cubinhos e um repolho refogado.

Vinho recomendado: Vale Barqueiros Reserva Tintos 2008

————————————————————————————————————————-
Perna de Porco com Poejos
Ingredientes: 1 kg de perna de porco, 5 dentes de alho, 1 raminho de poejos, sal e pimenta, 2 colheres (sopa) de banha, 1 dl de azeite, 1 alface, 1 raminho de coentros

Preparação: Descasque os alhos e coloque-os num almofariz juntamente com os poejos. Esmague muito bem. Tempere a carne com sal e pimenta e barre com a pasta de alho. Transfira para um tabuleiro, junte a banha e regue com o azeite. Leve ao forno durante cerca de 50 minutos, à temperatura de 200ºC.

Ocasionalmente, vá regando com o molho para que o assado não fique muito seco.Separe as folhas de alface e lave muito bem. Coloque-as numa travessa e disponha a carne cortada às fatias por cima regue com o molho e sirva decorada com um raminho de coentros e de poejos frescos.

Acompanhamento: Arroz branco: leve ao lume cerca de 4 dl de água temperada com sal. Quando ferver, adicione 200 gr de arroz e um raminho de salsa. Coza em lume brando durante cerca de 12 minutos.

Vinho recomendado: Couteiro Mor Colheita Selecionada Tinto 2009

————————————————————————————————————————-

Caldeirada de Peixe do Rio


Ingredientes: 1 lampreia, 1 sável, 1 enguia, 1 muge, 1 safio, 1 picão, 3 carpas, poejos, hortelã da ribeira, folhas de cebola, tomate, azeite, alho, pão, água.

Preparação: Corta-se o peixe em pedaços pequenos, juntam-se todos os temperos, água até tapar o peixe e põe-se a cozer. Espera-se 15 minutos, prova-se de sal e serve-se numa terrina com pão duro cortado às fatias.

Vinho recomendado: Pato Frio Antão Vaz Branco 2011

————————————————————————————————————————-
Ensopado de Enguias


Ingredientes: Enguias, sal, cebola, alho, pimento verde, pimento vermelho, folha de louro, vinho, colorau, farinha, pão, azeite, água.

Preparação: Tira-se a pele e a tripa e cortam-se as enguias aos bocados pequenos. Temperam-se com sal. Faz-se um refogado de cebola, alho, pimentos aos bocados e folhas de louro. Tapa-se o tacho e deixa-se ficar durante 10 minutos em lume brando. Adiciona-se um copo de vinho e as enguias.Num recipiente meio copo à parte, junta-se um bocadinho de colorau, farinha, meio copo de vinho, de frita-se o pão água, mistura-se bem e junta-se ao preparado anterior. Deixa-se apurar. À parte àpreparado por s tiras, em azeite. Coloca-se de seguida no fundo de uma travessa e verte-se o cima.

Vinho recomendado: Pato Frio Selecção Branco 2011

————————————————————————————————————————-
Lampreia
Ingredientes: 1 lampreia, 1 ramo de salsa, 1 ramo de coentros, 1 folha de louro, 3 folhas de alho, 2 dentes de alho, 2 cebolas médias, noz moscada, pimenta em grão, 2 copos de vinho tinto, 2 colheres de banha, 3 colheres de azeite, sal.

Preparação: Em primeiro lugar tira-se a pele e a tripa à lampreia, corta-se para dentro de um recipiente onde vai ser cozinhado, para se aproveitar o sangue. Em seguida picam-se todos os ingredientes e juntam-se à lampreia. Adiciona-se depois o azeite, a banha, o vinho e o sal. A lampreia coze assim, lentamente, em recipiente tapado até ficar apurada e com um molho grossinho.

————————————————————————————————————————-
Bacalhau Albardado


Ingredientes: 200 g de bacalhau, 550 g de farinha (aprox.), 10 g de fermento de padeiro, azeite

Preparação: Lava-se o bacalhau muito bem e põe-se de molho durante 6 horas em cerca de 6,5 dl de água. Depois faz-se em lascas. Desfaz-se o fermento na água que serviu para demolha o bacalhau. Junta-se a farinha a pouco e pouco, batendo-a de modo a obter uma massa homogénea. Rectifica-se o sal.

