Turismo

Celeiros do Douro
As típicas e festivas lagaradas das vindimas
As típicas e festivas lagaradas das vindimas O acontecimento era e ainda constitui uma festa, e de onde resultam as típicas e festivas lagaradas das vindimas !!! Em explorações familiares é um ato de comunhão em que todos participam, tendo como ponto alto a pisa-a-pé das uvas. Trabalho duro e penoso que se ameniza com músicas e cantares populares. Durante as lagaradas, exeto menores de idade, um caneco passa de…
123
O renascer do histórico Vinho de Carcavelos
O renascer do histórico Vinho de Carcavelos Para que pudéssemos assistir e encontrarmos o renascer do histórico Vinho de Carcavelos, muito se deve o trabalho de afinco e resiliência do Município de Oeiras ! A área de plantação de vinha é de 12 hectares, com perto de 2000 pés por hectare e uma produção anual que ronda as 50000 garrafas. Este generoso que estagia no mínimo 10 anos. A vinha está assente em…
vmourem 3
Vinhos Com Denominação de Origem Encostas de Aire
Vinhos Com Denominação de Origem Encostas de Aire Para falar de Vinhos Com Denominação de Origem Encostas de Aire, da Região de Vinhos de Lisboa é recuar aos tempos da Nacionalidade ! História De acordo com registos, antes do Mosteiro existia a Igreja de Santa Maria de Alcobaça ! A partir do qual, os Monges da Ordem de Císter que aí se instalaram, distribuiram coutadas agrícolas para Interior até Tomar e para…
Xisto uma imagem do Alto Douro Vinhateiro
Xisto uma imagem do Alto Douro Vinhateiro
Xisto uma imagem do Alto Douro Vinhateiro Temos no Xisto uma imagem do Alto Douro Vinhateiro, dado que quase toda a região se situa no complexo xisto-grauváquico pré-câmbrico. Como se pode verificar no Mapa do IVDP, o Xisto é a rocha dominante nos solos da região, desde o Cima Corgo, Baixo Corgo até ao Douro Superior. Ou seja, fundamentalmente composto por xisto embora em algumas zonas, nomeadas de transição, sejam de…
cima corgo capa
A paisagem vitivinícola do Cima Corgo
A paisagem vitivinícola do Cima Corgo Há alguns anos atrás, o Alto Douro era uma designação utilizada que englobava o Baixo e Cima Corgo; neste artigo damos destaque sobre a paisagem vitivinícola do Cima Corgo. Origem das delimitações das sub-regiões A separação do Alto Douro do Douro Superior, na zona do Cachão da Valeira, era demarcada naturalmente por um monólito de gratino que existia no rio impedindo a sua navegação.…
Quinta da Barca 4
O Vinho no Concelho de Mesão Frio
O Vinho no Concelho de Mesão Frio História e Cultura Durante a ocupação romana já se cultivava a vinha e se fazia vinho nos vales do Douro. Acontece com O Vinho no Concelho de Mesão Frio. A história da região é simultaneamente fascinante e cruel, desde os tempos imemoriais em que Mesão Frio era sobretudo esforço e violência, que foi amansando e evoluindo. A Paisagem O Vinho no Concelho de Mesão…
Borrego da Beira IGP 4
Sabores de Portugal – Borrego da Beira IGP, como harmonizar com vinhos ?
Borrego da Beira IGP As raças Churra Mondegueira e Churra do Campo ou Marialveira têm origem no Ovis Aries Studery, uma raça antiga a partir do qual derivaram as raças leiteiras portuguesas. Harmonização Sendo o Borrego da Beira IGP exclusivamente alimentado a leite materno, tem uma carne mais delicada e ligeiramente adocicada, sem influência de ervas de pasto. Requer normalmente vinho tinto suave e de taninos redondos, ou branco estruturado…