Rua Professor Mota Pinto, Aptd. 3, Reguengos Monsaraz, Évora Telefone: 266 508 200

Rua Professor Mota Pinto, Aptd. 3, Reguengos Monsaraz, Évora
Telefone: 266 508 200



Contrariando um pouco o destino e condições menos favoráveis, especialmente de água numa zona com apenas cerca de 600mm de pluviosidade, a CARMIM é um caso meteórico de sucesso.

O edifício original, de 1971

O edifício original, de 1971

Fundada no início dos anos 70, a CARMIM tem vindo paulatinamente a construir uma estrutura e edifício capazes de responder aos mais elevados padrões de qualidade dos vinhos, muito acima da média na zona de Reguengos.

(clique nas imgens para ampliar)

Especialmente após a minha visita, excelentemente pelo seu enólogo, Engº Rui Veladas, fiquei absolutamente descansado pelos processos que me foram explicados.

Enólogo, Engº Ruii Veladas. Ex-aluno do Prof. Virgílio Loureiro e Malfeito Ferreira, no ISA

Enólogo, Engº Ruii Veladas. Ex-aluno do Prof. Virgílio Loureiro e Malfeito Ferreira, no ISA

Apesar do sistema cooperativo, a matéria-prima é abolutamente controlada e acompanhada por uma vasta equipa enológica e de técnicos que dão todo o apoio aos associados.

carmim12
Atualmente gerem-se perto de 3500 hectares, conduzindo a uma produção média de perto de 20 milhões de litros, numa densidade máxima de 3000 pés / hectare.

carmim11
Ao percorrer terrenos fartos de vinha na zona de Reguengos, facilmente se vislumbra grande variedade de solos, vertentes de relevo, ideais para obtenção de vinhos complexos.

(clique nas imgens para ampliar)

O clima é seco, do tipo Mediterrânico, um conjunto de solos amorfo, deste argilosos puros no caminho da Cooperativa até São Pedro do Corval, graníticos e xistosos em zonas perto da Vila de Monsaraz. Temos de tudo um pouco, o que se perfila até para enorme variedade de castas entre nacionais e estrangeiras.

(clique nas imgens para ampliar)

DADOS EDAFOCLIMÁTICOS MÉDIOS

O clima é quente e temperado em Reguengos de Monsaraz. Existe muito mais pluviosidade no inverno do que no verão. A classificação do clima é Csa segundo a Köppen e Geiger. Em Reguengos de Monsaraz a temperatura média é 16.5 °C. 569 mm é a pluviosidade média anual. Agosto é o mês mais seco com 3 mm. O mês de maior precipitação é Novembro, com uma média de 77 mm. Julho é o mês mais quente do ano com uma temperatura média de 24.4 °C. 9.6 °C é a temperatura média de Janeiro. Durante o ano é a temperatura mais baixa. 74 mm é a diferença de precipitação entre o mês mais seco e o mês mais chuvoso. Durante o ano as temperaturas médias variam 14.8 °C.

O centro de vinificação é do mais moderno e completo que existe no país!

(clique nas imgens para ampliar)

Capacidade para mais de 1,5 toneladas/dia; ao entrar deparo-me com 8 prensas pneumáticas no edifício mais novo. São ao todo 8 tegões de receção de uva durante as vindimas. Tudo condizente com Reguengos de Monsaraz, Cidade Europeia do Vinho 2015, bem impulsionada pelo Edil local, Dr. José Calixto.

(clique nas imgens para ampliar)

A LOJA DE VENDA AO PÚBLICO

(clique nas imgens para ampliar)

ALGUM PORTEFÓLIO

(clique nas garrafas para ampliar)

De destacar aqui também a produção de azeites de fina qualidade; pode-se dizer que se intercalam vinhas e olivais por estes lados.
Tudo muito bem e muito bom. Merece visita.