Cobre-se primeiro com um pano e depois com um cobertor e deixa-se levedar (fintar) em local temperado durante cerca de 3 horas. A massa está finta quando toda ela apresentar umas pequenas bolhas. Aquece-se bem o azeite e com uma colher grande frita-se a massa ás colheres, introduzindo uma ou duas lascas de bacalhau em cada colher de massa. Escorrem-se os «pastéis» sobre papel pardo e servem-se acompanhados com salada de alface ou de agriões.

Vinho recomendado: Barrancôa Branco 2010

————————————————————————————————————————-

Cação Cozido


Ingredientes: Azeite, cação, 3 cebolas grandes, 1 ramo de coentros, farinha, sal, 1 ramo de salsa, tomate, vinagre

Preparação: Limpe o tomate de peles e grainhas e corte-o aos bocados para dentro de um tacho. Junte a cebola em rodelas finas, as postas de cação, o ramo de cheiros, o sal, o vinagre e o azeite. Deite a farinha e mexa com as mãos, de maneira a ficar tudo envolvido. Deite água bem quente até cobrir o peixe, tape e leve a lume brando até cozer. Rectifique os temperos e sirva de seguida sobre fatias de pão alentejano bem duro. Sirva com um bom vinho branco alentejano.

Nota: Pode também colocar batata às rodelas. Não faz parte da receita original, mas fica muito bem. Enquanto estiver a cozer, evite mexer com a colher para não desfazer o peixe, é preferível agitar ligeiramente o tacho.

Vinho recomendado: Gáudio Verdelho Branco 2011

————————————————————————————————————————-
Ensopado de Safio
Ingredientes: 4 dentes de alho, 1,5 dl de azeite, 1 cubo de caldo de peixe, 2 cebolas grandes, 1 colher de café de molho inglês, pimenta, 1kg de safio, sal, 1 ramo de salsa, 1 lata de tomate, 1,5 dl de vinho branco

Preparação: Amanhe o peixe, lavando-o em seguida com água corrente. Corte-o em postas ou pedaços mais ou menos grandes. Reserve. Num tacho de barro (opcional, mas aconselhável) coloque uma cebola cortada em rodelas e dois dentes de alho cortados em fatias finas. Aloure um pouco e junte metade do tomate em pedaços e metade da salsa picada. Coloque por cima o peixe e tempere com sal e pimenta. Por cima do peixe ponha mais uma cebola em rodelas finas, o restante alho em fatias, a restante salsa picada e o restante tomate em pedaços.

Regue com o vinho onde desfez o caldo de carne e a que juntou o molho inglês. Rectifique os temperos. Deixe cozer tapado, em lume brando, durante 45 minutos, agitando o tacho de vez em quando. Corte o pão saloio (ou alentejano) em fatias e frite-o em óleo a ferver até dourar. Pode torrá-lo apenas se não desejar que fique tão gorduroso. Sirva o ensopado com o pão por cima.

Vinho recomendado: Vale Barqueiros Reserva Branco 2011

————————————————————————————————————————-

Amêijoas à Pescador


Ingredientes: 2 kg de amêijoas, sal e pimenta, 2 cebolas, 3 dentes de alho, 1 dl de azeite, 3 tomates maduros, 1 raminho de salsa

Preparação: Coloque as amêijoas num recipiente e cubra-as com água salgada. Deixe-as ficar assim durante cerca de 4 horas, para libertarem a sujidade. De seguida, escorra-as e passe-as por água corrente fria. Reserve.Corte as cebolas às rodelas, pise os alhos e refogue tudo no azeite.

