PATROCÍNIOS

logo1

SOLAR DOS LOENDROS

casal-das-freiras

Eng. José Vidal Fax +351 249 345 591 Tlm +351 919 663 214 Email: casaldasfreiras@netcabo.pt


MAPA DO ROTEIRO

mapa-roteiro

Clique no mapa para ampliar se necessário


O QUE VISITEI
ProdutoresMonumentosRestaurante
Casal das FreirasCastelo de Tomar – TempláriosO Godinho
Solar dos LoendrosConvento de Cristo 

A minha visita a produtores na zona de Tomar, foi conduzida pela competente enóloga, Engª Teresa Nicolau, tendo coincidindo a minha presença com fase de vindimas.
Foram visitados dois produtores: Solar de Loendros e Casal das Freiras. Na primeira vindimava-se Fernão Pires, na segunda Touriga Nacional. Em ambos os casos, uvas em condições impecáveis, plenas de aromas e açúcares. O tempo em ambos os casos, rondava os 30ºC!
A manhã prometeu, e comecei por visitar dois símbolos icónicos da Cidade de Tomar. O Castelo dos Templários e o Convento de Cristo. Não menos importante, daqui parti para ver a Igreja de São João Batista, à volta da qual decorre de quatro em quatro anos a Festa dos Tabuleiros.

castelo-dos-templarios

Clique para ampliar

tomar-logo

convento-de-cristo

Clique para ampliar

igreja-de-sao-joao-baptista

Clique para ampliar


Seguiu-se a visita aos produtores, onde a Engª Teresa Nicolau arquiteta vinhos verdadeiramente de autora.
Uma das técnicas utilizadas é a maceração prolongada dos vinhos brancos sobre borras para uma máxima extração de sabores. Nos tintos, temos igualmente maceração pelicular. Tudo com temperaturas controladas, e no caso dos tintos, diversas remontagens ao longo da fermentação.
Sobre cada produtor, falarei indivualmente mais tarde.


SOLAR DOS LOENDROS

Começamos por visitar o centanário Solar dos Loendros, cujas estruturas físicas existem desde o início do Séc XX, apesar da viticultura se uma prática ancestral por estes lados.

A empresa foi constituída em 1995. Iniciado por Diamantino Ferreira, para quem os vinhos eram um gosto muito pessoal e aqui temos um terroir único: solos franco-argilosos, com boa dose calcária e um clima continental relativamente suave, mas com verões bastante tórridos.

Ao todo são 20 hectares de vinha. Na escolha das castas temos uma mistura entre castas portuguesas e estrangeiras. Nas tintas temos Castelão, Tinta Roriz, Touriga Nacional e Cabernetn Sauvignon. No caso de brancos temos Fernão Pires, Malvasia Fina e Chardonnay. A minha receção concretizou-se pelo Sr. Eng. António Ferreira, filho do fundador da empresa, que fez questão de me mostrar os recantos da casa.

LOJA E SALA DE PROVAS

O grande destaque neste elemento vai para os elementos decorativos, alusivos aos Templários, Ordem de Cristo e Tabuleiros das festas, tudo motivos locais.

Aqui vindimava-se Fernão Pires.


CASAL DAS FREIRAS

dsc06406

A produção vitivinícola também é secular, estando em terras que pertenceram já à Ordem de Cristo, podendo contemplar 180 hectares de propriedade, dos quais 12 hectares de vinha, e hectares a perder de vista de olival, com imensar árvores multicentenárias, algumas delas milenares, que assistiram a imensa história de Portugal!

propriedade
Fui recebido pelo Sr. Engº. José Vidal. continuo a afirmar que nos projetos mais remotos, encontro sempre gente com um incrível conhecimento sobre o assunto, e assim que abrem o livro da sabedoria, é deixar-me andar e ouvir.
As suas vinhas estão implantadas em solos argilo-calcários de declive suave e ondulado com exposição a sul, predominando as castas nacionais.

Vinificadas por métodos tradicionais, estas uvas dão origem a um vinho taninoso, encorpado e aromático.

Aqui vindimava-se Touriga Nacional.

O lagar é uma relíquia, com pisa a pés, cubas argelinas, remetendo-nos para um passado ainda não muito distante.

ESPAÇO DE RECEÇÃO A VISITANTES

 Inclui um antigo Lagar de Azeites, com velha mó e prensa.

RESTAURANTE O GODINHO

É uma casa de pasto remodelada, familiar, com decoração simples mas acolhedora, apresenta uma carta de vinhos generosa.

13335691_654881811325540_7099425594705773572_n

Na cozinha, os vegetais frescos bem confecionados, acompanham o excelente peixe, oriundo do atlantico norte, exposto na peixaria em anexo, a carne, porco ou vaca, grelhada no carvão, também de qualidade, fazem deste espaço, local obrigatório por todos aqueles que gostam de cozinha tradicional simples, de sabores naturais e verdadeiramente genuínos.  

13335566_654881781325543_8764186344245820057_n

O preço, para a qualidade apresentada é justo, e o vinho escolhido, mesmo se for de qualidade superior, é equilibrado e o coeficiente é de aproximadamente 3, sobre o respetivo preço de compra. Destaque aqui para os vinhos locais que constam da carta. Os produtores visitados têm cá os seus vinhos em bom destaque, quer o Solar dos Loendros, quer o Casal das Freiras.