Turismo

big_home_quintas_02a
ALTO DOURO VINHATEIRO – Caracterização da Região Demarcada do Douro
Delimitações A Região Demarcada do Douro situa-se no nordeste de Portugal, na bacia hidrográfica do Douro, abrangendo uma área total de 250 000 hectares, sendo 45 000 hectares de vinhas que se estendem pelo rio Douro e nos respetivos afluentes, desde a serra do Marão e Montemuro até Barca de Alva na fronteira com a Espanha, a leste. A norte e a sul a região é delimitada por cotas entre os 500 e os…
arinto
Castas Brancas – Arinto
ARINTO OU PEDERNÃ Uma das castas portuguesas mais antigas e de grande tradição, especialmente na região de Bucelas. A Arinto é uma casta muito versátil, por isso é cultivada em quase todas as regiões vinícolas. Edafo-climatologia Encontra-se difundida na maioria das regiões vitivinícolas, uma vez que uma das suas características é a capacidade de adaptação a diferentes terrenos e climas. A Arinto, que na região dos Vinhos Verdes é conhecida…
muxama-de-atum-7
Sabores de Portugal – Muxama de Atum
Vinhos e Sabores Falar de sabores nacionais é falar também de harmonização dos vinhos com a gastronomia. Portugal tem inúmeros sabores e paladares endógenos, logo, diversas formas de combinarmos vinhos e gastronomia. Para esta rúbrica trazemos hoje um sofisticado prato de Gaspacho de alface com muxama de atum, do Chefe Kiko Martins Ingredientes 1 alface Flor de sal q.b. Pimenta preta q.b. 1 colher de café de óleo de sésamo 3…
barriga-de-porco-caramelizada-com-laranja
Chef Hernâni Ermida prepara
Esta semana sugerimos ao Chef Hernâni Ermida um Gamito Alicante Bouschet Tinto 2013, para o qual foi preparada Barriga de porco caramelizada com laranja. Receita Ingredientes 1kg de barriga de porco com osso e couro 1 raminho de tomilho 3 hastes de aipo 5 cravinhos 5 grãos de zimbro Sal 3 c.s de azeite 3 dl de sumo de laranja natural 2 c.s de açúcar Preparação Ponha a carne a demolhar…
lourinhaa
Aguardentes Vínicas – Denominação de Origem Lourinhã
A Denominação de Origem A Lourinhã é a única Denominação de Origem exclusiva para aguardentes em Portugal! A história perde-se nos tempos. Mais de 5 séculos a produzir e a envelhecer aguardentes! Durante mais de 200 anos fortificou os melhores vinhos do Porto e atualmente é utilizada na fortificação do renascido Vinho de Carcavelos! Legislação A região da Lourinhã é, tradicionalmente, produtora de aguardentes vínicas cuja qualidade tem sido reconhecida desde…
produtos-transmontanos
SUGESTÃO DE FIM-DE-SEMANA COM GASTRONOMIA TRANSMONTANA
Quatro dias para desfrutar! Mais um fim-de-semana prolongado, para quem opta por fazer uma “ponte”! Com Gastronomia Transmontana O Clube de Vinhos Portugueses reservou para si uma sugestão com a ímpar Gastronomia Transmontana da zona de Mesão Frio, para a qual selecionámos 3 opções possíveis de vinhos para alinhar numa refeição completa onde certamente irá poder juntar família e amigos. Três opções de vinhos! A primeira opção será com vinhos…
vinhosrm
VINHOS DO ALENTEJO: Sub-Região de Reguengos
Área Geográfica Os concelhos de Reguengos de Monsaraz, Évora (parte da freguesia de São Vicente do Pigeiro) e Redondo (parte da freguesia de Montoito). O Terroir É a maior e uma das mais prestigiadas sub-regiões do Alentejo, assente em terrenos pobres e pedregosos, repleta de afloramentos rochosos que marcam de forma dramática a paisagem de Reguengos. Solos e Clima Os solos xistosos e o clima profundamente continental, com Invernos muito…
sementes-de-cherovia
Sabores de Portugal – Cherovia
Vinhos e Sabores Falar de sabores nacionais é falar também de harmonização dos vinhos com a gastronomia. Portugal tem inúmeros sabores e paladares endógenos, logo, diversas formas de combinarmos vinhos e gastronomia. Para este apontamento trazemos um prato simples de Cherovia Frita, que pode ser por exemplo uma entrada. Ingredientes 1 cherovia; 1 ovo; 1 chávena de farinha; sal; azeite para fritar. Confecção Corta-se a cherovia em talhadas finas e…
gnocchi-de-batata-doce-com-pesto-de-rucula
Chef Hernâni Ermida prepara
Esta semana sugerimos ao Chef Hernâni Ermida um Busto Moscatel Galego Branco 2015, para o qual foi preparado  um prato vegetariano, Gnocchi de batata-doce com Pesto de rucula. Ingredientes 800g de batatas-doces 30g de manteiga 1 pitada de noz-moscada moída 120g de farinha de milho 1 pitada de pimenta acabada de moer Sal Farinha de milho para polvilhar Pesto 100g rúcula 2 dentes de alho picados 30g de amêndoa laminada torrada…
capa-pel-2017
Peixe Em Lisboa (10ª edição) – 2017
A repetir ! Decorreu na semana passada a 10ª edição do Peixe em Lisboa. Novidades a salientar foram duas. A primeira foi o novíssimo espaço mais amplo, espaçoso e sem encontrões que proporcionou o Pavilhão Carlos Lopes, além de eliminar problemas de acessibilidades. Pavilhão Carlos Lopes – Um edifício icónico ! Espaço amplo A segunda foi o facto da Câmara de Lisboa, cada vez mais se envolver na Região de…