Junte o tomate limpo de sementes cortado aos pedaços. Acrescente as amêijoas e tempere com sal e pimenta. Tape o tacho e deixe cozinhar até as conchas abrirem. Retire as conchas e o molho do tacho e transfira-os para uma travessa. Decore com raminhos de salsa. Depois de transferir as amêijoas para uma travessa, regue-as com o sumo de meio limão.

Vinho recomendado: Couteiro Mor Branco Colheita Selecionada 2011

————————————————————————————————————————-

Berbigões à Alentejana


Ingredientes: 1,5 kg. de berbigões, 0,5 dl. de azeite, 2 dentes de alho, 1 molho de coentros, 1 colher de sobremesa de colorau, 1 bom tomate maduro, pimenta

Preparação: Lave os berbigões e meta-os em água com sal, durante duas a três horas, para perderem a areia. Deite numa frigideira o azeite. À parte, deve já ter os alhos e os coentros picados separadamente. Leve o azeite ao lume e junte um pouco de alho picado. Logo que comece a estalar, junte alguns berbigões e tape a frigideira com uma tampa. Deixe-os abrir, polvilhe com coentros picados e retire-os, depois, com uma escumadeira.

Vinho recomendado: Montes Claros Branco 2011

————————————————————————————————————————-

Pitéu de Enguias


Ingredientes: Enguias, azeite, 2 cebolas, 2 dentes de alho, 1 ramo de salsa, 1 folha de louro, 1 copo de vinho branco, sal, pimenta preta, 1 copo de água, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de vinagre, pão.

Preparação: Faça um refogado com 2 cebolas picadas, 2 dentes de alho picados, 1 ramo de salsa e 1 folha de louro. Quando a cebola estiver a alourar deite um copo de vinho branco. Depois das enguias limpas parta-as aos bocados e deite-as no refogado. Tempere com sal e pimenta preta. Junte um copo de água e deixe apurar. Quase no final dissolva 2 colheres de sopa de farinha de trigo e 2 colheres de sopa de vinagre e junte ao caldo para engrossar. Sirva com fatias de pão torrado.

Vinho recomendado: Conventual Reserva Branco 2011

————————————————————————————————————————-

Migas Gatas


Ingredientes: uma cabeça de alho, uma posta de bacalhau, pão caseiro (duro), Sal q.b., azeite

Preparação: Coza a posta de bacalhau depois de previamente demolhada. Enquanto isso descasque o alho e pique-o, corte o pão em pequenas fatias, muito finas.Coloque o pão já cortado numa tigela grande ou numa terrina, desfie o bacalhau e coloque em cima do pão, assim como alho já picado, o sal (a gosto) e o azeite, despois regue tudo com a água do bacalhau ainda a ferver. Com a colher de pau, envolva tudo muito bem, para que o pão fique bem ensopado.

Vinho recomendado: Alfaraz Reserva Branco 2011

————————————————————————————————————————-

Orelha de porco de coentrada


Ingredientes: Orelha de porco, azeite, vinagre, sal, alhos, coentros, água

Preparação: A orelha é cozida com água e sal. Escorre-se a água, corta-se a orelha aos bocados e tempera-se com alhos, azeite, coentros e vinagre.

Vinho recomendado:

————————————————————————————————————————-

Pézinhos de porco de Coentrada


Ingredientes: 1 kg de pézinhos, 1 cebola, 3 colheres de sopa de Azeite, 5 dentes de alho, 1 raminho de coentros, 1 folha de louro, 2 colheres de sopa de farinha, sal e vinagre

Preparação: Cozem-se os pézinhos na panela de pressão durante 30 minutos. Num tacho, põe-se a cebola picadinha, os alhos pisados com coentros, louro e sal. Em seguida, leva-se tudo ao lume até alourar. No refogado, põe-se a farinha e um pouco de água até engrossar. Tempera-se a gosto e mistura-se os pézinhos e o vinagre, deixando ferver.

