Turismo

Fernão Pires
Fazendas de Almeirim: berço do Fernão “Pirão”, um original vinho popular
  Adaptação de apresentação dos Professores do ISA Malfeito Ferreira e Professor Virgílio Loureiro Decorrente do Simpósio Vitivinícola de Almeirim realizado em 2015 este foi dos assuntos que mais me suscitou interesse, o qual constitui uma revisitação à história e a passados não muito remotos que nos permite entender a importância da casta Fernão Pires ou Fernão “Pirão” como designam os Professores Malfeito Ferreira e Virgílio Loureiro, do Instituto Superior de…
fa8
Bacalhau – Um Sabor Português – Porque chamamos Fiel Amigo ?
Diz-se que fomos o primeiro povo a introduzir este peixe que é hoje universalmente conhecido, na nossa alimentação. Diz-se também que português que é português não dispensa um bom prato de bacalhau preparado com os melhores ingredientes e são dezenas as combinações que a nossa gastronomia oferece, agradando a todos os gostos. Receita Chutney de Bacalhau Prato de Macau Chutney de Bacalhau – Versão de Impressão Vinhos Recomendados   Os…
Caracterização da Região Demarcada do Douro
Alto Douro Vinhateiro – Caracterização da Região Demarcada do Douro
Delimitações A Região Demarcada do Douro situa-se no nordeste de Portugal, na bacia hidrográfica do Douro, abrangendo uma área total de 250 000 hectares, sendo 45 000 hectares de vinhas que se estendem pelo rio Douro e nos respetivos afluentes, desde a serra do Marão e Montemuro até Barca de Alva na fronteira com a Espanha, a leste. A norte e a sul a região é delimitada por cotas entre os 500 e os…
vdm-vidigueira-9
Vinhos da Sub-Região da Vidigueira – Denominação de Origem Alentejo
A Sub-Região da Vidigueira A falha da Vidigueira, um acidente natural que marca a divisão entre o Alto e o Baixo Alentejo, determina a razão de ser da Vidigueira, a sub-região mais a Sul do Alentejo. As escarpas de orientação Este-Oeste, com cerca de 50 quilómetros de comprimento, condicionam o clima da Vidigueira, convertendo-a, apesar da localização tão a Sul, numa das sub-regiões com o clima mais temperado do Alentejo.…
Logo castelao
Castas Tintas – Castelão
Casta tinta autóctone, é cultivada em diversas regiões do país devido à sua versatilidade, com especial incidência nas áreas das IGP Lisboa, Tejo, Península de Setúbal e Alentejano. Variando com o clima e solos, os vinhos obtidos possuem tons granada e um aroma intenso frutado, são geralmente macios com algum acídulo, equilibrados e persistentes, apresentando boa aptidão para envelhecimento em madeira. A Castelão é uma das castas mais cultivadas no…
butelo 4
Sabores de Portugal – Butelo de Vinhais IGP
Outras designações Bucho de Vinhais ou Chouriço de Ossos de Vinhais IGP História A história do Butelo de Vinhais IGP está intimamente ligada à importância que a criação de suínos na região assumiu desde tempos imemoriais, de que são testemunho as inúmeras estátuas e monólitos evocativas dessa criação espalhados por toda a região, bem como os muitos registros escritos em arquivos municipais relativas à tributação de suínos e de produtos…
aaa
Balanço da 1ª Workshop de Iniciação à Prova de Vinhos no Celeiro Popular
O espaço foi pequeno para acolher tantos interessados na 1ª Workshop de Iniciação à Prova de Vinhos, que se realizou no Celeiro Popular em Sintra. Levaram-se à prova 4 regiões: Vinhos Verdes, Douro, Dão e Alentejo. Os Vinhos Provados Durante a apresentação, os participantes tiveram o ensejo de provar vinhos de estilos diferentes, saindo pois com uma experiência na qual sentiram o pulsar do saber ancestral de produção de vinhos…