Vinho recomendado: Herdade Paço do Conde Tinto 2008

————————————————————————————————————————-

Boleima Alentejana


Ingredientes: 500 g de farinha, 200 g de açúcar amarelo, 3 ovos inteiros, 2 dl de azeite ou óleo, 2 dl de leite c/ café ou só leite ou só café, raspa de limão, 1 colher de café de fermento em pó

Preparação: Mistura-se tudo muito bem, depois bate-se com a mão de modo a envolver, e fazer uma massa homogénea e compacta. Unta-se previamente um tabuleiro com óleo ou azeite, e deita-se a massa. Seguidamente com as costas de uma faca como que vincando, dá-se uns golpes na massa superficialmente não profundos.

Primeiro efectua-se o corte ao alto; depois o corte atravessado.Em seguida, espalha-se por cima açúcar amarelo e canela de modo a cobrir a superfície da massa no total.E vai ao forno quente, cerca de 40 minutos mais ou menos, até estar alourado, para melhor verificação da cozedura da massa espetasse-lhe um palito e se este sair seco está pronto para sair do forno.

————————————————————————————————————————-
Bolo de Amêndoa do Convento da Vidigueira


Ingredientes: 450 g de miolo de amêndoa, 500 g de açúcar, 12 gemas, 6 claras, 100 g de farinha, 1 colher de café de canela, açúcar para polvilhar

Preparação: Bate-se bem o açúcar com as gemas e as claras. Junta-se a amêndoa pelada e passada pela máquina, a canela e a farinha. Bate-se novamente e leva-se ao forno a cozer em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Depois de cozido e frio, corta-se em fatias, que se polvilham com açúcar.

————————————————————————————————————————-
Bolo Podre
Ingredientes: 6 ovos, 2,5 dl de mel, 2,5 dl de azeite, 250 g de açúcar, 1/2 colher de sopa de canela, 350 g de farinha, 1 colher de chá de fermento em pó, 1 limão, azeite ou banha q.b.

Preparação: Deitam-se numa tigela o mel, o azeite, o açúcar e a raspa da casca de limão e batem-se até se obter um preparado esbranquiçado. Em seguida junta-se a canela e as gemas uma a uma, batendo bem entre cada adição. Entretanto, tem-se as claras batidas em castelo bem firme, que se juntam ao preparado anterior, alternando com a farinha previamente peneirada com o fermento.

Deita-se a massa numa forma grande untada com banha ou com azeite e leva-se a cozer em forno moderado. Durante os primeiros 20 minutos de cozedura, convém tapar o bolo com um papel pardo untado com banha. Este bolo tem que ser muito batido.

————————————————————————————————————————-
Bolo Rançoso


Ingredientes: 400 g de açúcar, 2,5 dl de água, 250 g de doce de gila, 500 g de amêndoa, 12 gemas + 2 claras, 1 colher de sopa de farinha.

Preparação: Leva ao lume o açúcar com a água e deixe ferver até obter o ponto de pasta. Retire do lume. Junte a amêndoa, que são peladas e passadas pela máquina, e a gila e vai ao lume. Deixe ferver um pouco. Depois junte as gemas, previamente envolvidas, e vá mexendo sempre. Em seguida, depois de tudo bem envolvido, retire do lume e deite a farinha, mexendo até ter a farinha bem envolvida. Unte uma forma redonda com manteiga, forre com papel vegetal e unte novamente com manteiga e polvilhe com farinha. Depois leve ao forno cerca de 45 minutos.

————————————————————————————————————————-
Filhós Enroladas


Ingredientes: 6 ovos, 1 colher de sopa de banha, 1 colher de sopa de manteiga, 1 dl de aguardente, 1 colher de sopa de açúcar, farinha, 1 kg de açúcar para calda

Preparação: Batem-se muito bem os ovos com a banha, a manteiga, a aguardente e a colher de açúcar. Em seguida começa a juntar-se, a farinha e a amassar até se obter uma massa elástica e que se estenda bem. Deixa-se descansar um pouco. Põe-se o azeite ao lume.Estende-se a massa da qual se cortam umas tiras com cerca de 7 cm x 20 cm. Pega-se com a mão numa das extremidades da tira de massa e segura-se a outra extremidade com um garfo comprido. Introduz-se o garfo com a ponta da massa no azeite a ferver e vai-se deixando cair e enrolando. Deixam-se fritar as filhós até estarem louras e passam-se depois por açúcar.

————————————————————————————————————————-
Sericaia


Ingredientes: 15 gemas de ovos, 15 claras de ovos, 600 gr de açúcar, 1 lt de leite, 150 gr de farinha sem fermento, 1 pau de canela, 1 casca de limão, canela moída q.b.

Preparação: Bater as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Dissolva à parte 150 gr de farinha com o leite previamente fervido com o pau de canela e a casca de limão, junte ao leite o creme de gemas e açúcar mexendo sempre e bem. Leve ao lume brando a engrossar mexendo para não pegar, deixe engrossar até ver o fundo do tacho.

Bata as claras em castelo juntando-as ao preparado acima referido com cuidado; deixe esfriar um pouco.Num prato de barro deite o doce em porções desencontradas, polvilhe com canela em pó, leva a cozer em forno muito quente. Observações: Ao cozer o doce deverá abrir gretas. É delicioso e poderá enriquecê-lo se o acompanhar com ameixas de Elvas.

————————————————————————————————————————-

Toucinho do céu


Ingredientes: 650 gr de açúcar, 500 gr de amêndoas peladas, 1 colher de chá de canela, 11 claras de ovos, 1 pitada de cravinho da índia, 4 colheres de sopa farinha, 16 gemas de ovos

Preparação: Bata o açúcar, as gemas, as claras, o cravinho e a canela, e quando a massa fizer castelinho, ou seja, quando ao levantar um pouco de massa ela ficar moldada, junte a amêndoa ralada e a farinha. Depois de bater bem deite a massa numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve a forno brando. Depois de cozido desenforme e raspe a farinha. Corte em fatias e passe por calda de açúcar em ponto fraco (pasta) e depois por açúcar e canela.

————————————————————————————————————————-
Pão de Rala


Ingredientes: 500 gr de açúcar, 3 dl de água, 500 gr de amêndoa, 250 gr de doce de gila, farinha q.b., 250 gr de fios de ovos, 24 gemas de ovos, raspa de 1 limão, meia chávena de ovos moles

Preparação: Leve o açúcar e a água ao lume, e quando obtiver o ponto de fio junte a amêndoa pelada e raspada. Mantenha em lume brando até obter uma massa espessa, e junte, já fora do lume, as gemas e a raspa da casca de limão. Leve novamente a lume brando, e retire do lume quando obtiver o ponto estrada. Deixe arrefecer e estenda em forma de rodela, com um rolo e um pouco de farinha, sobre um fundo amovível. No centro disponha, em monte e em camadas sucessivas, os fios de ovos e a chila, previamente incorporada nos ovos moles. Cubra, puxando a massa e dê-lhe o feitio de broa. Unte um tabuleiro, polvilhe com farinha e coloque nele o pão de rala, para o levar a cozer em forno médio. Tire-o do tabuleiro apenas quando estiver completamente frio.

————————————————————————————————————————-
Bolo do Fundo do Alguidar
Ingredientes: 500 g de açúcar, 3 ovos, 1 colher de chá de fermento em pó, raspa da casca de 1 ou 2 limões (conforme o tamanho), 125 g de torresmos (ou de banha), 1 cálice de aguardente, 1 kg de massa de pão, açúcar e canela para polvilhar, banha

Preparação: Numa tigela batem-se os ovos com o açúcar, o fermento, a raspa da casca dos limões, a aguardente e os torresmos (ou a banha). No fundo de um alguidar de barro (daqui o nome deste bolo) encontra-se a massa de pão, à qual se junta o preparado anterior. Mistura-se tudo muito bem. Num tabuleiro bem untado com banha deita-se a massa. polvilha-se abundantemente com açúcar e canela e leva-se a cozer em forno bem quente.